Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Fernandinho Guarabu. Chefão na Ilha do Governador por 15 anos

 Fernando Gomes de Freitas, ou mais conhecido pelo apelido de Fernandinho GuarabuChefiava tudo no Dendê na Ilha do Governador por 15 anos, sem ser incomodado.


Início do Fernandinho no Crime


Fernandinho Guarabu ou conhecido também como Lopes, Leão ou Johny, era um criminoso oriundo das comunidades do Complexo do Dendê na Ilha do Governador, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Como a maioria dos traficantes que postularam a ser chefes, iniciou no crime muito cedo, trabalhando de olheiro, atividade e vapor.



Mas a sua relevância começou no Dendê por volta dos anos 2000, quando a comunidade deixava de ser "neutra" e começou a conversar com as facções, numa época que existiam apenas 2 no Rio de Janeiro, e muitos grupos que se consideravam neutros. Os antigos donos do Dendê naquela época, conhecidos como Miltinho e Ronaldo, por serem amigos dos chefes do Acari, tinha um respeito no Terceiro Comando, mesmo não levantando a bandeira.


E foi nessa época que o Dendê adotou a união "TC e ADA", que começou por volta de 95. Após Uê matar o Orlando Jogador, sair do Comando Vermelho e ir para o Terceiro Comando e depois ser preso. Da cadeia, negociou com os chefões e formou o Amigos dos Amigos, o ADA, que depois, fizeram uma união para combater o CV no Rio de Janeiro.


Sendo assim, o Dendê era TC e ADA, e na época, liderado pelo traficante Marcelo PQD, cria da comunidade. O Fernandinho Guarabu era um traficante de baixa hierarquia, apenas um soldado que atuava no Cocotá e na comunidade do Guarabu. Acima dele na hierarquia existiam o próprio PQD, Chorrão e Noquinha.


Desavença do Fernandinho com Marcelo PQD


Mas essa harmonia começaria a encerrar quando, numa desavença entre PQD e Fernandinho no Dendê.  O chefão PQD puniu o Fernandinho na comunidade, e obrigou á andar de cueca pelas ruas da comunidade, para todos ver que ele estava sendo punido, servindo como uma lição aos demais.



Mal o PQD imaginava que criaria um inimigo mortal anos depois. Com PQD preso em meados de 2000, e o Noquinha assumindo toda a comunidade, eles tiveram que administrar as desavenças que começaram a ter no TC e ADA, e após a morte do Uê na rebelião de Bangu 1 em 2002, a guerra pelo Dendê estourou.


Fim da Guerra e criação do TCP no Dendê


Com o fim da união e a formação do Terceiro Comando Puro sendo formada na cidade, o Fernandinho escolheu ficar com o TCP, seguindo os passos do seu superior na época, o Bizulai, e na companhia dos seus comparsas Gil e Piu.  A separação no Dendê causou uma disputa sangrenta em 2003, com dezenas de mortos, formando uma zona de conflitos entre Dendê, Cocotá, Guarabu, Parque Royal, Boogie Woogie.



Por fim, o bonde do Bizulai conseguiu vencer a guerra no Dendê, expulsando o bonde do Noquinha que tinha escolhido o ADA, fazendo os rivais fugir para Vila do Pinheiro na Maré. Quando venceram a guerra, o Bizulai ficou como superior no Dendê, e o Fernandinho Guarabu se tornou um dos seus gerentes de confiança.


Fernandinho alcançou a liderança após a morte do Bizulai em meados de 2004, após uma tróia bem feita da polícia nos acessos do Dendê. Quando Bizulai caiu, o Fernandinho assumiu o posto de número 1 do Dendê na parceria do seu amigo, o Gil, e ambos dividiram a liderança no Complexo do Dendê e começaram o reinado na Ilha do Governador.


Início do reinado do LG no Morro do Dendê


Como tomaram o Dendê e ajudaram a criar o TCP, o Fernandinho era considerado como um dos conselheiros da facção, e era muito amigo do Derico, que mandava no Acari e do Matemático, que mandava no Complexo da Coréia em Senador Camará. Na época, os redutos mais poderosos do novo TCP.



