Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Tota, antigo chefe do Complexo do Alemão

 Antônio de Souza Ferreira, ou mais conhecido como Tota, foi um dos mais procurados do Comando Vermelho entre 2005 e 2008, mas foi caçado pelo próprio grupo e um fim trágico no Alemão. 


Início do Tota no mundo do crime


O Tota como era conhecido, nascido e criado na Fazendinha, uma favela dentro do Complexo do Alemão. Entrou pro tráfico e foi subindo na hierarquia. A mando da liderança, assumiu a gerência do Complexo do Caramujo em Niterói, que também era dominado pelos chefões do Complexo do Alemão.



Pelos ótimos serviços prestados no Caramujo em Niterói, á mando do Marcinho PV, o Tota foi transferido para gerenciar todo o Complexo do Alemão. E por lá, começou seu reinado e a cova para seu fim. No Alemão, o grupo do Tota era responsável por movimentar a distribuição de drogas, armas e a caixinha da facção CV e pagamentos para presos.


Tinha muita responsabilidade em suas mãos como frente do Alemão. Em operações policiais, tinha um perfil muito violento, e dificilmente recuava e sempre mandava tacar granadas, atirar em viaturas e por fim, fazer recuar todo efetivo da operação. Na época, o Alemão ficou bastante conhecido por ser um território hostil para os policiais, que dificilmente conseguiam entrar no miolo da comunidade.


Grandão dentro da hierarquia do CV nas ruas do Rio de Janeiro, o Tota começou a se crescer no Complexo do Alemão.  Se tornou um dos mais procurados em 3 anos, e como era vaidoso, submeteu a uma cirurgia bariátrica pra diminuir o peso, e alguns procedimentos estéticos na cara, como foi investigado pela inteligência da polícia.


Sua gestão dentro do Complexo do Alemão


Como chefão do Alemão, com um império de armas e drogas, passou agir sozinho e sem consultar os donos da facção. Entrou em desavenças com outros comparsas de facção. Teria espancado o traficante Nike do Engenho, o deixando quase desfalecido. Nike fugiu do Alemão. Esse caso foi para cúpula do CV, que não gostou dessa atitude sem consultar a liderança do Alemão.



Tota e seu braço direito conhecido como Jansen, fazia tudo que queriam no Complexo do Alemão, e por isso, arrumaram desavença com outros frentes, os traficantes Marcelinho da Merendiba, FB, Mika e Doca. Se tornou na época, o chefão mais odiado e cruel que existiu no Alemão.


Tota foi acusado de mandar pro tribunal do tráfico uma mulher que era muito querida pelos donos do Complexo do Alemão. Sem ao menos consultar, fazer uma reunião com a cúpula, simplesmente acusou e executou. Definitivamente, estava agindo sozinho no Complexo do Alemão, desagradando á todos.


Início da queda do Tota como chefe no Alemão


O estopim para decretar sua queda foi uma missão que foi dada. Ele teria que sequestrar operários chineses e vice do consulado do Vietnã, ocorrido nas Estradas das Paineiras. Essa missão seria usada como moeda de troca, para que os chefões do CV fossem negociados para sair do presídio Federal e ir para o Rio de Janeiro. Além de errar nessa missão, o bando do Tota chamou operações e perderam muitas armas e drogas, causando um prejuízo dentro do Complexo do Alemão.



Segundo a inteligência da Polícia, Uma reunião entre os chefes do CV foi feita, e á mando do Marcinho PV, o Tota teria que entregar o cargo de frente para o traficante Pezão o mais rápido possível.  Quando chegou essa carta, o Tota sabia que, além de sair do cargo, iriam levar ele pra execução. Rapidamente, tentou entrar em contato com a Rocinha e a Vila do João, na época, eram dominadas pela facção do Amigos dos Amigos, o ADA.


