Pular para o conteúdo principal

Grafite no Morro do Dendê homenageia os chefões do TCP

Como é de costume em comunidades dominadas pelo tráfico no Rio de Janeiro, quando morre um chefão, ele é homenageado de diversas formas, principalmente em grafites nos muros da comunidade.

Estava na cara que após a morte de todos os chefões do Complexo do Dendê (TCP) na Ilha do Governador, iriam aparecer homenagens para eles, devido a quantidade de tempo que os Fernandinho e Gil estavam sob liderança da Ilha do Governador.



O grafite retrata a comunidade do Dendê de fundo, abaixo um veículo de Astra Branca, por causa de um funk proibidão antigo que sempre rolou na Ilha.

Agora as siglas são em homenagem ao Lopes (Fernandinho), Gil e Piu, os três principais chefões do Dendê que morrera no mês passado.  Nas camisetas, estão as siglas NT, BZ e MR, para retratar uma homenagem para os antigos traficantes Neto, Bizulai e Marcelo Russo que, sempre são exaltados dentro do Dendê.

Essa quadrilha que iniciou o projeto do Terceiro Comando Puro, antes era apenas Terceiro Comando, devido uma briga com a facção ADA, na primeira união TCA.

Em 2003, a quadrilha do Bizulai conseguiu o controle total do Complexo do Dendê na Ilha do Governador, contra a quadrilha do Noquinha, Gangan e Coroa, na época, chefões do ADA.

Na época, Fernandinho e Gil eram homens de confiança do Bizulai.

O traficante Edson Francisco Alves, o Bizulai, morreu aos 34 anos em janeiro de 2004, durante uma troca de tiros com a policia dentro do Morro do Dendê. Na época, estranhou que o Bizulai estava apenas com um revólver e sem segurança.  Lembrando que em 2004, a guerra sangrenta que aconteceu no Dendê era assunto da mídia, porque deixou vários mortos. O Noquinha e sua quadrilha, atravessa da Vila do Pinheiro no Complexo da Maré, e cada baque eram inúmeros mortos de ambos os lados.

O Bizulai era considerado um dos chefões mais procurados do Rio de Janeiro, e seus sucessores, Fernandinho e Gil, eram apenas gerentes abaixo.

Após 15 anos, o Fernadinho e Gil, até então donos do Dendê, morreram de forma parecida, tentando furar uma blitz feita pelo Choque no primeiro horário da manhã no Morro do Dendê. Para o azar do tráfico, além do número 1 e 2, no carro estavam o número 3, 4 e possivelmente o número 5, que era o Logan, bandido antigo que já liderou a Vila Aliança e diversas bocas em Nova Iguaçu.

Atualmente o principal cabeça do Dendê é o Chapolin, contador do Fernandinho na sua gestão, e um outro nome que sempre esteve na hierarquia, mas no momento esta preso, conhecido como Neves.




Comentários

  1. QUESTÃO DE TEMPO PRO NOQUINHA ASSUMIR PRA ELE É QUESTÃO DE HONRA!!!

    ResponderExcluir
  2. Com Ctz o os PMS armaram p Fernandinho sair da Ilha por conta de operações e os Mesmos que o mataram era os que o escoltavam smp sendo que esses msm PMS estavam com seus empregos em riscos e tramaram o que todos sabem. Se o Lopes fosse preso vivo hj o Batalhão da Ilha era só fechar e fazer de Presídio e os presos seriam os próprios que trabalhão lá dentro.

    ResponderExcluir
  3. Se é o Chapolim que está de frente, ferrou. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. em 2003 12 mortos da tropa do pqbunda nunca mais ele tento atrvessar pro dende tropa da vila aliança tava presente

    ResponderExcluir
  5. Quem não se lembra, quem nunca viu? Um Astra voado, Neto, Fernandinho e Gil... vai deixar saudades em nossos corações, o bonde de Neto foram várias emoções...

    ESTEVOS
    TCP LGP ETERNAMENTE

    ResponderExcluir
  6. Quem não se lembra, quem nunca viu, um Astra voado, Neto, Fernandinho e Gil 🎵🎶🎶

    ResponderExcluir
  7. Essa história toda daria um filme , como nós EUA eles tem o costume de fazerem esses tipos de filmes em fatos reais , pena que no Brasil não se tem essa criatividade e nem recursos para isso

    ResponderExcluir
  8. O Fernandinho quebrou os Altares de baal que existiam no Dendê...não escondia pra ninguém o cristianismo...demostrou que é Homem falho e pecador...porém reconheceu que Jesus Cristo é o Caminho a verdade e a Vida ! Aquele que crê em Cristo ainda que esteja morto Viverá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queimando agora. Ou se é evangélico ou bandido. Oa dois nunca.