De patrão no Dendê, o Fernandinho passou de um usuário de drogas compulsivo, para um bandido extremamente religioso, inclusive, proibindo manifestações de religiões de matriz africana no Dendê. Se ele soubesse, pedia pra se retirar. Caso negassem, ele destruía o terreiro e tomava o imóvel, podendo levar o responsável para o tribunal do tráfico.


Ao contrário de muitos chefões que existiram no Rio de Janeiro, na gestão do Fernandinho e Gil, o Dendê não participava de guerras pela facção, e apenas se defendiam na Ilha do Governador. A sua defesa sempre foi contra o grupo do Noquinha, expulso, e o grupo do PQD, que quando houve toda a mudança no Dendê, estava preso e não decidiu em quem apoiar e ficou sem nada, tendo que fechar com o CV futuramente.


Mesmo não existindo registros de participações de guerras por territórios no Dendê, o Fernandinho tinha o costume de ajudar a sua facção com soldados, fuzis e dinheiro, e se acontecesse a invasão, ele recebia uma quantia como "preço" dos lucros.


Como era o Império do LG na Ilha


Apesar de ser um chefão que nunca aparecia na mídia, ele tinha um perfil violento com os desafetos, e costumava sumir com os corpos para não ter mídia par ao Dendê. No entanto, a mídia se voltou á ele quando houve uma tentativa de invasão no Dendê em 2007. 



Na época, o PQD organizou seu bonde de militares com treinamento avançado para invadir e expulsar o Fernandinho, mas os planos foram interceptados pela polícia e o PQD foi preso, e acreditem, foi encontrado apenas de cueca no seu esconderijo, sendo apresentado na mídia só de cueca.


Obviamente essa prisão virou chacota no Dendê, e o Fernandinho começou aparecer na mídia, cantando em bailes promovidos no Dendê, sempre fortemente armado, aplicando tiros para o alto e cantando letras de funk contra os traficantes Coroa, PQD, Noquinha e Chorrão, os seus desafetos pessoais.


A segurança pública e a imprensa sabia da existência do Fernandinho, que na ocasião, tinha forte influência na Ilha do Governador. Seu grupo costumava pagar altas propinas para policiais corruptos, e punia os assaltantes na Ilha, arrecadava dinheiro de comerciantes e transportes alternativos, ganhando a confiança de alguns corruptos que gostavam da sua ideologia, a de não ter violência e roubos na Ilha do Governador.


Sua fama trouxe até jornalistas europeus, que foram conhece-lo no Dendê, e ele concedeu entrevistas, pousou para fotos e contou sobre a sua vida. Na época, ele só tinha as fotos do Disque Denúncia e nada mais. Nos procurados, ainda tava com uma cara jovem e sem algumas tatuagens que eram reconhecíveis. 


Participação do Fernandinho na liderança do TCP


De 2004 a 2019, o Fernandinho presenciou muitos acontecimentos  na sua facção TCP, mesmo recolhido na Ilha, participou de algumas decisões que impactaram o seu grupo.  



Após a morte do Matemático em 2012, o Complexo da Coréia passou por uma crise e na época,  ele teve que administrar a crise que aconteceu entre os sucessores do Matemático contra o Astronauta, frente do Complexo da Maré para o Facão. 


Na época, pela irmandade entre Facão e Matemático, o Astronauta queria mandar na Coréia, alegando que existia uma cartão do matemático, dizendo que o sucessor seria o Facão caso ele caísse. 


Houve uma grande reunião no Morro do Dendê por causa dessa disputa, e por lá foram, os chefões de Camará e os chefões da Maré. Após uma discussão feia, chegaram o veredito que Senador Camará seria dos crias  e ninguém da Maré iria mandar por lá.


 No fim da reunião, os líderes de Camará foram presos pela policia em 2 carros.  Na época, acusaram o Astronauta e seus homens como informante, por não aceitarem a decisão conjunta de toda a facção.


