Pular para o conteúdo principal

Quem foi o chefão Merran. Responsável por uma matança conhecida no Guaporé

 André Luiz Fernandes, que também era conhecido no crime como "Mêrran". Traficante com perfil sanguinário que aterrorizou nas comunidades do Quitungo e Guaporé no início dos anos 2000. 


Início do Merran no Crime


Antes de se tornar um dos principais chefões da antiga união TC e ADA, vamos falar do principal motivo para ele se aliar a essa nova facção que tinha se formado no fim dos anos 90.



Merran era integrante do Comando Vermelho, assim como toda a criminalidade no Quitungo e Guaporé. Mas a sua saída da facção aconteceu depois executaram seu pai na cadeia, conhecido como Torneira.  Seu pai caiu na cadeia por uma desavença com os chefões do CV. 


Na época, receberam as ordens para executar na cadeia homens que tinham ligações a Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, chefão do TC e ADA.


Merran soube que a ordem para passar seu pai veio do Elias Maluco, e se revoltou contra o Comando Vermelho, nutrindo um ódio mortal á todos.


Início das Disputas no Quitungo e Guaporé


Trocou a bandeira do Quitungo e Guaporé para a união TC e ADA, formando uma guerra contra o Comando Vermelho, que tentou retomar o território.



Em maio de 2001, iniciaram as guerras entre o grupo do Merran contra o grupo do Elias Maluco, que tentava anexar o Quitungo e Guaporé ao Complexo da Penha e Alemão. Um mês de confrontos, deixou pelo menos 4 mortos, fazendo a polícia ocupar o Quitungo para cessar a guerra.


No inicio de agosto de 2001, a guerra teve um vitorioso e o Comando Vermelho conseguiu expulsar o grupo do Merran do Quitungo e Guaporé.  E foi nesse momento que aconteceu uma chacina que chocou o Rio de Janeiro naquela época. 


Chacina do Merran


Estava rolando um churrasco em comemoração da vitória do CV no Guaporé. Sabendo dessa informação, o grupo do Merran se aliou com comparsas da Vintém e invadiram a comunidade no meio do churrasco, numa noite de sábado.


Cerca de 8 homens e 5 mulheres foram executados á mando do Merran. Os 13 corpos foram colocados numa Kombi e abandonados na entrada da favela da Caixa D'água dentro do Complexo do Alemão, como forma de aviso para o Elias  Maluco.


No IML, foram constatados além de marcas de tiros, agressões e sinais de tortura. Há quem diga que uma das mulheres estava grávida, e o grupo do Merran aplicou golpes de espeto na barriga. boatos que rolaram na época, mas sem confirmação legal.


Leia Também: Quem foi Orlando Jogador, antigo chefe do Complexo da Alemão


A chacina praticamente acabou com as chances de retomada do TC e ADA, e quem era ligado ao Merran se distribuiu nas favelas da zona norte e oeste, entre as comunidades da Parada de Lucas, Juramento e Vintém.


Merran se tornou braço direito do Uê, e morreu tentando metralhar uma delegacia na zona oeste em junho de 2002.


Esse foi o fim de um dos traficantes que levou a fama de entrar na lista dos mais sanguinários que existiram no Rio de Janeiro.



Comentários

  1. CV não saiu vitorioso....pois só tomou a comunidade depois que merram morreu.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué como não? posta bosta Kkkk o cara morreu desabrigado

      Excluir
    2. Cv ja tinha tomado o quitungo e Guaporé um pouco depois do merran morrer, si nao mi engano foi no fim de 2004 ou começo de 2005, ficaram pouco tempo por q fizeram merda, depois de uma operação da pm q matou um traficante do cv no quitungo os cara penha q mandava la na época mandaram incendiar um ônibus q passava perto da favela, os cara cumpriu a ordem, mas dentro desse ônibus ficou uma garota e seu filho criança de 4 ou 5 de anos de idade q nao conseguiram descer a tempo, os dois morreram carbonizados, uma morte cruel e dolorosa, a midia de todo o pais foco no quitungo nessa época, a policia precisava dar uma resposta, sufocaram quitungo, Guaporé e penha atras dos cara, deram um prejuízo considerável no cv da região por causa daquela burrada e pra piorar nessa época as milicias tavam muito fortes tomando varias favelas na zona oeste atacando as tres ( Cv, tcp e ada ) facções ao msm tempo, uns policiais e bombeiros aposentados da área de bras de pina si aproveitaram q quitungo e Guaporé ficaram fracos devido a esse ônibus incendiado com a mãe e seu filhos mortos e tomaram as favelas.

