Pular para o conteúdo principal

Quem foi Orlando Jogador, antigo chefe do Complexo da Alemão

 Orlando da Conceição, mas conhecido no crime como "Orlando Jogador", antigo chefe do Complexo do Alemão, e que foi alvo de um acontecimento que praticamente ditou o rumo entre as comunidades do Rio de Janeiro para os tempos atuais.


Início do Orlando Jogador no crime


Orlando Jogador, como era conhecido dentro do Complexo do Alemão e no Comando Vermelho.  Tinha o apelido de "Jogador" porque era bom no futebol, e até atuou no Olaria futebol clube, mas nunca deu certo na carreira. Cresceu e nasceu no entorno do Morro do Adeus em Bonsucesso, mas iniciou no crime no Morro do Engenho da Rainha, na zona norte.



Entrou na liderança do Complexo do Alemão na sucessão do bandido conhecido como "China" seu ex-patrão, que caiu nas mãos do CV por suspeita de traição. Orlando se tornou o número 1 das 12 favelas do Complexo do Alemão, mas não do Morro do Adeus, que deixou para o pai do Uê por consideração, que futuramente seria seu algoz.


Orlando Jogador tinha o típico perfil dos traficantes dos anos 90 no Rio. Gostava de agradar a comunidade com festas arregadas, torneios de futebol, presentes, cestas básicas e até dar dinheiro para quem precisasse.  Querido dentro do CV, se tornou um dos maiores varejistas de drogas da cidade, segundo apontamento da polícia na época.


Disputa pelo Império da Penha


Em meados de 92, segundo relatos, o Orlando Jogador patrocinou uma intensa batalha para conquistar a metade das comunidades que faziam a composição do Complexo da Penha. Na época, os criminosos conhecidos como Branco, Nena e Jorge Espora, entraram em desacordo com CV e estariam arquitetando um golpe para se tornarem "Neutros" ou entrar na facção do Terceiro Comando.  



Para não perder a hegemonia que o CV tinha no Rio de Janeiro nos anos 90, os soldados do Orlando Jogador em conjunto com os soldados do Morro do Adeus na liderança do Uê, expulsaram todos que não estavam em acordo com eles no Complexo da Penha, e tomaram o território para o CV novamente. Nessa época, soldados do Jorge Espora costumavam atacar polícias na região, e tiroteios sempre eram frequentes entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, desagradando a cúpula da facção.


Além da Penha, a gestão do Orlando Jogador auxiliou na invasão de dezenas de comunidades pela cidade do Rio de Janeiro, ajudando inclusive o Uê em tomar os pontos de drogas no Complexo do Caju, na zona portuária.


Por quê estamos citando também o traficante Uê?  Porque ele será um dos protagonistas do Fim da era do Orlando Jogador no Complexo do Alemão.


União Orlando Jogador e Uê


Em meados de 94, os nomes do Orlando Jogador e Uê, eram os mais citados nas páginas polícias. Mesmo sendo parceiros de facção, o Jogador era considerado pelo Varejo das drogas e o Uê, pelas vendas em atacados e a distribuição que vinha da Bolívia, Peru e Paraguai, controlando essa operação, se tornando um dos primeiros "Matutos" do Rio.



Orlando Jogador não esperava que o Uê, além de ser o maior fornecedor do Estado do Rio de Janeiro, tinha ambição de tomar o controle do Complexo do Alemão, mesmo já dominando o Morro do Adeus e mais 10 comunidades espalhadas na cidade.


Fim do Orlando Jogador no Complexo


O Fim do Orlando Jogador foi em Junho de 94, numa chacina feita pelo bonde do Uê dentro da Grota no Complexo do Alemão. O jornal da Folha de São Paulo relatou o momento de terror, que foram vitimados 16 pessoas, com pelo menos 13 pessoas sendo do bonde do Jogador.  