Auxílio na invasão da Cidade Alta


Entre outras invasões promovidas pelo TCP no Rio de Janeiro, o Fernandinho ajudou na invasão da Cidade Alta em 2017, oferecendo homens e armamentos para o Peixão, sem querer nada em troca, apenas para fortalecer sua facção naquela região.



Mas em 27 de junho de 2019 foi o fim do Fernandinho Guarabu, e junto com ele, morreu toda a hierarquia do Morro do Dendê. Naquela época o Fernandinho costumava ir com frequência para Vila do João no Complexo da Maré, e estava sendo arduamente monitorado pela polícia. 


Fim do Fernandinho e liderança na Ilha do Governador


Pegar o chefão que comanda a Ilha do Governador por 15 anos seria um grande prêmio para o estado, e de fato aconteceu. Naquela noite, Fernandinho, Gil, Piu e Logan e seus seguranças, estava voltando para o morro do Dendê, foram interceptados pela polícia na entrada da comunidade com um intenso confronto. Todos faleceram na hora.



Houve uma comoção muito grande na Ilha do Governador, com dezenas de homenagens feitas pelos moradores do Complexo do Dendê. Esse foi o fim do traficante que permaneceu por 15 anos na liderança de uma das comunidades mais conhecidas no Brasil e Mundo, o famoso Morro do Dendê.





Comentários

  1. Tem que fazer uma matéria, falando quem foi o pitoco, chefe da vila aliança na década de 80

    ResponderExcluir
  2. PQD FOI PRESO DE CALSINHA... VERMELHO

    POR JUDARIA O PQD APROVEITOU O PODER QUE TINHA E ESCULACHOU O FERNANDINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha de ter matado em vez de por pra desfilar de calçinha.

      Excluir
    2. Tem que fazer uma matéria falando do nena do quitunbo que foi dono do parapedro que foi executado pelo Ada quando ué virou ADA, assassinou na covardia

      Excluir
  3. ESSE QUE O PQD COLOCOU PARA DESFILAR DE CALCINHA NO MORRO 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. Esses líderes dão muito mole, os cara chefe de um dos maiores e mas fortes morros do RJ e cheio do milhoes morrer assim como bucha. Concerteza foi queima de arquivo! Igual o Nem da rocinha, rodou dentro da mala do carrão. Podendo mete o pé ir até pra fora do país Bolívia, Venezuela que não extradita ninguém. Mas enfim quando a cabeça não pensa o corpo padece!

    ResponderExcluir
  5. FERNANDINHO GARABU FOI MAIS UM QUE O TCP XN9VOU

    ResponderExcluir
  6. ESTÁ VENDO AÍ GALERA OS TCP ESTÃO PRATICAMENTE FALIDOS É SÓ JOGAR UMA BOMBA QUE RESOLVE O PROBLEMA ESTES VAGABUNDOS TIRANDO O SONO DA CLASSE D.

    Sem mimi tcp fez alianças com a miliciano com medo de perder a favela então a força está no medo não na disposição.

    ResponderExcluir
  7. Faltou comentar q a condição do Fernandinho e Gil teve início com o baleia conhecido como ( Neto ) que morreu em uma operação no complexo do dendê baleia era grande influência no dendê e Fernandinho e Gil eram como se fosse seus filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é fato . Muito coisa não foi contado.

      Excluir
  8. Agora tem um fanfarrão no poder bandido de internet tal Dançarino kkk rebola o cuscuz! Certo seria o FB q está preso ser o dono. os cria nem gosta desse dançarino aí mata logo esse verme Didi do querosene se marca era pra ser dono na frente dele!

