Pular para o conteúdo principal

Quem foi Orlando Jogador, antigo chefe do Complexo da Alemão

 Orlando da Conceição, mas conhecido no crime como "Orlando Jogador", antigo chefe do Complexo do Alemão, e que foi alvo de um acontecimento que praticamente ditou o rumo entre as comunidades do Rio de Janeiro para os tempos atuais.


Início do Orlando Jogador no crime


Orlando Jogador, como era conhecido dentro do Complexo do Alemão e no Comando Vermelho.  Tinha o apelido de "Jogador" porque era bom no futebol, e até atuou no Olaria futebol clube, mas nunca deu certo na carreira. Cresceu e nasceu no entorno do Morro do Adeus em Bonsucesso, mas iniciou no crime no Morro do Engenho da Rainha, na zona norte.



Entrou na liderança do Complexo do Alemão na sucessão do bandido conhecido como "China" seu ex-patrão, que caiu nas mãos do CV por suspeita de traição. Orlando se tornou o número 1 das 12 favelas do Complexo do Alemão, mas não do Morro do Adeus, que deixou para o pai do Uê por consideração, que futuramente seria seu algoz.


Orlando Jogador tinha o típico perfil dos traficantes dos anos 90 no Rio. Gostava de agradar a comunidade com festas arregadas, torneios de futebol, presentes, cestas básicas e até dar dinheiro para quem precisasse.  Querido dentro do CV, se tornou um dos maiores varejistas de drogas da cidade, segundo apontamento da polícia na época.


Disputa pelo Império da Penha


Em meados de 92, segundo relatos, o Orlando Jogador patrocinou uma intensa batalha para conquistar a metade das comunidades que faziam a composição do Complexo da Penha. Na época, os criminosos conhecidos como Branco, Nena e Jorge Espora, entraram em desacordo com CV e estariam arquitetando um golpe para se tornarem "Neutros" ou entrar na facção do Terceiro Comando.  



Para não perder a hegemonia que o CV tinha no Rio de Janeiro nos anos 90, os soldados do Orlando Jogador em conjunto com os soldados do Morro do Adeus na liderança do Uê, expulsaram todos que não estavam em acordo com eles no Complexo da Penha, e tomaram o território para o CV novamente. Nessa época, soldados do Jorge Espora costumavam atacar polícias na região, e tiroteios sempre eram frequentes entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, desagradando a cúpula da facção.


Além da Penha, a gestão do Orlando Jogador auxiliou na invasão de dezenas de comunidades pela cidade do Rio de Janeiro, ajudando inclusive o Uê em tomar os pontos de drogas no Complexo do Caju, na zona portuária.


Por quê estamos citando também o traficante Uê?  Porque ele será um dos protagonistas do Fim da era do Orlando Jogador no Complexo do Alemão.


União Orlando Jogador e Uê


Em meados de 94, os nomes do Orlando Jogador e Uê, eram os mais citados nas páginas polícias. Mesmo sendo parceiros de facção, o Jogador era considerado pelo Varejo das drogas e o Uê, pelas vendas em atacados e a distribuição que vinha da Bolívia, Peru e Paraguai, controlando essa operação, se tornando um dos primeiros "Matutos" do Rio.



Orlando Jogador não esperava que o Uê, além de ser o maior fornecedor do Estado do Rio de Janeiro, tinha ambição de tomar o controle do Complexo do Alemão, mesmo já dominando o Morro do Adeus e mais 10 comunidades espalhadas na cidade.


Fim do Orlando Jogador no Complexo


O Fim do Orlando Jogador foi em Junho de 94, numa chacina feita pelo bonde do Uê dentro da Grota no Complexo do Alemão. O jornal da Folha de São Paulo relatou o momento de terror, que foram vitimados 16 pessoas, com pelo menos 13 pessoas sendo do bonde do Jogador.  



Os corpos do Jogador e 6 comparsas, foram encontrados num Monza Azul na Rua Clap Filho na Maria da Graça. Num outro Monza Vinho, estavam os corpos do irmão do Jogador, o Wanderson e o Siri e seu braço direito. encontraram outro Monza em São Cristóvão, e nele tinha mais 4 corpos . Foram encontrados mais corpos em Irajá, Para-Pedro e dentro da Nova Brasília. Alguns ficaram irreconhecíveis. 



