Jorge Luis dos Santos, ou mais conhecido como Jorge Luis ou Jorginho do Acari. Foi um dos traficantes mais procurados dos anos 90 que agia no Complexo de Acari. Conhecido pelos produtos e filas nas bocas, e também a forma que foi o seu fim.
Início do Jorge Luis no crime
Jorge Luis foi um dos sucessores do conhecido "Cy de Acari", apontado como um do seus filhos de criação. Cy de Acari, comandou a comunidade nos anos 80, e ficou preso de 89 a 94, quando conseguiu contatos com fornecedores Colombianos de cocaína. Ficou conhecido por trazer o pó mais puro do Rio de Janeiro.
Nesse cenário de Acari, o Jorge Luis ascendeu na hierarquia da comunidade, se tornando o chefão. Com o perfil assistencialista, que era comum dos chefões dos anos 90, e rígido, por ter sido um ex-fuzileiro naval. Proibia roubos no entorno do Complexo de Acari, distribuía cestas básicas e patrocinava eventos. Na época, o tráfico de Acari era neutro, e não pertencia a nenhuma facção até então.
O reinado do Jorge Luis de Acari, começou a ganhar as capas de jornais em meados de 93, quando sofreu um golpe dentro da sua hierarquia. Ele acidentou, e deixou no seu lugar o traficante conhecido como Parazão. Mas o clima começou a esquentar em Acari, quando o Jorge Luis retornou e pediu seu cargo de volta. Parazão se negou a entregar.
Disputa pelo controle de Acari
No fim do ano de 93 começou o confronto entre os dois grupos. O Jorge Luis se aliou ao Terceiro Comando, por ser amigo do Robertinho de Lucas e Uê, pela amizade na compra do pó da Colômbia. Formaram bondes entre a Casa Branca, Parada de Lucas e Jorge Turco, e expulsaram o grupo do Parazão de Acari.
A guerra em Acari não acabaria assim. Parazão conseguiu contatos dentro do Comando Vermelho, e conseguiu apoio da Rocinha e Morro da Pedreira, e invadiu Acari e o Jorge Turco, que era comandado pelo Celsinho do Jorge Turco, que também era amigo do Jorge Luis.
De dezembro de 93 até março de 94, as facções entraram em confronto pelo Acari. Primeiramente, o grupo do Parazão conseguiu expulsar o grupo do Jorge Luis. Já dentro do Terceiro Comando, o grupo do Jorge Luis iniciou as sessões de retomada do seu reduto em Acari, e em 10 de janeiro de 94, um grupo de 40 traficantes invadiram a comunidade do Coroado, parte de Acari, e pegaram 4 que eram envolvidos com o Parazão.
Na época, a polícia cogitava que iniciaria uma disputa entre as facções, com chefões coordenando em Bangu 1, batalhando por uma área lucrativa que era em Acari.
Disputas e retomadas dos redutos em Acari
Por sua vez, o bonde do Parazão também empilhava corpos dentro de Acari, executando por pouco motivo, moradores que ele imaginava que poderiam ser informantes do grupo do Jorge Luis. Em 13 de janeiro de 94 começou a primeira retaliação do bonde do Parazão.
Parazão |
O seu grupo sequestrou e matou o chefão Luisinho, apontado como chefão do Cajueiro, Congonhas e Sossego. Luisinho teria se aliado ao Jorge Luis na missão de retomar Acari.
A disputa entre Jorge Luis e Parazão se estendeu até o bairro de Guadalupe, deixando pelo menos 20 mortos em 3 meses de confrontos. Dias antes, o bonde do Parazão invadiu e tomou o Jorge Turco em Coelho Neto, deixando 12 mortos na comunidade. Essa guerra envolveu as comunidades do Final Feliz, Cavaleiro, Gogó da Ema.
Até que o fim da guerra foi em meados de março de 94, quando finalmente o grupo do Jorge Luis retomou as bocas em Acari, conseguindo um apoio grande do Terceiro Comando, expulsando o grupo do Parazão, que teria fugido para Rocinha e depois para Nordeste. Em seguida, a PM ocupou a favela de Acari por meses.
Naquele ano, as favelas do Rio começaram entender que deveriam se aliar alguma facção, e os meses de confrontos em Acari mostrou a necessidade de alianças na cidade.
Amizade do Jorge Luis com Uê
Jorge Luis também apareceu na mídia em julho de 94, apontado como um dos participantes da morte do Orlando Jogador dentro do Complexo do Alemão, em conjunto com bonde do Uê.