    ResponderExcluir
  9. MAIS UM QUE ACREDITOU NO TINO JÚNIOR ACHANDO QUE IA FICAR RICO PRA SEMPRE KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Coitado os tecepe xnovou o mana

    ResponderExcluir
  11. Aí paulizimho seu cuzão tudo que vai volta
    Tomou 1 prejuízo feiao
    BRT na mineira
    Seu comédia
    Perdeu o matuto o dinheiro e fuzil
    Tamos esperando vc brotar
    Atividade da comissão te aguarda
    Mas não pensa q comissão e o barranco não
    DADaa comédia
    Toki vai morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta na sombra do medo e ta querendo roncar 🤣🤣🤣
      Acorda tcpobre
      A policia nao vai salvar vcs pra sempre não
      Pega visão

      Excluir
    2. Então BRT
      Mas cuidado para não ficar de buceta

      Se tu e cria do FF tá ligado no q tô falando
      BRT lá tá fácil fácil sem arma nenhuma

      Excluir
    3. ta com o cu na mao ne teu viado fica de instigacao nao po nos vamo pula ai dentro no momento certo prejuizo pra nos é coisa de momento amanha nos repoe em dobro nao adianta fica de papinho gostoso bonde do nai ta voltando pra casa e quem traiu vai paga abraça o papo
      mineira é do mano macumba porra vai se foder nos que é cria dessa porra vai toma no cu voces tudo ai nessa porra tu vai ver o bonde surpreendendo nessa porra ta pensando que nos ta de bobeira ja falei pode chama nego de fora pode fazer o que tu quiser essa porra é guerra de cria no bagulho toki e o dada bota voces pra dormi debaixo da cama nao adianta caralho mineira vai volta pra nossa mao e o zinco vai vim de brinde essa porra dessa guerra só acaba quando o ultimo soldado morre e tu ta ligado que nos é um bonde gigante
      bonde do nai cvrl quem traiu vai paga nos vai matar todos voces começando pelo empada e pelo abobrao o que é do poroca vai chega no momento certo gangan ja ta no inferno fazendo meinha com o aritana marcha lenta virou mula sem cabeça do grotao morreu de bucha la em camara o resto nos vai pega com a mao confia caralho cansamo de bota o otario do grandao pra corre caralho limao peidava baixinho
      nois vai vinga o fidel seus alemao safado vcs tiraram a vida do meu irmaozinho eu tava privado vou arranca a cara de um por um papo reto a volta vai ser triste

      Excluir
  12. QUASE RODOU BEM ANTES VOLTANDO DA MARÉ...
    ELE ERA MUITO ESCALDADO COM OS CARAS DA MARÉ
    SABIA QUE NAO PODIA CONFIAR NOS CARAS DE LA PELO TANTO DE AMIGO QUE SAINDO DE LA JA RODARAM PROS CANAS..
    ELE SEMPRE FALAVA ISSO AQUI NO MORRO

    ResponderExcluir
  13. Lembro que tinha falado pra um amigo que mora no BW logo após Witzel ser declarado vencedor nas eleições pra governador que se eu fosse o Guarabu juntava tudo que tinha ganhado no crime e metia o pé, pois o governador ia querer quebrar algum ronca pra mostrar serviço e dei o palpite que seria o Guarabu.

    ResponderExcluir
  14. E o Miltinho do Dendê, morreu ?

    ResponderExcluir
  15. Famoso fernando calcinha kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Saudade Leãozinho, nunca será esquecido , todas nós bibas de ilha te adoramos, esse fez muito pelos lgbt da ilha

    ResponderExcluir
  17. Só para corrigir um erro no texto: Quando PQD era chefe no DENDE ee era CV, quando ele pos o Guarabu pra andar de calcinha todos eram CV, e o pai do Guarabu era um dos frentes de PQD, PQD sempre foi comando, ai depois que ele foi preso teve a troca da bandeira e a guerra do noquinha com bizaui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dendê nunca foi c.v nem na época do Miltinho e nem do pqd