Caça ao Tota dentro do Complexo


Sem conseguir á tempo esse apoio do ADA, o Tota foi caçado no Complexo do Alemão durante uma semana pelo Bonde do Pezão, até que em 2008, o bonde do Tota foi encurralado na favela da Grota e morto. 


Junto com Tota, caiu o Jansen, seus irmãos e seguranças. Os corpos foram levados para o alto do Areal e foram queimados. Uma comemoração foi feita no alto do Complexo do Alemão, para comemorar o Pezão como número 1 na comunidade. Essas imagens da festa caiu na mídia, e foi passada em reportagens no SBT e Record.



Sabendo que o Tota e seu bonde caiu no Alemão, iniciaram operações do BOPE, Civil e PM, para achar os vestígios dos corpos e os esconderijos dentro da comunidade. Conseguiram encontrar restos mortais no alto do Areal, e bateram os DNA com do Tota e seu grupo.  


A polícia sabia que a queda do Tota foi uma cobrança interna, porque no dia seguinte, escolas e comércios funcionaram normalmente. Geralmente quando morre um chefe do tráfico, eles mandam fechar tudo como Luto, mas o Tota morreu como inimigo do CV.




Comentários

  1. Vamos da informações novas não tem o que postar fica falando matéria velha e de morto a anos fala sério.

    ResponderExcluir
  2. Podem falar isso do Tota, mais na época ninguém entrava no Alemão esse foi a resistência.

    ResponderExcluir
  3. Bala no jansen... Bala no tota...
    🎼🎼

    ResponderExcluir
  4. Esse aí fez muita cagada, arrogante, olho grande, botava vagabundo na bola a toa, arrumou muita desavença, fez essa parada aí com o Nike na época já arrumando desavença com o FB, queria motivos de atrito para pegar a penha pra ele, em uma certa ocasião chegou até oferecer outras comunidades para o FB em troca da penha, matou também o azeite gerente da penha que era cria de Lucas apesar desse aí ter tido motivos de sobra pra cair no tribunal, a morte do dudamel muitos dizem que foi trama dele também nessa troca de comando, na época se não me engano o dudamel tava de frente na grota e ia trocar com o tota, ele foi pra Niterói e o tota pra grota, chegou lá em Niterói foi morto, chegou a invadir a pedra do sapo tbm em uma ocasião com o seu bonde de olho grande na favela que a responsa não pertencia a ele, tinha contato direto com o bem te vi da rocinha e já não respeitava mais as ordens do Marcinho, mas era o terror dos policiais, mandava apertar sem leme mesmo, polícia passou vergonha na época dele, e que eu saiba o Jansen não era braço dele não, mas quem anda com porco farelo come né, Jansen era gerente geral da penha e nessa mesma ocasião tinha recebido a missão de retomar vigário, os bastidores desse rolo não estou muito ligado, mas foi de bola junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jansen estava junto com ele na hora. O bonde não ia pegar ele, porém ele tentou apertar e o bonde matou. A questão era só o Tota.

      Excluir
  5. Esse cara foi pica
    Arrumou 1 bonde e vermelhou o morro do timbau e o BS
    Maior bondao colocaram bandeira vermelha no timbau de frente a linha amarela
    Só q não entrou nas casinhas do BS
    Foi aonde os menor do dendê trouxeram 3 metralhadora e 2 pistola
    E começaram a pegar os cara do CV de bobeira
    Sempre pelo esgoto saia em cima dos cara do tota
    Se ele entrasse no Pinheiro na época era mas vantagem
    Pq os cara do ADA só tinha 3 pistola e sem munição
    Mas eu acho q ele ficou com medo
    Do nome vila do pinheiro ano 2000 qualquer BOPE q entrava ali morria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinheiro do fim dos anos 90 e início dos anos 2000 era tenebroso. O fim do ADA na Maré já era pedra cantada em 2005, pois ali já estava bagunçado e estava mais pelo nome do que qualquer outra coisa.