      Excluir
    2. Queimando agora. Ou se é evangélico ou bandido. Oa dois nunca.

      Excluir
  9. SÓ FALTOU A HOMENAGEM DO POLICIAL MILITAR BATORÉ DO BONDE DO DENDE Q MORREU JUNTO. AGORA QUE O CARA MORREU TA DE NEUROSI. TINHA Q TER NEUROZI ANTES. AGORA PODE FASENDO HOMENAGEM TAMBEM AI DO DENDE. BATORÉ MERECIA E ERA MAIS DESPOSICAO Q ESSES CUSAO Q TAO AI AGORA TUDO JUNTO AINDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filho, faltou todas as aulas de português na escola?
      porra tu é burro pra caralho!
      escreve tudo errado

      Excluir
  10. Em breve vai vermelha pq a providencia vai puxa poraa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. providência ? kkkkkkkk
      d
      tá de sacanagem né ?!?!
      nego viaja kkk

      Excluir
  11. Baal é meu pau. Kkkkkkk ta parecendo a jezabel kkkkkkkn

    ResponderExcluir
  12. LG "O LOGAN" TBM ERA GERENTE DO FURICA DE PARADA DE LUCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LG significa Leão ( apelido do Guarabu ) e Gil. Não significa Logan

      Excluir
    2. LG significa " Lopes e Gil". Apelidos dos dois. Leão era o apelido do Lopes também. E Hulk era apelido do Gil tb

      Excluir
  13. LG "O LOGAN" TBM ERA GERENTE DO FURICA DE PARADA DE LUCAS

    ResponderExcluir
  14. Esse era um dos poucos que restaram da gestão do furica que era tranquilo não era de esculachar morador de vigario,por isso o olho grande de Tião arrumou atrito com ele,nessa ele subiu pro dendê,só voltou lá uma vez depois que o Alan Delon do Tião foi embora,era muito considerado por morador e alguns crias que trabalhou com ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

CV entrou no miolo do Morro do Campinho e a Diaba Loira foi encontrada Neutralizada em Cascadura

 Ontem os homens do Comando Vermelho entraram de vez no interior do Morro do Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Após um confronto com o restante da contenção do "Da Mata", frente do Campinho, os integrantes do TCP fugiram em direção ao Complexo da Serrinha em Madureira e deixaram o morro vazio. Notícia que chamou mais atenção na última noite foi a queda da traficante "Diaba Loira", conhecida por pular do Comando Vermelho alegando sofrer covardia dos chefes. Foi aceita no Terceiro Comando Puro da Serrinha, se exibindo nas redes sociais se comportando como influencer digital. Ontem o corpo dela foi encontrado na rua no bairro de Cascadura com sinais de perfuração no peito e na cabeça, vestindo roupas de camufladas e com a cabeça raspado, levando a crer que foi capturada pelos rivais. Segundo informações, teria caído numa "tróia" armada pelos integrantes do Complexo da Penha (CV) quando estava saindo do Complexo da Maré e retornando para Serrinha. C...

Comando Vermelho tomou o Campinho do TCP nesta madrugada de quinta-feira

Os criminosos do Comando Vermelho iniciaram o processo de invasão ao Morro do Campinho na zona norte, comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro. Desde o inicio da noite da quarta-feira, iniciou um tiroteio entre os membros do CV contra os rivais do TCP dentro do Morro do Campinho .  O confronto estendeu até a madrugada de quinta-feira (14). Segundo os moradores do Campinho os rivais do CV entraram em grande número no Campinho, liderados pelos criminosos da "Equipe Caos" e homens do Tiriça, homem de guerra do CV e que lidera a criminalidade no Divino e Menezes na Praça Seca. Atualmente os patrocinadores do Fubá e Campinho para os chefes do CV conhecidos como; BX do Corte 8, Tiriça e o Doca , apontado como "frente" de parte do Complexo da Penha (CV) na zona norte e principal "General" de invasões pra facção nas ruas. Por enquanto o TCP da Serrinha está tentando se manter no Campinho com os refugiados do Morro do Fubá na parceria com os Milicianos ...