      Excluir
    2. Pqd viro CV na cadeia seu idiota, Dendê é uma das poucas favelas do RJ q nunca foi CV, quando Pqd foi preso no rio grande do sul a 23 anos atrás ( 2000 ) Dendê ainda era neutro mas os cara de lá sempre tiveram mais sintonia com os cara do terceiro ( TCA na época ), o próprio Pqd por ser amigo pessoal de Linho e Gangan escolheu ir pra cadeia de Tca, aqui na Ilha todo mundo sabe disso, mas óbvio q pelo fato do Dendê ser neutro muita gente no morro tmb conhecia os cara do CV, principalmente do Barbante e Boogie Woogie q tmb era Cv na época, e na verdade o maior problema do Pqd nessa época nem foi o Fernandinho mas sim o Nokinha, depois q Pqd foi preso Nokinha aproveito q o morro era neutro e fez a mente de vários chefes do Tca dizendo q Pqd queria bota o morro CV, mas era mentira, Nokinha cresceu o olho no morro e queria virar dono, Fernandinho era aliado de Nokinha nessa época, os cara do Tca não queria q Dendê virasse CV e apoiaram Nokinha, Pqd não viu outra opção a não ser pular pro Cv na cadeia, Nokinha só não contava com o Tcp depois pra expulsa ele do morro.

      Excluir
    3. K.o quando pqd era frente do dende o dono era miltinho e milton sempre foi neutro dende nessa epoca qualquer um de qualquer lugar podia ir os cara do pu, vigário, jacare mangueira ai pra la os cara do acari, lucas, macaco tmb ia e la nao podia ter k.o si tivesse era cobrado la mesmo mas apesar do dende ser neutro naquela época eles sempre demonstraram mais sintonia com os terceiro porque os terceiro sempre tiveram um ritmo mais parecido com as favelas que eram neutras sem nada de caixinha nem nada dessas parada

      Excluir
    4. Na vdd quando nokinha boto o morro tca o pqd tava preso num presídio federal e estava incomunicável, nokinha aproveito q varios crias não gostavam dele, Fernandinho guarubu por exemplo, e levantou a bandeira do tca, pqd quando descobriu q o morro tava tca e não teria nenhuma participação nos lucros escolheu ir pro cv onde ja conhecia uns cara da época do exército

      Excluir
  18. Esse Ritmou a ilha moro em Benfica sempre trabalhei lá na época dele cortei caminho várias vezes de um sub bairro para o outro nunca tive problema depois que morreu já me enquadraram umas 5 vezes molecada tudo.escaldada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo depois de cinco pistoladas ainda continua passando por lá ?

      Excluir
  19. Não pago pau para bandido, mas o cara e incomparável a esses cu vermelho que esculacha comunidade e enche de cracudo e roubos ao redor das comunidades... CV é uma vergonha, a ilha querendo ou não tinha regra...ninguém queimava fio e rasgava lixo para ficar fumando crack...

    ResponderExcluir
  20. 11:08hs Gasolina tá cara tem que cortar caminho kkk já estão se acostumando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

TCP da Serrinha tentou invadir o Cajueiro e braço direito do Lacoste foi baleado

Traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) tentaram invadir o Morro do Cajueiro (CV) e tiveram baixas nessa missão para responder as últimas perdas promovidas pelos rivais do Comando Vermelho. Os bondes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, foram de bonde pra dentro do Cajueiro (CV), liderados pelo traficante conhecido como Coelhão, apontado como frente das comunidades da Fazenda (TCP) e Morro do Fubá (TCP) e Cascadura. Por conta do tiroteio promovido pelo TCP dentro do Cajueiro (CV) os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados para acabar com os confrontos. No tiroteio, segundo informações, conseguiram balear o chefão Coelhão. Para retornar pro Complexo da Serrinha (TCP) os seus homens confrontaram os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) e um soldado foi abatido. Segundo relatos, o Coelhão estaria baleado dentro do Morro da Fazenda (TCP) no Complexo da Serrinha e o estado de saúde não foi relatado. Um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto com policiais militare...