Agora, qual foi o motivo do Uê tirar a vida do Orlando Jogador, que até então, era considerado seu parceiro dentro do CV?


Matérias e investigações da época, apontavam que Uê e seu bonde, inventaram uma história que foram sequestrados por policiais corruptos, e que homens ligados ao Uê iria buscar o resgate com o Orlando Jogador dentro do Complexo do Alemão. Assim que chegaram, metralharam o Bonde do Jogador e só.


Como foi a verdadeira morte do Orlando Jogador


Entretanto, conversando com "crias da época", existia outra versão desse caso. O Uê teria montado um grande assalto á banco na cidade, e para acontecer, precisava de armas, dinheiro e a participação do bonde do Orlando Jogador. 


Quando se reuniram dentro da Nova Brasília, que seria a reunião do roubo, o bonde do Uê recebeu as armas do Orlando e o sinal de "Ok", alvejaram apenas o Orlando Jogador e seus homens.



Depois desse acontecimento em 94, o bonde do Uê tomou o controle da Grota e Nova Brasília no Complexo do Alemão por  semanas, com muitos confrontos acontecendo na região contra o Morro do Adeus.  


Efeito da queda do Orlando Jogador dentro da facção CV


Dentro da facção do CV, os líderes mais velhos inocentaram o "Uê", com a desculpa que era uma desavença entre eles, e compraram a versão que o Jogador teria matado um primo do Uê no Morro da Mineira, e que na hora do desenrolado os soldados do Orlando teria mirado para os soldados do Uê e o confronto aconteceu.



Entretanto, a ala jovem do Comando Vermelho, composta pelos conhecidos Marcinho VP e Fernandinho Beira-Mar, não aceitaram essa versão e exigiram uma expulsão do Uê do CV.  Como o Uê era o principal fornecedor de armas e drogas da facção na época, ele mesmo saiu e entrou no Terceiro Comando, e arquitetou planos para acabar com toda ala Jovem do CV, que futuramente teria formado a facção do Amigos dos Amigos .




Comentários

  1. deu a entender que a ala jovem do cv formou os a.d.a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd foi o contrario, quando uê mato jogador os mais cascudos da facção ( Escadinha, Celsinho e até Isaías do borel na época ) apoiaram ele, já os mais novos ( Marcinho, Elias Maluco e Beira Mar por exemplo ) foram contra criando na época até o CVJ ( Comando Vermelho Jovem ) que logo foi desfeito e reunificado ao CV já q uê junto com outros caras saíram do CV de vez criando o ADA e fizeram uma aliança com o antigo TC que já era inimigo do Cv

      Excluir
    2. Os terceiro queria acabar com a ala jovem /// os terceiro acabou formando o Ada. Ficou um pouco ambíguo mesmo, mas se ler de novo vai ver q "fundar futuramente os Ada" se refere ao terceiro. A ala jovem era só pra ser aniquilada mesmo

      Excluir
    3. Isso aí, a primeira base do Ada foi essa, uê, Celsinho, escadinha e o Sérgio rato do cerro corá, esse aí não sei que fim teve, era muito antigo no comando vermelho, época de ilha grande.

      Na época foram conquistando muitas comunidades no Rio em aliança com o terceiro, uê era uma pedra no sapato do CV, tinha como base adeus, juramento e para Pedro, um dos seus homens de confiança tá vivo até hoje mas fora do tráfico, Rogério soldado se não me engano. Uê matou o jogador, quase matou o nai da mineira na cadeia, esse não sabe como se safou da morte, levou muito tiro, na rebelião de 2001 ou 2002 quem ia fazer e acontecer seria o uê, mas foi vendido e o beira mar cobriu o valor pela chave da cela deles, fim da linha pra ele.