Membros da Equipe CAOS deram baque no Morro da Primavera em Cavalcante

 Ao anoitecer nesta segunda-feira (19) o confronto iniciou dentro do Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, os criminosos do Comando Vermelho entraram na Primavera (TCP) pra baquear a comunidade, na intenção de enfraquecer os rivais e voltar com armamentos ou artefatos valiosos da boca de fumo, bem como o fechamento da carga. Nas redes sociais os integrantes da "Equipe Caos" , comemoraram esse ataque dentro da Primavera (TCP), mandando recado para os rivais Lacoste, dono do Morro da Serrinha (TCP) e Coelhão, frente do Morro da Fazend a, dentro do Complexo da Serrinha. Entretanto, a hierarquia atual do Morro da Primavera (TCP) não pertence a cúpula da Serrinha. É um grupo separado, liderado pelo Zezito. As lideranças da Serrinha (TCP) e Primavera (TCP) já entraram em conflitos por causa de assaltos na região. Nesta baque, teve participantes do Morro do Urubu (CV) em Pilares e auxilio da conteção do Morro do Juram...

Fotos atualizadas do Macaco Russo ou 2D - Chefão do CV - circulam nas redes sociais

 Circulou na redes social "X", supostas fotos atualizadas de um dos chefões mais longiquos dentro do Complexo do Alemão (CV) na zona norte do Rio de Janeiro, conhecido como 2D ou Macaco Russo. 2D - Foto : Twitter Bau do Rio OFC 2D é procurado pelas autoridades cariocas, apontado como uma das lideranças dentro do Complexo do Alemão (CV) e demais comunidades que a cúpula patrocina pela zona oeste do Rio de Janeiro. Apontado como braço direito do chefão Pezão ou 44, Macaco Russo , como ficou conhecido nos últimos anos, é apontado como homem responsável pelo financeiro das "firmas" que seriam controladas pelo Pezão, que é apontado como número 1 do Comando Vermelho na capital.  O financeiro das comunidades do Complexo do Alemão e Penha , passaria pela contabilidade controlada pelo "Pezão" e subordinados, até seguir para os chefões que estão detidos. Além da forte influência em algumas comunidades do Complexo do Alemão, os homens do Pezão dominam as comunidade...

Casa de chefe do Lacoste da Serrinha tinha túnel de fuga e ostentação de luxo, revelam policiais

 Durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar nesta terça-feira, agentes descobriram que a casa de Wallace de Brito Trindade, o Lacoste, chefe do TCP na Serrinha, tinha uma saída secreta para a mata, planejada como rota de fuga.  O imóvel, que não abrigava o traficante no momento da ação, chamou atenção pelo luxo: piscina com cascata, área de churrasco, geladeiras e freezers, além de bebidas importadas avaliadas em milhares de reais. A ação fez parte da Operação Contenção, voltada a frear a expansão do Comando Vermelho (CV) para a Zona Oeste. Houve confrontos em comunidades como Serrinha, Juramento, Fubá e Campinho , com reflexos também no Complexo da Penha . Três pessoas foram presas, um fuzil apreendido, além de drogas, veículos recuperados e a destruição de 18 seteiras usadas pelos criminosos. Os confrontos entre TCP e CV têm provocado um cenário de guerra urbana no Rio, com uso de armas pesadas, granadas e munições traçantes. A violência já vitimou inocentes...

Após confrontos membros do TCP reforçam o Morro do Campinho na zona norte

 Os rivais do Comando Vermelho ameaçaram nesta sexta-feira invadir o Morro do Campinho (TCP) na zona norte do Rio de Janeiro. Comunidade que recebeu apoio dos antigos Milicianos do "Tico e Teco" . Grupo que estava recuado em Rio das Pedras na zona oeste. Membros da Equipe Caos e organizados pelo criminoso conhecido como "Tiriça", frente do Divino e Menezes. Avisaram que iriam avançar do Divino (CV) pra dentro da Boa Esperanç a até o interior do Morro do Campinho. Avisados, líderes do Lacoste da Serrinha aceitaram reforços oriundos da "Tropa do Corinthians" do Barro Vermelho no Gramacho em Duque de Caxias . Mesmo com reforços, aconteceu um confronto e parte dos membros do TCP recuaram pro Morro da Patolinha dentro do Complexo da Serrinha.