Traficantes da Serrinha mandam toque de recolher pros moradores do Cajueiro

 Circula nas redes sociais que os traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, mandaram um toque de recolher para os moradores do Morro do Cajueiro (CV), na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o Lacoste da Serrinha (TCP) quer dar o troco dos últimos baques nos Morros do Fubá, e um prejuízo na hierarquia que tomaram na Favela da Malvina (TCP) em Irajá. No último baque, não conseguiram voltar com os "fuzis" da contenção do Cajueiro (CV) e perderam um soldado no tiroteio. Voltaram baleados os traficantes Coelhão e Maça, ambos liderança na hierarquia do Morro do Fubá (TCP) em Cascadura.

CV abateu 2 soldados do TCP em invasão ao Morro do Fubá em Cascadura

 Os traficantes do Comando Vermelho abateram dois rivais na invasão ao Morro do Fubá (TCP) , no bairro de Cascadura, na zona norte do Rio de Janeiro. Integrantes da "Equipe Caos", invadiram novamente os territórios pertencentes ao Morro do Fubá (TCP) na parte alta de mata. No confronto, conseguiram abater dois traficantes do Terceiro Comando Puro. Seria uma resposta aos dois baques que o TCP aplicou dentro do Morro do Urubu (CV) em Pilares. Baque aplicado pela "Equipe Messi", formada pelos "crias" do Urubu que hoje estão integrando ao Terceiro Comando Puro no bairro de Madureira. Você não vai acreditar no que tem aqui. Ou vai... e vai agradecer depois.” [Clica e confere] Os membros do CV foram até a "parte alta" entre os Morros do Fubá e Campinho (TCP), e celebraram mais uma vitória no baque, incitando palavras contra os chefões Coelhão e Lacoste, e também contra o criminoso conhecido como Rugal, apontado como homem de guerra do TCP no Morro do ...

Milícia arrenda o Catiri para o TCP contra invasões do Comando Vermelho

 Os Milicianos do Jardim Catiri teria arrendado a comunidade para os traficantes do Terceiro Comando Puro, no bairro de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações, os Milicianos do Jardim Catiri estão enfraquecidos, e sendo ameaçados pelos traficantes do CV da Vila Kennedy em Bangu.  Para garantir a segurança do Jardim Catiri, arrendaram a comunidade para a cúpula da Vila Aliança (TCP) no mesmo bairro. Os membros do TCP foram vistos no Jardim Catiri fazendo rondas.  Um dos investidores no reforço do Jardim Catiri, seriam algumas cúpulas residem no Complexo da Maré. Enviando homens e armamentos para Vila Aliança assegurar o território do Jardim Catiri.

Comando Vermelho tentou invadir o Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro

Membros ligados ao Comando Vermelho, tentaram avançar na região do Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro, próximo da Avenida Cesário de Mello. Na entrada da comunidade, entrara em confronto com os Milicianos da área. O Tiroteio estendeu até o Vilar Carioca, e rapidamente os traficantes do CV fugiram da região. Os ataques em áreas Milicianas de Santa Cruz e Campo Grande, iniciaram após os Milicianos insatisfeitos de Antares pularem pro Comando Vermelho da zona oeste.

Miliciano mata comparsa e pula pro Comando Vermelho na zona oeste

 Segundo informações, um integrante da Milícia que atua no bairro de Santa Cruz, pulou para o Comando Vermelho que atua na zona oeste do Rio de Janeiro. Conhecido como "Doril", estaria negociando com os traficantes do "Bonde do RD". Para entrar no Comando Vermelho, ele executou um comparsa da Milícia no Antares, conhecido como "Sono Leve" e pulou, levando consigo um fuzil. Geralmente as facções aceitam "insatisfeitos" para somar nos "bondes de invasões".  O Grupo do RD participaram de invasões contra os Milicianos em Vargem, Inhoaíba e Jardim Catiri. Uma das missões do Comando Vermelho era retomar o controle das comunidades do Cesarão, Antares e Rodo no bairro de Santa Cruz na zona oeste.  Entretanto, existem relatos que desde a gestão do "Zinho", o CV possuí um acordo de "Paz" com os Milicianos de Santa Cruz. O acordo gerou a entrada do CV no Terreirão no Recreio, Fontella, César Maia e Coroado.