Os corpos do Jogador e 6 comparsas, foram encontrados num Monza Azul na Rua Clap Filho na Maria da Graça. Num outro Monza Vinho, estavam os corpos do irmão do Jogador, o Wanderson e o Siri e seu braço direito. encontraram outro Monza em São Cristóvão, e nele tinha mais 4 corpos . Foram encontrados mais corpos em Irajá, Para-Pedro e dentro da Nova Brasília. Alguns ficaram irreconhecíveis. 



Agora, qual foi o motivo do Uê tirar a vida do Orlando Jogador, que até então, era considerado seu parceiro dentro do CV?


Matérias e investigações da época, apontavam que Uê e seu bonde, inventaram uma história que foram sequestrados por policiais corruptos, e que homens ligados ao Uê iria buscar o resgate com o Orlando Jogador dentro do Complexo do Alemão. Assim que chegaram, metralharam o Bonde do Jogador e só.


Como foi a verdadeira morte do Orlando Jogador


Entretanto, conversando com "crias da época", existia outra versão desse caso. O Uê teria montado um grande assalto á banco na cidade, e para acontecer, precisava de armas, dinheiro e a participação do bonde do Orlando Jogador. 


Quando se reuniram dentro da Nova Brasília, que seria a reunião do roubo, o bonde do Uê recebeu as armas do Orlando e o sinal de "Ok", alvejaram apenas o Orlando Jogador e seus homens.



Depois desse acontecimento em 94, o bonde do Uê tomou o controle da Grota e Nova Brasília no Complexo do Alemão por  semanas, com muitos confrontos acontecendo na região contra o Morro do Adeus.  


Efeito da queda do Orlando Jogador dentro da facção CV


Dentro da facção do CV, os líderes mais velhos inocentaram o "Uê", com a desculpa que era uma desavença entre eles, e compraram a versão que o Jogador teria matado um primo do Uê no Morro da Mineira, e que na hora do desenrolado os soldados do Orlando teria mirado para os soldados do Uê e o confronto aconteceu.



Entretanto, a ala jovem do Comando Vermelho, composta pelos conhecidos Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar, não aceitaram essa versão e exigiram uma expulsão do Uê do CV.  Como o Uê era o principal fornecedor de armas e drogas da facção na época, ele mesmo saiu e entrou no Terceiro Comando, e arquitetou planos para acabar com toda ala Jovem do CV, que futuramente teria formado a facção do Amigos dos Amigos .




Comentários

  1. deu a entender que a ala jovem do cv formou os a.d.a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd foi o contrario, quando uê mato jogador os mais cascudos da facção ( Escadinha, Celsinho e até Isaías do borel na época ) apoiaram ele, já os mais novos ( Marcinho, Elias Maluco e Beira Mar por exemplo ) foram contra criando na época até o CVJ ( Comando Vermelho Jovem ) que logo foi desfeito e reunificado ao CV já q uê junto com outros caras saíram do CV de vez criando o ADA e fizeram uma aliança com o antigo TC que já era inimigo do Cv

      Excluir
    2. Os terceiro queria acabar com a ala jovem /// os terceiro acabou formando o Ada. Ficou um pouco ambíguo mesmo, mas se ler de novo vai ver q "fundar futuramente os Ada" se refere ao terceiro. A ala jovem era só pra ser aniquilada mesmo

      Excluir
    3. Isso aí, a primeira base do Ada foi essa, uê, Celsinho, escadinha e o Sérgio rato do cerro corá, esse aí não sei que fim teve, era muito antigo no comando vermelho, época de ilha grande.

      Na época foram conquistando muitas comunidades no Rio em aliança com o terceiro, uê era uma pedra no sapato do CV, tinha como base adeus, juramento e para Pedro, um dos seus homens de confiança tá vivo até hoje mas fora do tráfico, Rogério soldado se não me engano. Uê matou o jogador, quase matou o nai da mineira na cadeia, esse não sabe como se safou da morte, levou muito tiro, na rebelião de 2001 ou 2002 quem ia fazer e acontecer seria o uê, mas foi vendido e o beira mar cobriu o valor pela chave da cela deles, fim da linha pra ele.

