Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Escadinha. Um dos fundadores da Falange Vermelha e do ADA

José Carlos dos Reis Encina, ou mais conhecido como "Escadinha". Lendário narcotraficante dos anos 80 e 90, que ficou marcado na história com as suas fugas espetaculares e sua marca no conhecido Morro do Juramento.  


Início do Escadinha no Crime


Escadinha como era conhecido, era conhecido como "bom malandro", gíria dos anos 70. Iniciou sua vida de crimes no Morro do Juramento em Vicente de Carvalho, a sua terra natal. Em 74 foi preso pela primeira vez. Tinha 19 anos apenas, e foi detido quando subia uma favela em Piedade. Foi condenado á pagar uma multa e foi liberado.  Já atuando como traficante de entorpecentes, foi preso em 1976 e levado para Ilha Grande. 



Em 79, após uma confusão dentro do presídio da Ilha Grande, ele participou da fundação da facção "Falange Vermelha", posteriormente virando o conhecido Comando Vermelho. Saiu da cadeia, mas em 80 foi preso novamente por tráfico e já considerado chefão do Juramento. Em 82 o Escadinha chefiava assaltos a bancos e o tráfico, e foi preso novamente e foi denunciado por assassinato.


Primeira fuga cinematográfica do Escadinha


Condenado á 30 anos de prisão, em 85 aconteceu sua primeira fuga cinematográfica e histórica. Seu parceiro e chefão da Falange, o Gordo, alugou um helicóptero e forçou o piloto a pousa no presídio da Ilha Grande. Escadinha estava no momento de visitação no pátio, e estava fora dos muros do presídio por um passe ganho pelos guardas.



Prática comum na época, porque o presidio da Ilha Grande ficava isolado e sem urbanização.  E assim com o Helicóptero sequestrado, o Gordo pousou num clarão que tinha ao lado do presídio, e o Escadinha e sua mulher entraram correndo e fugiram da Ilha grande.


Na época, esse resgate ganhou repercussão nacional e o Juramento virou o foco da polícia e o perigo da Falange Vermelha ficou conhecida no Brasil.  No Juramento, para comemorar sua saída, houve festas de samba, e o Escadinha contratou o sambista Bezerra da Silva para fazer a festa. Os dois eram amigos de tempos no Juramento.


No entanto, em 86 o Escadinha voltou a ser preso. Numa operação no Juramento, ele conseguiu escapar, mas estava ferido. Foi encontrado no hospital por causa de dois tiros que tomou da PM.


Segunda Fuga do Escadinha


Já no Presídio Frei Caneca, houve um novo plano de resgate em 87. Os traficantes Meio Quilo e Gordo foram os responsáveis. Se passaram por fotógrafos e novamente sequestraram um helicóptero. Pousaram na Caixa D'água do Pavilhão, mas os guardas estavam atento e uma intensa troca de tiros aconteceu. O helicóptero caiu, o piloto faleceu, e seus comparsas também. Meio Quilo caiu de uma altura de 10 metros quando se penduravam no helicóptero.



Escadinha foi transferido para o presídio Lemos de Brito, e por lá ficou até o fim da sua vida. Mas antes, apadrinhou o traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, e entregou as bocas do Morro do Juramento e seus fornecedores. Ambos eram Comando Vermelho ainda.


Escadinha foi padrinho do Uê na formação do ADA


Após o golpe do Uê em 94, matando o Orlando Jogador, em seguida trocando de facção. O Escadinha se manteve neutro, mas debaixo dos panos, foi um dos apoiadores da nova facção na época ,o Amigos dos Amigos. Como fundador da Falange e do CV, o Escadinha também não se dava bem com a nova liderança que a facção estava formando, pois os antigos foram falecendo com tempo.


Morte do Escadinha fora do crime


Fora do crime, o fim do Escadinha foi em 2004. Ainda preso no Instituto penal Plácido de Sá Carvalho, em Bangu. Saiu para trabalhar como benefício que tinha. Na Avenida Brasil, na altura de Padre Miguel, o carro que dirigia foi metralhado por tiros de fuzil. Escadinha e seu amigo, o Wanderley, morreram na hora. Até hoje a polícia não conseguiu esclarecer a autoria dessas mortes.