      Excluir
    2. Jason e caixa dagua acabaram com o pinheiro
      Era 2 pistola sem munição e 300 radinhos na contenção

      Excluir
  6. Isso aí dava muito era o CU seus vermes

    ResponderExcluir
  7. Esse Tota era mó otário, não respeitava morador, não respeitava ninguém... Arrumava guerra atoa, seu bonde roubava carro todo dia na Estrada Velha e na Pastor Martin Luther King Jr e depois queimava, era sangrento pra cacete e nenhum morador dentro e fora da favela gostava dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostavam sim, as mina se amarravam, um montão delas viviam se oferecendo pra ele.

      Excluir
  8. Conseguiu antes de morrer , ganhar o morro do adeus no golpe

    ResponderExcluir
  9. Alemão nessa época era muito violento. O poder subiu à cabeça e certamente ia tentar o golpe. Uma mudança de facção na Penha e no Alemão na época praticamente ia ser o fim do CV, mas a cúpula agiu rápido. Sobre Timbau e BS não sabia que era o bonde dele que foi, pois sempre imaginei PU e NH, por ser do lado.

    ResponderExcluir
  10. Esse cara era o cão em pessoa, matava por nada. O cpx era maior inferno por causa dele sem contar os filhos dele q não respeitavam ngm e dava tapa na cara de morador, o irmão dele o Betão era muito sagaz quando irmão morreu ele perdeu o controle de vez e se tornou pior do que era varios inocentes, varios bom morreu nas maos desse cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os filhos dele e familiares, será que ainda ficou algum no Alemão ou tiveram que vazar ?

      Excluir
    2. Tem vários. A sobrinha JULIANA tá sentando firme pro bonde do pezao.

      Excluir
  11. Cpx é o que é por causa dele, morreu muito policial na epoca dele, chegaram a usar a força nacional para freiar ele, mais toda operação morreia polícia ou era baleado

    ResponderExcluir
  12. Marcelinho da merendiba e outro comédia tá comendo pão que o Diabo amassou na cadeia todo fudido

    ResponderExcluir
  13. Foi de ralo vida do crime não é pra Amadores!

    ResponderExcluir
  14. Esse era muito cheio de marra

    ResponderExcluir
  15. Quem do dendê ? Para de Ko emocionado dendê sempre foi cuzao nem do morro vcs saim pá nada guarábu peidão x9 do caralho

    ResponderExcluir
  16. Tá falando merda quem invadiu o bs e o timbau foi os cara da NH bonde do mabilho na época e o dendê não ajudou em nada quem tomou foi o irmão do facão o falecido gad com os caras de acari só tinha 3 fuzil na baixa e foi a única vez q os cara foram lá os cara da baixa já foram várias vezes na nova Holanda vez até os cara fazer acordo de paz pois o bonde do astronauta tava foda
    Só q o p.u não aceitou isso
    Os cara da nova foram até no baile da vj de rolê quem e cria tá ligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então voce nao mora na maré , os caras da nova ja cansou de atravessa na v.j e vice versa , nao tem essa de uma unica vez , ja tomaram varios baques tambem
      Na época do pitoco , pulava de lage em lage ate chega nos delta

      Excluir
  17. Eu tinha uma namorada la, morei um tempo com essa mina, esse cara oprimia os moradores. Ele matou um trabalhador q voltava pra casa, e o sem querer o coroa viu onde o tota morava, aí esperou uns dias e matou o coroa... o filho dele deu uma coronhada num menor que voltava da escola, ninguem pôde fazer nada... a comunidade sofreu com esse cara! MOLECADA, JESUS ESTÁ VOLTANDO!

    ResponderExcluir
  18. Essa parada do Tota pular de facção é KO brabo. O bagulho foi que o Tota não era cria mas subiu muito rápido na hierarquia e causou ciúmes no big foot e o bonde dele. Tota era maluco e sanguinário porém era comando a vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comando a vera eu não sei, mas olho grande esse fdP era, gostava de colocar outros bandidos na bola, é mentira ? E vivia falando que no complexo quem sabia era ele, que o Marcinho tava longe, se ia trocar de facção não sei, mas era safado dos brabos esse aí, fez tanta judaria que no dia que receberam a ordem pra passar ele vagabundo fechou na mesma hora pra cumprir a missão, ninguém hesitou.