      Excluir
  2. Uê quando era cv so era dono de uma parte do caju, são Sebastião, ou Bastião tanto faz, chatuba e parque alegria eram neutros, donos diferentes q ru esqueci o vulgo, logo assim q uê viro ada ele invadiu e tomo as duas e quem não aceitou trabalhar pra ele foram pro arara fecha com cv, tentaram invadir algumas vezes na epoca com bondes do cv mais sempre sem sucesso, as favelas de uê eram bem armadas depois q ele morreu q os cara começo a si matar entre si ate pq logo veio o tcp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem Retemou o CPX da Penha do Bonde do UE foi o Bonde do Jacaré

      Excluir
    2. Anônimo 20:37 tô falando de penha nao tô falando de caju

      Excluir
  3. EAI SEUS CUSAO DO SAO CARLOS
    ADORAMOS OS FUZIL, TAO NOVINHOS
    VAMOS AI TESTAR NO LOMBO DE VCS
    NAO FICA COLOCANDO PULA PULA DE CRIANÇA NA FRENTE DA ESCADINHA NAO
    TAO FAZENDO AS CRIANCAS DE VCS DE ESCUDO SEUS FEDORENTOS
    POR ISSO TAO ENTRANDO EM EXTINÇÃO
    🚩🚩✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah para de fofoca
      Como se vc fosse no meio
      Esses fuzil ganharam na raça ???
      Não foi os cara q pulou
      Mas já foi colocado mas 10 a mas
      E os cara da NH q coloca pula pula para a rapaziada do BS não baquiar
      Gogo bom e com batata e torresmo

      Excluir
    2. Na NH tem pula pula no olho do teu cu seu viado, ninguém coloca pula pula na divisa não! Mas os moradores da divisa também tem lazer e fazem festas ali, aí os pela saco da BS acaba com as festas dos morador dando tiro e indo até a divisa simulando baque. Toma no cu pra lá seu doidão.

      Excluir
  4. Que Deus guarde as comunidades do Rio de Janeiro em nome de Jesus 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. 🎶 Jogador é rei, jogador é pai, todo mundo na vida um dia se vai.... 🎶

    ResponderExcluir
  6. O Orlando Jogador não levou o bagulho a sério UÊ mandou ele pra jogar bola no inferno 🎵🎶 No Morro do São Carlos Geral sabe que treva Gangan sequestrou Cocão e matou de moto serra 🎵🎶 essa é relíquia do ADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vídeo no YouTube. Falam do SC, Vintém e Urubu.

      Excluir
  7. Eu paro e penso aqui
    Uê, Playboy e Bebezão e Linho vivos hoje ADA estaria foda nas ruas

    ResponderExcluir
  8. Na verdade foram cerca de 16 dias entre a morte do Jogador e a retomada do CPX pelo consórcio de favelas que o CV formou. Morreu muito bandido e pelo menos dois trabakhadores naquela noite gelada já perto do fim de junho. Os tiros e explosões eram ouvidos em várias favelas do Complexo e chegaram a atirar para dentro do antigo posto médico de Ramos, ao lado do quartel dos bombeiros.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:22 vc leu bem a matéria? Se vc não percebeu, uma parte da matéria fala que o Orlando jogador ajudou o UE a tomar algumas favelas do Rio entre elas o complexo do Caju. Parque, alegria, chatuba e o 950 eram neutras, o p.s parque são Sebastião(bastião) era cv na época... Quando o Orlando jogador em parceria com o ue, tomaram o complexo do Caju, eles ficaram no p.s o bonde do ue, o bastião serviu como base para cv o bonde do Morro do adeus. Não demorou muito desceram e tomaram a chatuba, de brinde veio o 950 conhecido como 9 galo. E por último faltava tomar o p.a (parque alegria.) rolou uma guerra mas não com muita resistência, até pq o bonde do ue tinha aquelas chamadas cacas androides que faziam um estrondo tremendo. A guerra pra tomar o parque alegria durou uma semana! Acabou a semana e já no domingo a ruas do p.a estavam pichadas cv do juramento, cv do adeus, do urubu em fim... Morros esses que já eram controlados pelo UE. Então meu caro anônimo 18:22 quando o bonde do ue invadiu o complexo do Caju ele era cv... E não só quando entrou no bastião... Depois... Mais um pouco lá pra frente que veio a morte do Orlando jogador e a saída do ue do cv, e assim as suas favelas automaticamente, viraram a.d.a entre elas o complexo do Caju, e tudo em parceria com o t.c na época. Quem contar ao contrário tá contado fake News!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 13:31 deve ser vdd msm, na vdd sou de Niterói favela do sabao conheci uns cara do caju na época do ada eles q mi falava essas fita da antiga no caju deve ser papo reto esse q vc ta dando msm hj pelo q fiquei sabendo com exceção da quinta e da manilha o caju ta tudo tcp so quinta e manilha msm com aquela mini milicia de la