No sub-mundo do crime, a participação seria para mandar um recado para o Comando Vermelho na época, por terem apoiado o golpe que o Parazão aplicou em Acari. Mas para sociedade, se tornou um dos chefões mais procurados da cidade, somando a autoria das invasões em Acari com essa morte do chefão do Complexo do Alemão.
Jorge Luis e Jair Bolsonaro
Em 95 o Jorge Luis voltou aparecer na mídia, e de outra forma inusitada. Na época, o então deputado federal, Jair Bolsonaro, foi assaltado na altura da favela do Jacarezinho. Roubaram sua moto honda Sahara 350 e uma pistola Glock.
A polícia fez 3 dias de buscas e não acharam nada. Entretanto, a moto e a pistola estava em Acari. Sabendo que poderia dar repercussão pra favela e atrapalhar o seu negócio, o Jorge Luis ordenou que devolvessem tudo que foi roubado do deputado bolsonaro.
Intermediou com um líder comunitário e policiais que agiam em Acari. Combinaram o dia e o local, e tudo foi devolvido. Virou capa de jornal esse caso na época.
Fim do Jorge Luis
Até que o fim do Jorge Luis de Acari chegou em 6 de março de 96. Bastante procurado no rio de janeiro, teria fugido para se esconder na Bahia, nordeste Brasileiro. Na época, roubos de banco e sequestros eram patrocinados pelo bando do Jorge Luis, virando alvo da Divisão anti sequestro.
Era um crime que estava na moda nos anos 90. Jorge Luis estava numa casa luxuosa no condomínio em Itapoã. Os detetives já estavam com a informação do seu esconderijo e efetuaram a prisão. Ele estava na casa com duas mulheres, e ficou surpreso com a captura.
Voltou de avião escoltado pela polícia Civil, e os agentes relatavam que ele estava deprimido. No dia seguinte, foi colocado numa cela individual com portas blindadas. Jorge Luis fez um laço de marinheiro em seu pescoço e tirou a sua própria vida dentro da cela.
O Diretor do ICE, confirmou que pela posição, indicava que ele se matou mesmo, e corpo não apresentava marcas de tortura ou luta corporal.
Leia Também: Quem foi o Linho?. Um dos fundadores da facção Amigos dos Amigos
Sua esposa, a Márcia, na época revelou que o Jorge Luis tinha sido preso 3 vezes, mas foi extorquido e perdeu dinheiro para os corruptos. E que também vivia deprimido, e tentou tirar a própria vida 3 vezes.
Estranhamente, em 8 de março de 96, dois dias após a morte do Jorge Luis, a sua esposa, a Márcia, e a sua sogra, foram encontradas mortas a tiros num matagal na Via Dutra no KM 178, na altura de Nova Iguaçu.
Na época, a polícia acreditava que a viúva do Jorge Luis teria assumido o controle do tráfico em Acari, e a sua morte, teria sido uma disputa interna dentro da própria comunidade na zona norte.
Essa foi a história contada do início ao fim do conhecido "Jorge Luis de Acari", que ficou conhecido e bastante procurado na comunidade de Acari nos anos 90, e que teria colocado o Terceiro Comando na comunidade.
A favela de Acari é bem famosa, e você pode aprofundar lendo o livro " As cores de Acari, uma favela Carioca", escrito por Marcos Alvito.
Podia fazer uma matéria dessas sobre o Robinho ravengar do CV era dono de várias favelas na zona oeste
ResponderExcluirACARI JA FOI CV ALGUMA VEZ ?
ResponderExcluirNao
Excluirna verdade , Acari ja foi sim , do comando vermelho até 94 quando houve a morte de orlando da conceição , o orlando jogador , o chefe nesta época era o si de Acari que foi preso e apareceu enforcado na cela da cadeia , papo de cria e não de empolgado!
ExcluirMas Cy de acari não era terceiro ?
ExcluirTá maluco ci mataram ele na pista falar que já foi cv mentira sou cria não sou criado
ExcluirO " CY" de acari era membro da falange vermelha e dps, CV...
ExcluirQuanto a matéria, o pó mais puro dos anos 90 era vendido no Andaraí na gestão do Gilson da 12 enquanto que o Acari era referência na venda de MACONHA.
Pó famoso do Acari é aquele mulher do bravo de 20, nas cadeias de seguro os cara vende aquele pó a 50
ExcluirJL era um grande patrão, lembro que ele gostava de aparecer no bar do Baygon e pegar uma capa de disco e colocar um caracol pra geral cheirar. Muitos ficavam loucos, pois era cocaina pura. Parazao e ele eram muitos amigos, lembro que parazao gostava de dar um teco na unha. A galera do descuido de Niterói levou as primeiras bicicletas para o Acari, os olheiros passariam a monitorar a favela de bicicleta. Foram muitas histórias no Acari. Sargento Pirassol era o terror do Acari. Era o Bonde do Coronel Laranjeiras.