Bastidores do CV: Jornalista Tino Junior exibe a hierarquia completa do Comando Vermelho do Rio de Janeiro

 No programa "Balanço Geral" da TV Record, o jornalista "Tino Jr" deu enfâse para organização completa da facção do Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro e a segunda maior do Brasil. Imagem: Balanço Geral / TV Record. Exibiu os nomes e as responsabilidades dos chefões do CV dentro da hierarquia da organização, mostrando os cargos que cada um ocupa na hierarquia do grupo. Como sempre é divulgado. O Comando Vermelho tem sua cúpula organizada entre Conselho Permanente, Conselho geral, conselho dos presídios e a Caixinha. O cargo de presidente é dentro do "Conselho Permanente". Geralmente formado por membros antigos do CV que foram detidos em presídios federais. Bastidores do CV: descubra quem são os criminosos que formam o conselho geral do Comando Vermelho. Muitos deles deliberam ordens de dentro dos presídios. Marcinho VP é considerado o 01 da facção. Fernandinho Beira-Mar, Pezão do Alemão, Doca ou Urso da Penha e My Thor,… pic...

Estorou guerra no Complexo da Pedreira; CV tentando tomar o Bairro 13 e Casinhas

 Nesta madrugada de sábado (30) iniciou mais uma guerra entre as facções CV e TCP entre os bairros de Costa Barros e Barros Filho , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações dos moradores. Nesta madrugada os traficantes do Complexo do Chapadão (CV) foram na divisa entre a "Manhama" e Terra Nostra e atacaram os rivais do Terceiro Comando Puro.   Os moradores relataram tiros de diversos calibres e até barulho de granadas e grandes explosões. Pela manhã, os traficantes do Gogó de Guadalupe, Cova da Onça e Manhama , criaram um bonde com a "Tropa do Rex", chefão do Gogó, e invadiram a comunidade das "Casinhas" na divisa com o bairro de Barros Filho. Os traficantes do TCP recuaram em direção ao Bairro 13 (TCP) e Morro do Chaves (TCP) em Barros Filho, e esquentou o clima entre as facções naquela região. Os traficantes da "Tropa do Rex" entraram no Bairro 13 e Casinhas , e até as últimas atualizações, por causa da guerra os policiais do 41º ...

Membros do Comando Vermelho reforçam o Morro do Campinho após expulsar os rivais do TCP

 Após expulsar os rivais do Terceiro Comando Puro de dentro do Morro do Campinho na zona norte, os rivais do Comando Vermelho apareceram na comunidade com mais reforços para assegurar o território. O Morro do Campinho era dominado pelos homens do Complexo da Serrinha (TCP) e refugiados do Morro do Fubá em Cascadura, também dominado pelo CV. Na última semana o Lacoste, chefão da Serrinha, teria entregado parte do Morro do Campinho para os antigos Milicianos da área, do grupo conhecido como "Tico e Teco". Esse grupo estava refugiado em Rio das Pedras desde que venderam o Morro do Campinho para o TCP. Aparentemente mesmo com reforços vindo da Milícia, o CV conseguiu prevalecer dentro do Campinho provavelmente não teremos um retorno do TCP.  Os responsáveis pela invasão são os membros da "Equipe Caos", oriundos dos Morros do Divino, Menezes e Barão , na Praça Seca.

Milicianos vão pro Comando Vermelho e tentam invadir a Curicica na zona oeste

 Nesta noite de quarta-feira (20) os membros do Comando Vermelho tentaram invadir a comunidade do Dois Irmãos, em Curicica , na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações dos moradores, um grupo insatisfeito com a Milícia da Curicica, pulou para o CV da Cidade de Deus em Jacarepaguá e tentaram tomar o Dois Irmãos. Outros moradores cogitaram em ser outros Milicianos tentando invadir o Parque Dois Irmãos, por ter dezenas de homens que participavam da Milícia dentro da comunidade. Contudo, o suposto responsável pela invasão é conhecido como "Hulk", nome gritado no meio da invasão contra os Milicianos do Dois Irmãos. Bala voando nos dois irmãos em Curicica, invasão atenção na região pic.twitter.com/DwYiJjUx6k — Plantão Baixada RJ (@plantaobaixadaa) August 21, 2025 Ele saiu de cadeia se juntou a milícia do zinho, junto com Montanha para tomar Curicica! Atenção na região! pic.twitter.com/qqv3DxphUz — MiliciaNeews2 (@MiliciaNeews2) August 21, 2025