      Excluir
    2. Anônimo 13:31 mas pelo q fiquei sabendo uê fico de dono do urubu por pouco tempo, urubu era do Nelson caveirinha q sempre foi t.c ( depois tcp ) quando uê invadiu e tomo na bala, papo q eu ouvi foi q ele invadiu com um caminhão lotado de bandido do CV, mas logo depois ele mato jogador e viro Ada e pra fazer aliança com antigo t.c os terceiro desenrolou pra ele entrega o morro pro caveirinha

      Excluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Foto dos chefões do Comando Vermelho vazam nas redes sociais

 Chefões do CV aparecem em foto vazada Vazou uma foto nas redes sociais dos principais chefões atuais do Comando Vermelho. Esta foto tinha uma parte que estava exposta, que seria a parte do chefão da região da Lapa, o Abelha . Na foto estão os traficantes Corola, Paulista, Gravetinho e Abelha, participantes da alta cúpula da facção em liberdade na capital. Dos mais conhecidos pela segurança pública do Rio de Janeiro, o Abelha. Mesmo sumido e fora da mídia, ocupou o cargo de presidente do conselho permanente de facção, e ainda controla o tráfico na região da Lapa. Gravetinho, é conhecido pelas autoridades por chefiar o tráfico, principalmente no Morro da Congonha em Madureira, e gerenciando o andamento do crime no Morro do Faz Quem Quer em Rocha Miranda. Paulista, com pouca mídia, ele é conhecido por sair da função de "Matuto" e se tornar um dos chefes do tráfico no Complexo da Penha , com bastante consideração com alta cúpula da facção Corola, voltou a ter o nome cogitado de

Morre um dos chefes antigos do TCP do Complexo da Serrinha em Madureira

Era líder dentro do Complexo da Serrinha Neste sábado foi confirmado a morte do traficante conhecido como "Twister", membro antigo na hierarquia do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira , na zona norte do Rio de Janeiro. Twister estava internado no Hospital Getúlio Vargas por ferimentos a tiros, quando participou de um baque no Morro do Cajueiro (CV) em março desde ano. Na ocasião, os agentes da DRE monitorou e realizou a prisão, porque contra ele havia mandados de prisão temporário e busca e apreensão. Na história da formação do TCP no Complexo da Serrinha, o Twister participou da hierarquia da gestão do Dinho ou Bafudo, que era primo do traficante Gangan (morto) antigo chefe no Complexo do São Carlos. Dinho morreu em 2012, desde então começaram as disputas no Complexo da Serrinha pelos gerentes. Assim começou Ascenção do traficante Lacoste, que lidera apenas o Morro da Serrinha, Campinho e Fubá, dividindo o complexo com outros chefes.  A briga interna pelo Complexo da Ser

Traficantes do Comando Vermelho tentaram pagar propina pra invadir o Morro dos Macacos