      Excluir
    3. Animal, se o cara morreu e o CV tomou quem venceu foi vc né? Kkkk bixo burro du caraio

      Excluir
    4. Enquanto o cara era vivo ....

      Merram deixou vários CV de buceta...

      O batalhão abriu caminho pro CV

      Excluir
    5. Quem botou fogo no ônibus foi o Lord em 2010
      Merram já estava podre há anos
      Quem fechava a vera com o Merram era o falecido Gangan do São Carlos
      O kao na delegacia foi porque os X9 chamaram o Merram pra desenrolar e ele foi de boa
      Quando chegaram, agarraram ele e deram um bote na delegacia
      Depois disso ele foi lá e escaralhou a 38• DP no metal.

      Excluir
    6. Anônimo 23:32 em 2010 o quitungo e Guaporé ja estavam no controle da milicia a muito tempo, esse lance do onibus incendiado pelos traficantes do CV aconteceu em 2005, pode pesquisar na net q vc acha, morreram cinco pessoas carbonizadas, entre essas cinco pessoas uma mãe e seu filho pequeno, é so pesquisar no google q qualquer acha, 2005, 17 anos atras.

      Excluir
    7. Gangan era fechamento do Merran msm, naquela época do Tca os cara tinha várias favelas por ali, Serrinha do Gangan, Juramento escadinha e UE, primavera nao lembro bem si escadinha e UE tmb era dono ou era outros caras, Urubu q vivia em guerra, o morro era do Nelson Caverinha q sempre foi terceiro mas o ue na epoca q era cv chegou a tomar o morro na bala e expulso caverinha so q logo depois teve aquele lance da morte do jogador ue fez o ada papo q rolava na epoca era q pra firma aliança com terceiro o tca ue teve q devolver o urubu de volta pro caverinha, ai quem começo a puxa os bondes pra retoma o urubu pro cv era o fb com apoio da penha, engenho e jacarézinho, conseguiu algumas vezes mas sempre o tca retomava, ai UE morreu, começo a guerra entre ada e tcp a maioria das favela q era tca perto viraram ada, guarda rato, primavera, juramento ate serrinha viro ada, caverinha acho q tava preso nessa epoca escolheu fecha com tcp os cara q tava de frente deram golpe e botaram urubu ada, caverinha foi um dos donos do urubu mais querido pelos moradores, pois nao deixava crianças forma na boca, ajudava com cesta basica, pagava cerveja pra geral, emprestava dinheiro pra morador quando o morador era muito humilde ele nem aceitava receber o dinheiro de volta mas como vida do crime não é um conto de fadas tomo um golpe de estado e perdeu o morro

      Excluir
  2. A vida fo crime não e pra amadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bandido só consegue ficar velho se bancar uns vinte e tal anos preso, senão morre jovem.

      Excluir
  3. Nessa guerra aí teve 1 participação especial do linho pq o quitungo virou TC e o Guaporé não
    Então alguns bandidos foram para tomar a Guaporé mas entraram no quitungo a bala voou até se ligarem q era amgs
    Morreu 2 e 5 baliado

    ResponderExcluir
  4. Quase fui nesse churrasco, na época um primo meu era envolvido, mais desisti de ir em cima da hora, foi um grande livramento que Deus me deu, essa história da grávida e vdd sim, enfiaram churrasco na barriga da grávida, o nome dela era Graziela, mais esse fato foi uma das maiores covardias, pois dos treze, 2 ou 3 eram bandidos, foram várias histórias dos que se salvaram, se eu for contar aqui vai dá um livro, mais graças ao Grandão eu me livrei dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem anda com porcos...
      E todo mundo sabe disso, tem boboca não, a realidade é cruel; é só não se juntar com quem tem inimigos.