      Excluir
  2. Uê quando era cv so era dono de uma parte do caju, são Sebastião, ou Bastião tanto faz, chatuba e parque alegria eram neutros, donos diferentes q ru esqueci o vulgo, logo assim q uê viro ada ele invadiu e tomo as duas e quem não aceitou trabalhar pra ele foram pro arara fecha com cv, tentaram invadir algumas vezes na epoca com bondes do cv mais sempre sem sucesso, as favelas de uê eram bem armadas depois q ele morreu q os cara começo a si matar entre si ate pq logo veio o tcp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem Retemou o CPX da Penha do Bonde do UE foi o Bonde do Jacaré

      Excluir
    2. Anônimo 20:37 tô falando de penha nao tô falando de caju

      Excluir
  3. EAI SEUS CUSAO DO SAO CARLOS
    ADORAMOS OS FUZIL, TAO NOVINHOS
    VAMOS AI TESTAR NO LOMBO DE VCS
    NAO FICA COLOCANDO PULA PULA DE CRIANÇA NA FRENTE DA ESCADINHA NAO
    TAO FAZENDO AS CRIANCAS DE VCS DE ESCUDO SEUS FEDORENTOS
    POR ISSO TAO ENTRANDO EM EXTINÇÃO
    🚩🚩✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah para de fofoca
      Como se vc fosse no meio
      Esses fuzil ganharam na raça ???
      Não foi os cara q pulou
      Mas já foi colocado mas 10 a mas
      E os cara da NH q coloca pula pula para a rapaziada do BS não baquiar
      Gogo bom e com batata e torresmo

      Excluir
    2. Na NH tem pula pula no olho do teu cu seu viado, ninguém coloca pula pula na divisa não! Mas os moradores da divisa também tem lazer e fazem festas ali, aí os pela saco da BS acaba com as festas dos morador dando tiro e indo até a divisa simulando baque. Toma no cu pra lá seu doidão.

      Excluir
  4. Que Deus guarde as comunidades do Rio de Janeiro em nome de Jesus 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. 🎶 Jogador é rei, jogador é pai, todo mundo na vida um dia se vai.... 🎶

    ResponderExcluir
  6. O Orlando Jogador não levou o bagulho a sério UÊ mandou ele pra jogar bola no inferno 🎵🎶 No Morro do São Carlos Geral sabe que treva Gangan sequestrou Cocão e matou de moto serra 🎵🎶 essa é relíquia do ADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vídeo no YouTube. Falam do SC, Vintém e Urubu.

      Excluir
  7. Eu paro e penso aqui
    Uê, Playboy e Bebezão e Linho vivos hoje ADA estaria foda nas ruas

    ResponderExcluir
  8. Na verdade foram cerca de 16 dias entre a morte do Jogador e a retomada do CPX pelo consórcio de favelas que o CV formou. Morreu muito bandido e pelo menos dois trabakhadores naquela noite gelada já perto do fim de junho. Os tiros e explosões eram ouvidos em várias favelas do Complexo e chegaram a atirar para dentro do antigo posto médico de Ramos, ao lado do quartel dos bombeiros.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:22 vc leu bem a matéria? Se vc não percebeu, uma parte da matéria fala que o Orlando jogador ajudou o UE a tomar algumas favelas do Rio entre elas o complexo do Caju. Parque, alegria, chatuba e o 950 eram neutras, o p.s parque são Sebastião(bastião) era cv na época... Quando o Orlando jogador em parceria com o ue, tomaram o complexo do Caju, eles ficaram no p.s o bonde do ue, o bastião serviu como base para cv o bonde do Morro do adeus. Não demorou muito desceram e tomaram a chatuba, de brinde veio o 950 conhecido como 9 galo. E por último faltava tomar o p.a (parque alegria.) rolou uma guerra mas não com muita resistência, até pq o bonde do ue tinha aquelas chamadas cacas androides que faziam um estrondo tremendo. A guerra pra tomar o parque alegria durou uma semana! Acabou a semana e já no domingo a ruas do p.a estavam pichadas cv do juramento, cv do adeus, do urubu em fim... Morros esses que já eram controlados pelo UE. Então meu caro anônimo 18:22 quando o bonde do ue invadiu o complexo do Caju ele era cv... E não só quando entrou no bastião... Depois... Mais um pouco lá pra frente que veio a morte do Orlando jogador e a saída do ue do cv, e assim as suas favelas automaticamente, viraram a.d.a entre elas o complexo do Caju, e tudo em parceria com o t.c na época. Quem contar ao contrário tá contado fake News!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 13:31 deve ser vdd msm, na vdd sou de Niterói favela do sabao conheci uns cara do caju na época do ada eles q mi falava essas fita da antiga no caju deve ser papo reto esse q vc ta dando msm hj pelo q fiquei sabendo com exceção da quinta e da manilha o caju ta tudo tcp so quinta e manilha msm com aquela mini milicia de la