      Excluir
  19. Durante uma semana ? Demorou esse tempo todo para matarem eles ?

    ResponderExcluir
  20. Tinha um papo que rolava que na época o TOTA tava desenrolando com uns cara de Lucas não sei se isso é verdade e papo reto Marcinho na minha Opinião Marcinho quando sair de cana os próprio frentes da comunidades que ele tem vai manda ele pra vala e vira dono do morro e dos Cpx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja ouvi esse papo tmb, pelo q fiquei sabendo quem tava no desenrolado era o azeite q fechava no complexo mas era cria de lucas

      Excluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Foto dos chefões do Comando Vermelho vazam nas redes sociais

 Chefões do CV aparecem em foto vazada Vazou uma foto nas redes sociais dos principais chefões atuais do Comando Vermelho. Esta foto tinha uma parte que estava exposta, que seria a parte do chefão da região da Lapa, o Abelha . Na foto estão os traficantes Corola, Paulista, Gravetinho e Abelha, participantes da alta cúpula da facção em liberdade na capital. Dos mais conhecidos pela segurança pública do Rio de Janeiro, o Abelha. Mesmo sumido e fora da mídia, ocupou o cargo de presidente do conselho permanente de facção, e ainda controla o tráfico na região da Lapa. Gravetinho, é conhecido pelas autoridades por chefiar o tráfico, principalmente no Morro da Congonha em Madureira, e gerenciando o andamento do crime no Morro do Faz Quem Quer em Rocha Miranda. Paulista, com pouca mídia, ele é conhecido por sair da função de "Matuto" e se tornar um dos chefes do tráfico no Complexo da Penha , com bastante consideração com alta cúpula da facção Corola, voltou a ter o nome cogitado de

Morre um dos chefes antigos do TCP do Complexo da Serrinha em Madureira

Era líder dentro do Complexo da Serrinha Neste sábado foi confirmado a morte do traficante conhecido como "Twister", membro antigo na hierarquia do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira , na zona norte do Rio de Janeiro. Twister estava internado no Hospital Getúlio Vargas por ferimentos a tiros, quando participou de um baque no Morro do Cajueiro (CV) em março desde ano. Na ocasião, os agentes da DRE monitorou e realizou a prisão, porque contra ele havia mandados de prisão temporário e busca e apreensão. Na história da formação do TCP no Complexo da Serrinha, o Twister participou da hierarquia da gestão do Dinho ou Bafudo, que era primo do traficante Gangan (morto) antigo chefe no Complexo do São Carlos. Dinho morreu em 2012, desde então começaram as disputas no Complexo da Serrinha pelos gerentes. Assim começou Ascenção do traficante Lacoste, que lidera apenas o Morro da Serrinha, Campinho e Fubá, dividindo o complexo com outros chefes.  A briga interna pelo Complexo da Ser

Traficantes do Comando Vermelho tentaram pagar propina pra invadir o Morro dos Macacos

 Comando Vermelho está invadindo o Morro dos Macacos Segundo matéria do SBT Rio , na invasão dos traficantes do C omando Vermelho no Morro dos Macacos , passaram uma informação da inteligência. Foto Reprodução. Informaram que os traficantes do Comando Vermelho ao saírem do Morro São João e invadirem o Morro dos Macacos, tentaram oferecer uma "Propina" para os Policiais local para não se envolver na guerra. Ainda segundo a matéria, os policiais teriam negado a propina e também viraram alvos no tiroteio entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro pelo Morro dos Macacos. Foi listado os participantes da invasão no Morro dos Macacos, que são os traficantes; Fabinho, Corolla, Nike, Titauro e Da Roça. Comando Vermelho invadiu o Morro dos Macacos e tentaram oferecer propina para os Policiais pic.twitter.com/mQ3QizRvkH — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewsrj) April 24, 2024 Esta disputa é conhecida como "Guerra dos Crias". Normalmente são insatisfeitos que pulam de facção,