Comentários

  1. Esse se tornou uma lenda no mundo do crime! Ele tinha contatos tb no jogo do bicho. Chegou a participar de corrida de cavalos nos bairros dd Cascadura, ia pra Abolição enfim são relatos que contam!

    ResponderExcluir
  2. Escadinha foi morto porque quando saiu da cadeia não quis assumir o juramento...

    O escadinha nunca foi pra ala dos ADA... sempre permaneceu no CV...

    Até hoje o porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai daí pau no cu
      CV da minha pik
      Se ele estava preso no Sá Carvalho
      Na época cadeia de TCP
      VTNC Comédia
      Genro do Escadinha mesmo deu vários botes nele
      O Menor do Jardim do Ipê
      Mas já foi pro krl tbm

      Excluir
    2. Quem mandou matar o escadinha foi o Celsinho

      Excluir
  3. Ingressou no Ada mesmo no começo, tem até um relato de uma invasão de cela feita por ele, uê, Celsinho e Sérgio ratazana do cerro corá que também fechou no Ada, invadiram a cela que tava o nai da mineira, mataram um comparsa do nai que era da mineira também e encheram o nai de tiro, dizem que o nai teve muita sorte, pois perdeu muito sangue

    A morte dele já ouvi dizer que foram próprios integrantes do Ada, pra ser mais preciso, tinha dedo do gangan, mas não sei o fundamento disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nai ainda tá preso ou já morreu ?

      Excluir
    2. Morreu ainda não, tá preso ainda se não me engano, é dono de algumas favelas em Niterói, uma delas é a Otto se não me engano, e acho que investiu na expulsão do tcp em Niterói.

      Excluir
  4. Posta coisa que dá comentário quem gosta de morte e caixão, cemitério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué meu parceiro, o cara tem que movimentar o blog dele com algum conteúdo, quer que fique postando o que ? Entra e sai de traficante e miliciano das comunidades de jpa ? Guerra lá na roça na pqp ? Nada acontecendo entre as facções na cidade do rio de janeiro.

      Tem que postar coisa pra ficar aquele doente torcedor do tcp falando de ministro, governador, chorando o dia todo, pra torcedor do CV ficar falando de batalhão e blá blá bla ? Ninguémm aguenta mais rsrs

      Excluir
    2. Porra mano 21:06 O posta bosta e chatao mesmo..
      Nao da um papo na lógica..
      Antigo zumbi dos palmares..

      Excluir
  5. Verdadeiro fundador dos amigos dos amigos

    ResponderExcluir
  6. Nião importa, ninguém liga, não faz falta nenhuma.

    ResponderExcluir
  7. E hoje em dia o juramento virou uma estica da penha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as facções que param ali hoje em dia tratam como estica, não sei qual é o problema desse morro, maior morrão, era pra ser maior qgzão mas o bglh ali não vai pra frente de jeito nenhum.

      Excluir
    2. fato existe algumas comunidades q realmente desde seus originais donos morrem não vai para frente mesmo com a mudança de facção: juramento, a Deus, Jorge turco , c Alta tem outras mas e realmente juramento um morro que cobre uma gigante e ainda pega partes ali do asfalto ao seu redor mais não vai para frente

      Excluir
    3. Zona sul é nós

      Cidade Alta parece que fizeram um projeto para derrubar o comando vermelho lá e juntaram o útil ao agradável

      *Mataram um policial do 16 em olaria, um dos fatores que fez a comunidade não ter mais paz e nem rolar baile na época do CV

      *Um x9 fez uma gravação e explanou geral da boca com vários vídeos e mandou pra Record, a partir dali foi questão de tempo o declínio

      * o Rato deixou a comunidade nas mãos erradas, acabaram com o império do cara ali, mandou matar o tapinha em uma decisão precipitada e foi pela cabeça de vacilão, ficou na mão do baratão que pouco a pouco foi jogando vários de bola até acontecer o que aconteceu.