      Excluir
  5. Tem o posta bosta e a matéria bosta. Só falou merda do Blog. Merran morreu no juramento e depois da chacina tomaram sim de volta o quitungo e guapore. Sairam bondes de váriaos lugares, na época ate o Guarabu foi nesta guerra. Dendê era adm por Noquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papo reto tmb, depois dessa chacina merrran conseguiu sim retomar quitungo e guapore e o guarubu deve ter ido msm ate pq naquela época ele nao era dono do dende nem de nada era soldado do noquinha nem existia tcp nessa epoca

      Excluir
  6. E será que os filhos desse traficante morto (se é que tem) também são bandidos igual ao avô e o pai ?

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria, mas nessa guerra aí do dia do churrasco já tinham vários bandidos do tc/Ada entocados já dentro da comunidade esperando a boa, nessa época rolou muito boato de que vários chefões do tc/Ada meteram a mão e foram pra guerra, essa guerra foi histórica mesmo na região, o maluco também chegou a ir pra guerra de frente, nessa época aí o tc/Ada ainda chegou a firmar um pouco Simm no qtg e Guaporé , mas foi virando bagunça, dps que o merran morreu virou bagunça de vez, as 3 facções começaram a brigar pela comunidade na época, inclusive o china que era braço do merran deu golpe no Ada e virou tcp, botou o tcp na guerra, muita coisa rolou até que chegou a milícia e estabilizou lá pra 2006/2007 e só foram perder.o controle agora no final de 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 00:28 papo reto, milicia tomo ali foi final de 2005 ou começo de 2006, teve aquele lance do ônibus incendiado q deu muito prejuízo no CV, naquela época as milicias eram muito fortes tmb, o estado não sufocava as milicias com Draco nada disso, foi depois daquela lance dos repórteres torturados no Batan e daquele filme Tropa de Elite 2 q as milicias começaram a toma um sufoco tmb, principalmente da Draco, mais obvio bem menos q o trafico.

      Excluir
  8. Nessa guerra no quitungo morreu mais de 13 pessoas,esse número é que foi noticiado,na época tinha um vizinho que era do 16 e ele disse que foi mais de 25 mortos,que saiu muitos corpos dentro de caminhão,além desses 13 que estavam na Kombi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

TCP e CV entram em disputa pelo Morro do Juramento em Vicente de Carvalho

 Novamente os integrantes do Terceiro Comando Puro tentam invadir e ficar no Morro do Juramento no bairro de Vicente de Carvalho, dominado pelo Comando Vermelho. Segundo relatos, os soldados do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, avançaram pela mata em direção ao Morro do Juramento (CV), seguindo pelas trilhas e usando a comunidade da Fazenda (TCP) , que faz divisa com a comunidade rival. Foram relatados muitos tiros no interior do Juramento (CV), com membros do TCP dentro da comunidade gravando vídeos e pichando muros sem resistência. O tráfico do Morro do Juramento é apoiado diretamente pela hierarquia do Complexo da Penha (CV), com auxílio dos comparsas do Juramentinho ou Sem Terra (CV) organizados pelos membros do "bonde do Botafogo", os mesmos membros que expandiram o CV em Jacarepaguá, Taquara e Tanque, dominando as comunidades da Santa Maria, Teixeiras e Jordão. Pelo lado do TCP. Além de ser a divisa entre a Serrinha (TCP) , Primavera (TCP) e Juramento (CV). Os in...

TCP comemorou a queda do Kaioba. Um dos líderes da Equipe Caos que estava invadindo o Fubá e Campinho

Nesta tarde de segunda-feira (09) aconteceu uma intensa queima de fogos na região do Fubá e Campinho (TCP) em Cascadura, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, um dos principais criminosos que estava puxando invasões contra o TCP no Morro do Fubá, o Kaioba, foi a óbito na área de mata entre o Fubá (TCP) e o Divino (CV). Ele seria uma das lideranças do grupo conhecido como "Equipe Caos" e estaria guiando os comparsas do CV no Fubá, comunidade que era nascido e criado. Pelo lado do TCP a queda do "Kaioba" foi comemorada, porque os baques da "Equipe Caos" teria causado um prejuízo de mais de 10 fuzis do arsenal do Coelhão, frente do Morro do Fubá e braço direito do Lacoste, chefão do Complexo da Serrinha. Inclusive, o Lacoste teria oferecido uma recompensa pra quem trouxesse ou eliminasse o "Kaioba" em confronto na Praça Seca. Apesar da invasão do CV ao Morro do Fubá nesta madrugada, a comunidade continua sob controle do Terceiro Coma...