Fornecedor de Peixão: armeiro do tráfico importava armamento pesado da China e do Paraguai"

Armeiro, o Deus, foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de ser o armeiro de Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, um dos traficantes mais procurados do Rio. Segundo as investigações, ele era responsável por adquirir e importar equipamentos como bloqueadores de sinais, drones lançadores de granadas e diversas armas.  Deus negociava os armamentos por meio de um aplicativo de mensagens, utilizando um número com o codinome "Deus" para tratar diretamente com vendedores da China e do Paraguai. Em dezembro de 2023, ele demonstrou interesse na compra de três bloqueadores de sinal por semana, equipamento proibido pela Anatel, sendo informado de que cada unidade custava US$ 168, incluindo envio.  Em junho de 2024, enviou uma conversa a Peixão sobre a compra de fuzis no Paraguai, afirmando que buscaria os equipamentos pessoalmente. Ele também negociava bloqueadores de sinal antidrone com um fornecedor chinês e mencionou ter vários clientes interessados. Durante as ...

Policia prendeu Léo Barrão saindo da Grota pro Morro do Adeus no Complexo do Alemão

 Policiais da 60ª DP (Campos Elíseos) prenderam Leonardo Farinazo Pampuri, o Léo Barrão, de 49 anos, ex-chefe do tráfico na Vila Kennedy. A ação faz parte da Operação Contenção, que visa conter o avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. Ele foi capturado na Estrada Itararé após sair da Favela da Grota, no Complexo do Alemão. Segundo a polícia, estava foragido havia nove anos e foi localizado após monitoramento. No momento da prisão, houve troca de tiros com traficantes. Com Léo Barrão, os agentes apreenderam uma pistola calibre .45 e uma moto clonada de 650 cilindradas. Durante anos, ele foi um dos principais líderes armados do Comando Vermelho. Atuava na Vila Kennedy e comandava disputas contra facções rivais.

Policia prende os frentes do Morro da Lagartixa e Terra Nostra dentro do Complexo da Pedreira

 Nesta manhã de sábado (22) os policiais do 41º BPM (Irajá) realizaram prisões que pode afetar na hierarquia dentro do Complexo da Pedreira (TCP) , em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante ação dentro do Complexo da Pedreira, conseguiram prender os traficantes conhecidos como "Cria" e "Mini", apontado como liderança do Terceiro Comando Puro. Cria seria um dos responsáveis do TCP dentro dos Morros da Lagartixa (TCP) e Pedreira (TCP). O Mini, seria frente do tráfico na comunidade da Terra Nostra (TCP) em Barros Filho. Foram apreendidos 3 fuzis de grosso calibre. Líderes do tráfico de drogas foram presos pelo #41BPM na Pavuna, no Complexo da Pedreira. Um deles, conhecido como Cria, é apontado como responsável pelas comunidades da Lagartixa e Pedreira, enquanto o outro, identificado como Mini, é chefe da comunidade Terra Nostra. pic.twitter.com/RiwQwEr4nL — @pmerj (@PMERJ) March 22, 2025

2 Integrantes do TCP caíram em armadilha e foram atraídos pro Morro do Juramento

 Dois traficantes e integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), foram executados, após uma armadilha realizada pelos rivais do Comando Vermelho em Vicente de Carvalho, na zona norte. Segundo informações, conhecidos pelos apelidos de Gui e Honda, foram atraídos por um plano de "falsa mulher", realizado pelos rivais do Comando Vermelho. Ambos participavam do tráfico na Favela da Malvinas (TCP) em Irajá. Marcaram encontro com uma suposta mulher de internet. Quando chegaram ao local, era uma armadilha dos traficantes do Juramento (CV) e foram executados em Vicente de Carvalho. A criminalidade na Favela da Malvinas (TCP) é patrocinada pelo chefe do Morro da Serrinha (TCP) , o Lacoste, e gerenciada por um dos seus homens, conhecido como Zeca da Serrinha.