      *A comunidade era dividida com aquele pela saco do negão Arilson, o bonde do rato e do Arilson entravam em atrito direto, até porrada rolava entre os 2 bondes

      Por fim, se o Rato tivesse na pista eu duvido que perderia a alta, mas deixou na mão das pessoas erradas, bagulho doido.

      Excluir
    4. Tantos policiais já foram mortos em tantas favelas diferentes e msm assim o tráfico continua rolando normalmente, jacaré, manguinhos e senador camara sao exemplos disso

      Excluir
    5. Anônimo 16:02

      Mas quem disse que o tráfico acabou ?

      Excluir
    6. Só acaba pra quem morre

      Excluir
  8. Esse aí era vagabundo nato. Diferente desses menor empolgado de hj em dia

    ResponderExcluir
  9. Morreu tarde quem gosta de vagabundos ninguém apenas os viciados de merda breve vai morrer o tal do urso pq tiriça já tá fudido depois vai morrer o lacoste peixão pq já passou da hora desses caras ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se fuder seu bosta

      Excluir
    2. Esses morrerão e outros virão na continuação, nada vai mudar e vida que segue.

      Excluir
    3. Vai morre todos esses ai , e vai aparece outros mais perigoso e mais sangrento , o crime nunca acaba , ja dizia o coroa do manguinho , vai morre policia vai morre bandido e o crime nao vai acaba ..

      Excluir
    4. Pra ser sincero em um país como o Brasil a tendência é a criminalidade aumentar com o passar do tempo, enquanto países como Suécia e Noruega fecham presídios por falta de presos, qualidade na educação e muito mais oportunidades de trabalho o Brasil faz o contrário, não é atoa q o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo

      Excluir
  10. Meu pai era amigo pessoal do escadinha, no final da sua vida ficavam cheirando pó e falando sobre o crime... Eu viajava na época tinha 12 anos. Hoje tenho 29, já agarrei 8 anos no sistema, agora não quero mais saber de crime.. quero pode me ressocializar, fiz faculdade lá dentro, se Deus quiser ano que vem eu vou passar na OAB.

    ResponderExcluir
  11. Então Escadinha fundou o ADA no Presídio?Como após a morte do jogador ele era simpatizante do Ada sendo que o mesmo nem existia?Como ele ajudou a fundar a falange vermelha em 79,se a mesma foi fundada em 69?Ele morreu em qual mês de 2004?Se foi a mando do Gangan, só pode ter sido antes de Outubro,pois o mesmo morreu no dia das crianças?Ele era ladrão junto com o Beira Mar,por que iria trocar de facção?Plácido Sá era qual facção,?Faz uma história sobre a guerra de facção nos presídios cariocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

TCP da Serrinha tentou invadir o Cajueiro e braço direito do Lacoste foi baleado

Traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) tentaram invadir o Morro do Cajueiro (CV) e tiveram baixas nessa missão para responder as últimas perdas promovidas pelos rivais do Comando Vermelho. Os bondes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, foram de bonde pra dentro do Cajueiro (CV), liderados pelo traficante conhecido como Coelhão, apontado como frente das comunidades da Fazenda (TCP) e Morro do Fubá (TCP) e Cascadura. Por conta do tiroteio promovido pelo TCP dentro do Cajueiro (CV) os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados para acabar com os confrontos. No tiroteio, segundo informações, conseguiram balear o chefão Coelhão. Para retornar pro Complexo da Serrinha (TCP) os seus homens confrontaram os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) e um soldado foi abatido. Segundo relatos, o Coelhão estaria baleado dentro do Morro da Fazenda (TCP) no Complexo da Serrinha e o estado de saúde não foi relatado. Um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto com policiais militare...