 Comando Vermelho está invadindo o Morro dos Macacos Segundo matéria do SBT Rio , na invasão dos traficantes do C omando Vermelho no Morro dos Macacos , passaram uma informação da inteligência. Foto Reprodução. Informaram que os traficantes do Comando Vermelho ao saírem do Morro São João e invadirem o Morro dos Macacos, tentaram oferecer uma "Propina" para os Policiais local para não se envolver na guerra. Ainda segundo a matéria, os policiais teriam negado a propina e também viraram alvos no tiroteio entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro pelo Morro dos Macacos. Foi listado os participantes da invasão no Morro dos Macacos, que são os traficantes; Fabinho, Corolla, Nike, Titauro e Da Roça. Comando Vermelho invadiu o Morro dos Macacos e tentaram oferecer propina para os Policiais pic.twitter.com/mQ3QizRvkH — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewsrj) April 24, 2024 Esta disputa é conhecida como "Guerra dos Crias". Normalmente são insatisfeitos que pulam de facção,

Traficantes do Comando Vermelho conseguiram dominar 2 localidades no Morro dos Macacos

 CV entrou no Morro dos Macacos Nesta madrugada os traficantes do São João (CV) entraram novamente no Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel, entrando no miolo da comunidade. Segundo relatos, após confronto com os segurança do Terceiro Comando Puro, os traficantes da "Tropa do Corola', o frente do São João, conseguiram estabelecer o domínio no Pau da Bandeira, uma localidade importante nos Macacos. Morro dos Macacos | Foto: Wikimapia Mais cedo antes de iniciar as operações dos policiais da UPP, os traficantes do CV foram visto na localidade conhecida como "Chelsea". Até o momento, os traficantes do Comando Vermelho permanecem em localidades próximas as áreas de mata e com rota de fuga fácil para o Morro São João. Provavelmente a liderança do TCP do Morro dos Macacos, solicitará reforços do Complexo do São Carlos no Estácio. Um dos principais territórios da facção que tem parceria com os líderes dos Macacos.

Bonde do TCP deram baque na Estação de Trem da Penha e matam 3

TCP atacou envolvidos com CV na estação da Penha  Os traficantes do Comando Vermelho posicionaram uma boca de fumo próximo a estação de trem da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Os rivais do Terceiro Comando Puro ficaram sabendo, e saíram da Cidade Alta em Cordovil e aplicaram um baque no local que a boca estaria funcionando para o CV na estação de trem. Passaram atirando e balearam 3 supostos traficantes, que foram socorridos para Hospital Getúlio Vargas. Até o momento, confirmaram a morte de apena um envolvido no caso. Três homens que estavam na estação de trem da Penha foram baleados por indivíduos que vieram pela linha do trem, da estação de Brás de pina. Entre os baleados um foi confirmado como morto, os outros dois foram encaminhados para o hospital HEGV, porém estão em estado grave. pic.twitter.com/5UwFVyfZuY — LIVRO DE OCORRÊNCIAS RJ 🚨🖋🚔 (@OcorrenciasRJ) May 1, 2024

Traficantes da Quitanda e Gogó não aceitaram a cobrança do Frente do TCP em Belford Roxo

Crias não aceitaram a cobrança no frente do Gogó de Belford Roxo A cobrança que foi realizada no traficante conhecido como Cafú, frente do Gogó do Bom Pastor em Belford Roxo, não foi aceito entre os crias da própria comunidade e da favela da Quitanda, no Complexo da Pedreira. Cafú | Foto:Twitter Bau do Trafico OFC Segundo informações, os primeiros relatos eram que foi uma cobrança realizada pelos homens do Genário frente da Favela da Guacha e chefe do Complexo do Japão em São João de Meriti  No entanto, foi uma cobrança autorizada pelo próprio dono do Gogó, conhecido como "Cheio de Ódio". Ele teria sentenciado o seu frente, o Cafú, pela acusação de violência sexual numa mulher da própria comunidade. Os crias do Gogó não acreditaram nessa versão que foi apresentada, e pediram mais provas do caso. O Cafú foi picotado, com os restos mortais carbonizados e jogados numa lata de lixo dentro da comunidade.  Esse tipo de cobrança acontece contra traficantes que praticam traição cont