TCP x TCP; tiroteio chama atenção na Ilha do Governador neste domingo

 Pela manhã os moradores relataram um pequeno confronto na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, foi um confronto entre membros da mesma facção do TCP. Segundo informações, os homens do Morro do Dendê (TCP) sob a liderança do "Neves", entrou numa desavença interna contra a liderança do Boogie Woogie (TCP) , liderada pelo criminoso conhecido como Neguinho do BW. Segundo as hierarquia do Dendê, o Neguinho do BW estaria fazendo "lobby" dentro da Ilha do Governador contra a liderança do Neves, alegando que deveria entregar o posto de número 1 para membros que tem mais tempo na hierarquia do Morro do Dendê. Os boatos causaram a proibição de bandidos do Dendê na Boogie Woogie. Criminosos do Dendê (TCP) e Boogie Woogie (TCP) entraram em confronto na Ilha do Governador pic.twitter.com/C7VsWyJgXG — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewrj) June 22, 2025

Bondes do TCP desfilam armamentos no reforço dentro do Morro do Fubá em Cascadura

 Os integrantes do Terceiro Comando Puro, começaram a desfilar os armamentos dentro das localidades do Morro do Fubá, em Cascadura , na zona norte do Rio de Janeiro. Sem ataques do Comando Vermelho por alguns dias, os integrantes do TCP oriundos do próprio Fubá, Campinho e Complexo da Serrinha , receberam reforços de outras cúpulas da facção. Foi relatado que os integrantes da "Tropa do Corinthians" foram reforçar os plantões no Fubá. Esse grupo é oriundo da comunidade do Barro Vermelho no Gramacho, em Duque de Caxias. Além de ajudar na retomada, segundo relatos, as lideranças da Serrinha (TCP) conseguiram negociar o reforço diário na comunidade, somando com os demais soldados organizados pelos chefes Coelhão, Da Mata e Suíno. Não é a primeira vez que os homens do Corinthians ajudam um morro da mesma façcão na capital. Da última vez, auxiliaram na retomada do Morro dos Macacos em Vila Isabel , que hoje, acabou ficando sob controle do Comando Vermelho.

Liderança do Morro do Dendê proíbe circulação na Boogie Woogie, dominada pela mesma facção

 Segundo informações, a liderança do Morro do Dendê (TCP) emitiu um comunicado entre os moradores da comunidade proibindo a circulação na área do Boogie Woogie (TCP) dentro da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. No comunicado que circular nos grupos entre moradores de áreas dominadas pelo TCP na Ilha do Governador. A liderança proibiu que envolvidos das comunidades do Dendê, Guarabu, Zaquia Jorge, Praia da Rosa, INPS e João Telles, circulasse dentro da comunidade da Boogie Woogie, apenas moradores que tem familiares foram autorizados.  A ordem foi emitida oficialmente pela liderança do Morro do Dendê, sob controle do criminoso conhecido como Argentino ou Neves, que estaria em desentendimento com o chefe da Boogie Woogie, conhecido como Neguinho do BW. Segundo boatos. Os homens do Boogie Woogie estaria apoiando um novo dono para o Morro do Dendê, que seria antigo na hierarquia do TCP dentro da Ilha do Governador. Seria um nome da época do antigo "Bonde dos Est...

Morro do Fubá; homens do Complexo da Serrinha são enviados e retomam o controle da comunidade

 Os integrantes do Terceiro Comando Puro oriundos do Complexo da Serrinha (TCP) no bairro de Madureira na zona norte, conseguiram retomar o controle do Morro do Fubá no bairro de Cascadura, na zona norte do Rio de Janeiro. Iniciaram a retomada no começo da madrugada do dia (12) e conseguiram afastar os rivais do Comando Vermelho que, retornaram para área de mata em direção aos Morros do Divino e Barão (CV). Sob a liderança do frente da Barão pro TCP, o Coelhão, os bondes foram enviados pelo Salomão, o Lacoste da Serrinha. Contaram com ajuda dos criminosos da alta hierarquia da Serrinha, contando com auxilio dos líderes conhecidos como Da Mata, Maçã e Cocão. Gravaram vídeos na localidade do "Campo" na região da "Iguaíba" dentro do Morro do Fubá, avisando que estariam de volta na comunidade. Morro do Campinho, Cascadura Mais uma noite de confrontos entre os traficantes do CV, que dominam a parte alta do Morro, com os traficantes do TCP que estão na parte baixa. Os ...