Traficantes do Comando Vermelho conseguiram dominar 2 localidades no Morro dos Macacos

 CV entrou no Morro dos Macacos Nesta madrugada os traficantes do São João (CV) entraram novamente no Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel, entrando no miolo da comunidade. Segundo relatos, após confronto com os segurança do Terceiro Comando Puro, os traficantes da "Tropa do Corola', o frente do São João, conseguiram estabelecer o domínio no Pau da Bandeira, uma localidade importante nos Macacos. Morro dos Macacos | Foto: Wikimapia Mais cedo antes de iniciar as operações dos policiais da UPP, os traficantes do CV foram visto na localidade conhecida como "Chelsea". Até o momento, os traficantes do Comando Vermelho permanecem em localidades próximas as áreas de mata e com rota de fuga fácil para o Morro São João. Provavelmente a liderança do TCP do Morro dos Macacos, solicitará reforços do Complexo do São Carlos no Estácio. Um dos principais territórios da facção que tem parceria com os líderes dos Macacos.

Traficantes da Quitanda e Gogó não aceitaram a cobrança do Frente do TCP em Belford Roxo

Crias não aceitaram a cobrança no frente do Gogó de Belford Roxo A cobrança que foi realizada no traficante conhecido como Cafú, frente do Gogó do Bom Pastor em Belford Roxo, não foi aceito entre os crias da própria comunidade e da favela da Quitanda, no Complexo da Pedreira. Cafú | Foto:Twitter Bau do Trafico OFC Segundo informações, os primeiros relatos eram que foi uma cobrança realizada pelos homens do Genário frente da Favela da Guacha e chefe do Complexo do Japão em São João de Meriti  No entanto, foi uma cobrança autorizada pelo próprio dono do Gogó, conhecido como "Cheio de Ódio". Ele teria sentenciado o seu frente, o Cafú, pela acusação de violência sexual numa mulher da própria comunidade. Os crias do Gogó não acreditaram nessa versão que foi apresentada, e pediram mais provas do caso. O Cafú foi picotado, com os restos mortais carbonizados e jogados numa lata de lixo dentro da comunidade.  Esse tipo de cobrança acontece contra traficantes que praticam traição cont

Bonde do TCP deram baque na Estação de Trem da Penha e matam 3

TCP atacou envolvidos com CV na estação da Penha  Os traficantes do Comando Vermelho posicionaram uma boca de fumo próximo a estação de trem da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Os rivais do Terceiro Comando Puro ficaram sabendo, e saíram da Cidade Alta em Cordovil e aplicaram um baque no local que a boca estaria funcionando para o CV na estação de trem. Passaram atirando e balearam 3 supostos traficantes, que foram socorridos para Hospital Getúlio Vargas. Até o momento, confirmaram a morte de apena um envolvido no caso. Três homens que estavam na estação de trem da Penha foram baleados por indivíduos que vieram pela linha do trem, da estação de Brás de pina. Entre os baleados um foi confirmado como morto, os outros dois foram encaminhados para o hospital HEGV, porém estão em estado grave. pic.twitter.com/5UwFVyfZuY — LIVRO DE OCORRÊNCIAS RJ 🚨🖋🚔 (@OcorrenciasRJ) May 1, 2024