Alta cúpula do CV teria ordenado um prazo pra tomar o Morro dos Macacos

 CV tenta tomar o controle do Morro dos Macacos Segundo informações, as contínuas invasões promovidas pelos traficantes do Comando Vermelho dentro do Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel , seria uma recomendação da alta cúpula da facção. Morro dos Macacos | Foto Ilustrativa. Deram essa responsabilidade para o traficante conhecido como "Corolla", que ocupa atualmente o cargo de frente no Morro do São João (CV) no Engenho. Corolla estaria dando apoio para os crias do Morro dos Macacos que pularam para o Comando Vermelho na última guerra entre as facções. Esse bonde estaria estrategicamente posicionado no Morro da Mangueira. Seria outra estratégia para não ter perdas de soldados em operações no Morro São João . Segundo boatos, a maior liderança e mais antiga do CV, estariam cobrando o Bonde do Corolla e os comparsas que participaram do caso que retirou o Choque do comando de Manguinhos. No entendimento da alta liderança, a cobrança foi um erro grave, mesmo com aval do Abelha,

Policia mata frente do Morro da Primavera em Calvacante

Chefe do tráfico foi morto na Primavera Policiais da DRE realizaram uma operação no Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro e mataram dois traficantes. Um dos traficantes era o frente da comunidade, conhecido como "Gaguinho".  Ele foi abatido em confronto junto com um segundo criminoso conhecido como "Novinho", e deixaram uma pistola, fuzil, carregadores, munições e cargas de drogas das bocas da Primavera. Fuzil apreendido pela civil no morro da primavera(TCP), em Cavalcante, com o traficante gaguinho, frente da comunidade. pic.twitter.com/lAvSdTqymE — Pega Visão RJ (@PegaVisaoRjNews) May 2, 2024 A criminalidade no Morro da Primavera é conhecida por fazer assaltos na região de Madureira, Vaz Lobo e Cavalcante, chamando operações para região. Inclusive, aconteceu um desentendimento entre o Lacoste, chefão do Complexo da Serrinha em Madureira, com os comparsas da Primavera que estavam praticando roubos nos acessos das comun

Traficantes do Quitanda tomaram o poder do Dono após cobrança em Belford Roxo

Dono da Quitanda e Gogó do Bom Pastor tomou golpe dos próprios soldados  A maioria dos traficantes que atuam nas favelas do Quitanda (TCP) em Costa Barros e Gogó do Bom Pastor (TCP) em Belford Roxo, avisaram que não respondem mais ao dono, conhecido pelo apelido de "Cheio de Ódio". Cheio de Ódio | Cafú Cheio de Ódio ou Gordão, teria ordenado a morte do frente do Gogó do Bom Pastor, conhecido pelo apelido de Cafú e antigo na hierarquia de Belford Roxo.  Cafú foi morto, pra piorar, picotaram seu corpo, queimaram e abandonaram num latão na frente da UPA do Gogó do Bom Pastor. Esse tratamento acontece com traficantes que praticam os crimes internos de roubar a boca de fumo, traição ou agressão sexual contra inocentes. Sendo assim, a maioria dos soldados das duas comunidades que o Cheio de Ódio mandava, não aceitaram essa cobrança e avisaram que ele não manda mais nas duas comunidades. Avisaram para a cúpula do TCP que, se aparecer algum soldado a mando do "Cheio de Ódio"

Bonde do Corolla invadiu o Morro dos Macacos na direção do Chefão

Baque do CV no Morro dos Macacos Nesta madrugada aconteceu mais um dos inúmeros confrontos entre Comando Vermelho e Terceiro comando Puro no Morro dos Macacos em Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. Foto ilustrativa. Um dos bondes do Morro São João , liderado pelo traficante conhecido como "Corolla", tentou invadir a comunidade pela área de mata, com informações do local dos principais rivais. Segundo informações, os bondes do CV sabiam o local que estava a liderança do Morro dos Macacos (TCP). Entre eles, estaria o chefão maior da comunidade, conhecido como Scooby. Scooby não costuma morar dentro do Morro dos Macacos, alugando sua estadia em complexos fortes da sua facção, bem como, nas comunidades do São Carlos e Complexo da Maré na zona norte. A liderança do Morro dos Macacos conseguiu evadir da comunidade.