1 mês do CV no Morro dos Macacos; Membros desfilam armamentos e debocham de rivais

 Os integrantes do Comando Vermelho começaram e desfilar com armamentos e tirar fotos dentro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel na zona norte do Rio de Janeiro, após invadir e expulsar os rivais do Terceiro Comando Puro. Os soldados do CV circulam no Morro dos Macacos com camisetas e referências a "MCC MG", que significa o nome da comunidade e o grupo que ajudou na invasão, os comparsas da Favela de Manguinhos (CV) na zona norte. Enquanto isso, os rivais expulsos do TCP fugiram para o Complexo do São Carlos no Estácio, com membros do "bonde do Scooby" reforçando as comunidades da Casa Branca e Chácara (TCP) na Tijuca. Comunidades lideradas pela Serrinha e São Carlos atualmente. As cúpulas responsáveis pela invasão do CV no Morro dos Macacos, foram os bondes;  Mangueira, Manguinhos, São João e Fazendinha no Complexo do Alemão.

Vaza áudio do Chefão do Complexo da Serrinha incentivando seus soldados no MOrro do Fubá

 Vazou nas redes sociais um suposto áudio que seria do Lacoste ou Salomão, apontado como chefão do Complexo da Serrinha, Fubá e Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. No teor do áudio. Salomão estaria tentando animar e incentivas os soldados remanescentes que estão tentando assegurar o controle do Morro do Fubá (TCP) em Cascadura, que vêm sofrendo invasões constantes dos rivais do Comando Vermelho da Praça Seca. Com problemas de contingente pra defender os insistentes ataques dos rivais dos Morros do 18, Divino, Menezes e Barão. O Chefão da Serrinha pede atenção e organização nas defesas do Fubá, mesmo tentando negociar ajudas dentro da sua facção.

Membros da Equipe Caos do CV dominam a parte alta do Morro do Fubá após novo confronto

 Mesmo após anunciado o óbito do criminoso conhecido como "Kaioba", os integrantes da Equipe Caos voltaram a invadir o Morro do Fubá (TCP), em Cascadura , na zona norte do Rio de Janeiro. Membros da Equipe Caos, sob ordens do chefão "Tiriça", entraram nos Morros do Campinho e Fubá na última noite (10) e causou pânico na região de Cascadura.  Nas ruas, moradores flagraram membros do TCP pegando veículos e fugindo em direção ao bairro de Madureira.  Dentro da comunidade do Fubá, os moradores acusaram o CV de matar pelo menos uma pessoa que não tinha envolvimento com o tráfico do TCP.  Na madrugada após o tiroteio. Os soldados da "Equipe Caos" gravaram vídeos e tiraram fotos na localidade da "Pedra Rachada". Um ponto de observação que fica entre as comunidades do Fubá e Campinho, mas era dominada pelo TCP. Avisaram pros chefões Coelhão, Da Mata e Maçã, que foram até o "Miolo" do Morro do Fubá, dominando a localidade da "Iguaíba",...

Vídeo: BX do Corte 8 tenta convencer Coelhão da Serrinha pra entra no Comando Vermelho

 Num vídeo que circular nas redes sociais. Um dos chefes do Morro do Fubá (TCP) e braço direito do Lacoste, dono do Fubá, Campinho e Morro da Serrinha , foi convidado a trocar de facção. No vídeo, numa "Video chamada", o chefão BX do Corte 8 (CV) em Duque de Caxias, tentou desenrolar com os criminosos conhecidos como Coelhão e Boneco, ambos de confiança do Lacoste da Serrinha. O BX queria encerrar de vez com a disputa no Fubá e Campinho (TCP) , e a solução era aceitar os membros do Fubá e Campinho dentro do Comando Vermelho que, segundo ele, seriam aceitos pela alta cúpula do Complexo da Penha sem sofrer represália.