      Excluir
    2. Anônimo 13:31 mas pelo q fiquei sabendo uê fico de dono do urubu por pouco tempo, urubu era do Nelson caveirinha q sempre foi t.c ( depois tcp ) quando uê invadiu e tomo na bala, papo q eu ouvi foi q ele invadiu com um caminhão lotado de bandido do CV, mas logo depois ele mato jogador e viro Ada e pra fazer aliança com antigo t.c os terceiro desenrolou pra ele entrega o morro pro caveirinha

      Excluir
  10. Depois da morte do jogador o nem maluco que assumiu a vila cruzeiro e o alemão . Se tivesse vivo hoje nem maluco que era o dono do tudo Marcinho vp era soldado do nem maluco . Esse cara era pika nem maluco que e da antiga sabe

    ResponderExcluir
  11. Será que alguém tem foto do antigo cruzeiro que tinha no alto do alemão, era considerado um santuário do jogador

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

PM Mata o Genário, Chefão número 1 do Terceiro Comando Puro na Baixada Fluminense

 Genário morre em confronto com a PM Amanheceu com tudo fechado na região do Bom Pastor e Jardim Redentor em Belford Roxo na Baixada Fluminense. Em operação da PM, conseguiram abater o traficante conhecido como "Genário", apontado como chefão nas comunidades da Guacha, Trio de Ouro e Pq. Santa Teresa em Belford Roxo. Sem muitos detalhes da operação, segundo relatos, foi encurralado pela polícia e reagiu a prisão.  A queda do Genário pode mudar os rumos na disputa entre territórios em Belford Roxo e São João de Meriti. O bonde do Genário estava tentando expandir no Complexo do Japão em São João de Meriti, formado pelas comunidades do Trio de Ouro, Pedrinhas, Paraíbas e Rua Baiana. No seu território em Belford Roxo, tentava expandir para Caixa D'água (CV) na Vila Pauline, comunidade dominada pelo traficante Popeye, filho do lendário Orlando Jogador. O grupo do Genário oferecia apoio para os comparsas da Favela da Quitanda (TCP) em Costa Barros. Entregando reforços para o

Traficante do CV pula pro Dendê e leva fuzil pro Chefe do TCP que ameaça invadir o Barbante

 Insatisfeito com CV pulou pro Dendê Um traficante insatisfeito da Favela do Barbante (CV) na Ilha do Governador, pula para o Morro do Dendê (TCP) e leva um fuzil para ser aceito. Sem o nome, vulgo e cargo divulgado, um insatisfeito com a hierarquia do Barbante (CV) e foi aceito na hierarquia do Morro do Dendê (TCP), sob gestão do chefão conhecido como Neves ou Argentino. Para provar seu poder perante a Ilha do Governador, o Neves tratou de gravar um vídeo mostrando o fuzil que ele recebeu. Na bandoleira do armamento estava as siglas referente ao tráfico do Barbante. De quebra, ameaçou que em breve vão invadir as comunidades do Barbante e Vila Joaniza, ambos dominados pelo Comando Vermelho dentro da Ilha do Governador. Publicado por @newserrejota Ver no Threads

Dois membros do Bonde do Genário pularam pro Comando Vermelho após queda do chefe