ResponderExcluirPprt cheguei marcar tividade pro gerebel de bicicleta kkk nessa época aí
ExcluirBela merda de vida.
ResponderExcluirmelhor que a sua que vc esta vivendo
ExcluirUé, então seja igual a ele, porra.
ExcluirNa epoca desses cara as favelad nem tinham crack, eraa muito menos pula pula, trafiacante trocando de facção sempre teve mais nao era igual hj os cara pulando depois de toma um pau pq derramo 100 ou 200 reais nao, antigamente pra um cara troca de facção era papo de guerra msm, hj em dia os cara pula e despula por causa de carguinha de crack ou ate pó msm
ResponderExcluirEsse que dizem ter sido assassinado pela família de milicianos do Mito ?
ResponderExcluirO tráfico antigamente era assim estilo Hoob Hood, os bandidos eram assistencialistas não tinham desrespeito. Agora está tudo mudado mas ainda tem favelas tranquilas: acari e uma delas, vintém tb ...
ResponderExcluirEntão vai morar lá.
ExcluirVintém vende crack, muito crackudo ladrão de marmita perambulando por padre Miguel e realengo, acari não vende crack apesar de outras favelas q são tcp vender.
ExcluirGslinho,tequinho e maquininha tudo suave na vk
ExcluirEsse foi o terror do CV demorou a virar terceiro quando sofreu a covardia do parazão mas quando virou também mano botou para quebrar foi no complexo do alemão matou o jogador terceirizou toda a sua área em volta ali de Acari Jorge turco faz quem quer parque Colúmbia é Pedreira lagartixa Chapadão é até as áreas ali congonha cajueiro valor era aliado dele o cara era o bicho ajudou os cara da Tijuca tomaram a formiga fizeram na época o QG do comando vermelho era o borel eles formaram um bonde Zacarias entraram no Borel arrebentaram tudo b****** do Borel correram para dentro do Carrefour do outro lado da conde de Bonfim em Santa Cruz o cara terceirizou a p**** toda também aço Cesarão três Pontes João 23 o cara tocou o terror e muito lugar mano era o terror do CV nego peidava para ele .
ResponderExcluirJorge era bandido da Antiga, esses Roncas antigos eram diferenciados dos de hoje dm dia.. se ele estivesse vivo mesmo que preso, muita coisa seria diferente. Ele peitou o borel, um dos Morros mas considerados vermelhos, aliado de vários morros casca grossa como Rocinha, Manga etc.. chapadao acho que seria terceiro até hoje se ele estivesse vivo e até a Pedreira seria 1Potência!
ExcluirPulou mais de 10 bandidos da mineira para o fallet
ResponderExcluirLevaram varios fuzil e granada e muita munição
Aquele cara de minas que ta investindo la ta boladao com esses caras.
Nao passa confiança nenhuma
Tudo falso brabo do sao carlos
Cheiradão kkkkkkkkkkkkk, os amigos que foi no querosene, os alemão nasceu de novo a troia tava armada mais se jogaram numa casa não foi o dia deles , mais na próxima é Vapooooo, Próxima estação quem sabe sabe kkkkkkk
ExcluirMorro hoje tem que ser um cara diferenciado mano tem que saber conquistar os seus subordinadas só bota os moleque na furada p**** não bota 10 moto roubada no morro para menosada para os cria marolar durante a semana no fim de semana não faz um churrasquinho uma vez por mês tomar cervejinha comer uma carne p**** ai nego pula mesmo não vê benefício nenhum entendeu mano tem que saber incentivar a molecada ao invés de 10 pular para o outro lado ia ser o contrário 10 que não eram bandidos iriam virar porque ia ver que a parada tá maneira o clima tá bom tá suave entendeu uma vez no mês tem um churrasquinho uma cervejinha de graça os cria p**** tem 10 motinha roubada na favela para galera baguear com os menor gosta de dar uma marolada de moto mas p**** os cara só quer botar dinheiro no bolso e deixar os cria se f****
ResponderExcluirchurrasquinho e 10 motinha é meu piru. seu cracudo. vai lá da o cu e morrer pelo teu chefe por causa do teu churrasquinho e 10 motinha. Nego quer dinheiro no bolso. Churrasquinho quem faz é a puta da tua mãe pra ter 10 pica fiel naquele cu
ResponderExcluir