Alta cúpula do CV teria ordenado um prazo pra tomar o Morro dos Macacos

 CV tenta tomar o controle do Morro dos Macacos Segundo informações, as contínuas invasões promovidas pelos traficantes do Comando Vermelho dentro do Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel , seria uma recomendação da alta cúpula da facção. Morro dos Macacos | Foto Ilustrativa. Deram essa responsabilidade para o traficante conhecido como "Corolla", que ocupa atualmente o cargo de frente no Morro do São João (CV) no Engenho. Corolla estaria dando apoio para os crias do Morro dos Macacos que pularam para o Comando Vermelho na última guerra entre as facções. Esse bonde estaria estrategicamente posicionado no Morro da Mangueira. Seria outra estratégia para não ter perdas de soldados em operações no Morro São João . Segundo boatos, a maior liderança e mais antiga do CV, estariam cobrando o Bonde do Corolla e os comparsas que participaram do caso que retirou o Choque do comando de Manguinhos. No entendimento da alta liderança, a cobrança foi um erro grave, mesmo com aval do Abelha,

Policia mata frente do Morro da Primavera em Calvacante

Chefe do tráfico foi morto na Primavera Policiais da DRE realizaram uma operação no Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro e mataram dois traficantes. Um dos traficantes era o frente da comunidade, conhecido como "Gaguinho".  Ele foi abatido em confronto junto com um segundo criminoso conhecido como "Novinho", e deixaram uma pistola, fuzil, carregadores, munições e cargas de drogas das bocas da Primavera. Fuzil apreendido pela civil no morro da primavera(TCP), em Cavalcante, com o traficante gaguinho, frente da comunidade. pic.twitter.com/lAvSdTqymE — Pega Visão RJ (@PegaVisaoRjNews) May 2, 2024 A criminalidade no Morro da Primavera é conhecida por fazer assaltos na região de Madureira, Vaz Lobo e Cavalcante, chamando operações para região. Inclusive, aconteceu um desentendimento entre o Lacoste, chefão do Complexo da Serrinha em Madureira, com os comparsas da Primavera que estavam praticando roubos nos acessos das comun

Traficantes do Quitanda tomaram o poder do Dono após cobrança em Belford Roxo

Dono da Quitanda e Gogó do Bom Pastor tomou golpe dos próprios soldados  A maioria dos traficantes que atuam nas favelas do Quitanda (TCP) em Costa Barros e Gogó do Bom Pastor (TCP) em Belford Roxo, avisaram que não respondem mais ao dono, conhecido pelo apelido de "Cheio de Ódio". Cheio de Ódio | Cafú Cheio de Ódio ou Gordão, teria ordenado a morte do frente do Gogó do Bom Pastor, conhecido pelo apelido de Cafú e antigo na hierarquia de Belford Roxo.  Cafú foi morto, pra piorar, picotaram seu corpo, queimaram e abandonaram num latão na frente da UPA do Gogó do Bom Pastor. Esse tratamento acontece com traficantes que praticam os crimes internos de roubar a boca de fumo, traição ou agressão sexual contra inocentes. Sendo assim, a maioria dos soldados das duas comunidades que o Cheio de Ódio mandava, não aceitaram essa cobrança e avisaram que ele não manda mais nas duas comunidades. Avisaram para a cúpula do TCP que, se aparecer algum soldado a mando do "Cheio de Ódio"

Bonde do Corolla invadiu o Morro dos Macacos na direção do Chefão

Baque do CV no Morro dos Macacos Nesta madrugada aconteceu mais um dos inúmeros confrontos entre Comando Vermelho e Terceiro comando Puro no Morro dos Macacos em Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. Foto ilustrativa. Um dos bondes do Morro São João , liderado pelo traficante conhecido como "Corolla", tentou invadir a comunidade pela área de mata, com informações do local dos principais rivais. Segundo informações, os bondes do CV sabiam o local que estava a liderança do Morro dos Macacos (TCP). Entre eles, estaria o chefão maior da comunidade, conhecido como Scooby. Scooby não costuma morar dentro do Morro dos Macacos, alugando sua estadia em complexos fortes da sua facção, bem como, nas comunidades do São Carlos e Complexo da Maré na zona norte. A liderança do Morro dos Macacos conseguiu evadir da comunidade.