Dois membros do Bonde do G pulou pro CV Horas após a confirmação da queda do Genário, chefão nas comunidades da Guacha, Santa Tereza, Machado e Complexo do Japão em São João de Meri ti, membros começam a sair da facção. Segundo informações, dois membros que faziam parte da hierarquia no "Santa Tereza" em Belford Roxo e consequentemente fazia a segurança na disputa pelo C omplexo do Japão em São João de Meriti , escolheram em pular para o CV. Quem teria feito a transição foi o criminoso conhecido como "Novinho" que, também fez parte do TCP, mas hoje faz parte do CV e tenta expulsar os antigos comparsas no Trio de Ouro em São João de Meriti . Como na gestão do Genário houve muita cobrança interna na hierarquia da Guacha e Machado, inclusive levando pro tribunal os antigos chefes; Mente e Bebezão , quem ficou, teme ser cobrado pelos feitos antigos do Genário.

Cúpulas do TCP podem arrendar o Morro dos Macacos pra evitar futuras invasões do CV

 CV quer tomar o controle do Morro dos Macacos A liderança do Comando Vermelho ainda sustenta a missão de tomar o controle do Morro dos Macacos (TCP) no bairro de Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. O ataque contra envolvidos dos Macacos na Praça 7 em Vila Isabel, causou mais momentos de tensão entre as duas facções, e de quebra, dos moradores do Morro dos Macacos que não sabem o futuro da sua comunidade. A liderança do Morro do São João (CV) no Engenho, adotou a tática de aceitar os insatisfeitos com gestão do Scooby, dono do morro. Quem eles entendem quem será útil nessa disputa, estão aceitando dentro da hierarquia do São João. Ficarão sob responsabilidade dos demais crias que pularam nas últimas guerras. Já a liderança do Morro dos Macacos, sabendo que os convites e propostas estão chegando para os seus soldados, começaram a tomar medidas para evitar a debandada do grupo. Segundo informações, pelo menos três cúpulas do TCP ofereceram ajuda de armas, soldados e dinheiro p

Chefão Genário tinha sociedade com Chefes do Complexo da Pedreira, Barro Vermelho e Complexo de Israel

 Genário participava do consórcio de expansão do TCP O Genário, apontado como chefe nas comunidades da Guacha, Santa Tereza e Complexo do Japão em São João de Meriti, passou de um assaltante para um gerente de expansão. Quando o Complexo do Machado estava sob a bandeira da facção ADA, o Genário participava da gerência na comunidade do Gogó do Bom Pastor , na época, controlado pela liderança da Favela da Quitanda em Costa Barros. Genário era conhecido por participar de baques, invasões e assaltos que, abasteciam os cofres das cúpulas do ADA em Belford Roxo, na Baixada. Ascensão do Genário na hierarquia de Belford Roxo Após a transição do ADA para o TCP em 2017, o Genário passou de um gerente e virou frente. Com ordens de cima, ele levou pro tribunal dois criminosos que eram liderança na Guacha, conhecidos como Mente e Bebezão. Desde então, o Genário virou um dos principais homens de expansão em Belford Roxo, e agora como integrante do Terceiro comando Puro.  Se tornou frente na Favel

Boatos de Acerto de contas e troca de facção no Complexo do Machado após a queda do Genário

Rusgas antigas entre São Leopoldo e Guacha não cicatrizaram O clima de tensão instalou entre os criminosos que dominam as comunidades do São Leopoldo (TCP) e Guacha (TCP) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, após a morte do Genário, frente da Guacha. Genário (morto) | Professor (morto) Pularam dois membros do Santa Tereza (TCP) que era área do Genário, e agora apareceram boatos que os criminosos do São Leopoldo (TCP) querem vingar a morte do Professor ou Bado, que caiu ano passado no tribunal da própria facção. Para recordar essa história, um dos seguranças do Genário, entrou na comunidade do São Leopoldo e discutiu com a segurança da comunidade. Sem existir uma reunião para decidir o desrespeitos entre os bondes, o Professor, chefe do São Leopoldo, deu a ordem para executar o segurança do Genário. Essa ordem não caiu bem dentro da cúpula do TCP, e exigiram uma reunião geral e decidir quem estava errado. Para surpresa de todos, decidiram que o Professor usou o abuso de autoridade, e

Boatos que o Complexo de Israel iria arrendar o Morro dos Macacos

Proposta não agradou o chefe do Morro dos Macacos Assim como aconteceu com tráfico dentro do Morro da Mineira (TCP) no Estácio , com traficantes de Minas Gerais arrendando a comunidade e colocando seu ritmo independente do restante do Complexo do São Carlos. Estava sendo negociado no Morro dos Macacos em Vila Isabel. Com tráfico mal das pernas e com a receita dependente de taxas. Os donos do Morro dos Macacos teriam recebido uma proposta dos comparsas de facção para serem arrendados. Segundo boatos, um dos envolvidos seriam os chefes do Complexo de Israel, na figura do Peixão. Na reunião da alta cúpula do Terceiro Comando Puro, ele teria oferecido soldados, armas e pagaria as dívidas do Morro dos Macacos. Em troca, ficaria com 70% da lucratividad e de todas as atividades criminosas dentro da comunidade. Um dos donos, o Scooby, teria feito uma contraproposta, aceitando todos os itens que foram oferecidos, mas em troca, ofereceria apenas 30% do lucro da comunidade ou até menor que isso.

Bonde do Lacoste invade o Morro do Urubu e matam 3 da Tropa do Urso

 Baquearam o Morro do Urubu e voltaram com saldo positivo Os traficantes dos Bondes do Lacoste e Coelhão do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, foram baquear o Morro do Urubu em Pilares, dominado pelo Comando Vermelho. Entraram para pegar os rivais que ficam na "contenção" do Morro do Urubu que, no confronto contra o bonde do Lacoste, deixaram 3 traficantes feridos, que foram a óbito no local. Retornaram para o Complexo da Serrinha com os armamentos dos rivais abatidos; 1 fuzil, 1 pistola, cargas de drogas e dinheiros da boca de fumo. O Morro do Urubu é administrado pelos membros da " Tropa do Urso" do Complexo da Penha , sob a gerência do traficante "Gardenal", um dos braços direitos do Doca, o chefão da Penha.

CV tentou dar baque no Morro do São Carlos e foram pegos

 Pulou pro CV e foi dar baque para provar lealdade Neste final de semana os membros do Comando Vermelho tentaram aplicar um baque no território do Complexo do São Carlos (TCP) no Estácio, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, cerca de dois membros do São Carlos (TCP) pularam para o Morro da Coroa (CV) e foram guiar uma tentativa de baque para enfraquecer os antigos comparsas e provar sua lealdade na nova facção. Entretanto, a contenção do TCP conseguiu interceder o baque, pegando pelo menos 3 envolvidos. Levaram para o "micro-ondas" do São Carlos e sumiram com os corpos. Nos últimos tempos, mais insatisfeitos estão aparecendo contra a hierarquia do Complexo do São Carlos, escolhendo se juntar com os rivais do Comando Vermelho. Quem está pulando, é usado para integrar os bondes no Morro da Coroa.

Tiroteio e tentativas de baques entre as comunidades do CV e TCP no bairro de Brás de Pina

 Baques no Quitungo Nesta sexta-feira (13) os moradores relataram nas redes sociais um tiroteio nas proximidades das comunidades do Quitungo e Guaporé no bairro de Brás de Pina, dominado pelo Comando Vermelho. Tudo indica que seria mais uma tentativa de "baque" aplicado pelos rivais do Terceiro Comando Puro, que dominam as comunidades do Complexo de Israel no mesmo bairro. Seria uma resposta a última tentativa de baque na 5 Bocas (TCP), em seguida, com os traficantes do Quitungo aplicando tiros a esmo em direção ao Complexo de Israel, cena registrada pelos moradores nos últimos dois dias. Segundo relatos, o frente do Quitungo, o Belão, implantou o clima de guerra e alerta no seu território. Barricadas com homens fazendo a contenção, sempre verificando veículos que passam próximo ao Quitungo e exigindo as luzes internas ligadas. Com pouco holofote da grande mídia, o clima de guerra instalou entre os Complexos da Penha e Complexos de Israel. A intenção do CV é retomar a 5 Bocas