Traficantes da Serrinha mandam toque de recolher pros moradores do Cajueiro

 Circula nas redes sociais que os traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, mandaram um toque de recolher para os moradores do Morro do Cajueiro (CV), na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o Lacoste da Serrinha (TCP) quer dar o troco dos últimos baques nos Morros do Fubá, e um prejuízo na hierarquia que tomaram na Favela da Malvina (TCP) em Irajá. No último baque, não conseguiram voltar com os "fuzis" da contenção do Cajueiro (CV) e perderam um soldado no tiroteio. Voltaram baleados os traficantes Coelhão e Maça, ambos liderança na hierarquia do Morro do Fubá (TCP) em Cascadura.

Comando Vermelho tentou invadir o Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro

Membros ligados ao Comando Vermelho, tentaram avançar na região do Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro, próximo da Avenida Cesário de Mello. Na entrada da comunidade, entrara em confronto com os Milicianos da área. O Tiroteio estendeu até o Vilar Carioca, e rapidamente os traficantes do CV fugiram da região. Os ataques em áreas Milicianas de Santa Cruz e Campo Grande, iniciaram após os Milicianos insatisfeitos de Antares pularem pro Comando Vermelho da zona oeste.

Miliciano mata comparsa e pula pro Comando Vermelho na zona oeste

 Segundo informações, um integrante da Milícia que atua no bairro de Santa Cruz, pulou para o Comando Vermelho que atua na zona oeste do Rio de Janeiro. Conhecido como "Doril", estaria negociando com os traficantes do "Bonde do RD". Para entrar no Comando Vermelho, ele executou um comparsa da Milícia no Antares, conhecido como "Sono Leve" e pulou, levando consigo um fuzil. Geralmente as facções aceitam "insatisfeitos" para somar nos "bondes de invasões".  O Grupo do RD participaram de invasões contra os Milicianos em Vargem, Inhoaíba e Jardim Catiri. Uma das missões do Comando Vermelho era retomar o controle das comunidades do Cesarão, Antares e Rodo no bairro de Santa Cruz na zona oeste.  Entretanto, existem relatos que desde a gestão do "Zinho", o CV possuí um acordo de "Paz" com os Milicianos de Santa Cruz. O acordo gerou a entrada do CV no Terreirão no Recreio, Fontella, César Maia e Coroado.

Novas Fotos do Peixão curtindo o seu Resort. Polícia encontra os Bunkers na Parada de Lucas

 Continua o cerco contra o Peixão e soldados dentro do Complexo de Israel (TCP), na zona norte do Rio de Janeiro. Os policiais do BOPE informaram a imprensa que encontraram pelo menos 2 Bunkers que seriam rotas de fuga do Peixão, além do seu "resort", que é local carimbado nas operações. No Balanço Geral, foram divulgadas novas fotos do Peixão dentro do Resort, imóvel que foi destruído pelas autoridades nesta terça-feira (11).

A criminalidade da Vila Aliança estaria sendo comprada por um chefe do TCP

Segundo informações que correm nos bairros de Senador Camará e Bangu na zona oeste, a hierarquia poderá mudar em breve dentro do tráfico na Vila Aliança, em Bangu. Segundo relatos, o chefão do Complexo da Coréia (TCP) o 31, estaria negociando para assumir o controle total das atividades ilegais da Vila Aliança (TCP) em Bangu, e vizinhos. Atualmente a liderança da Vila Aliança é "familiar", e o dono estaria se retirando da criminalidade de vez, entregando para os possíveis sucessores e vendendo grande parte para o chefe de Senador Camará. Sem confirmação quando irá acontecer no momento, mas a negociação estaria acontecendo há meses.

Fornecedor de Peixão: armeiro do tráfico importava armamento pesado da China e do Paraguai"

Armeiro, o Deus, foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de ser o armeiro de Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, um dos traficantes mais procurados do Rio. Segundo as investigações, ele era responsável por adquirir e importar equipamentos como bloqueadores de sinais, drones lançadores de granadas e diversas armas.  Deus negociava os armamentos por meio de um aplicativo de mensagens, utilizando um número com o codinome "Deus" para tratar diretamente com vendedores da China e do Paraguai. Em dezembro de 2023, ele demonstrou interesse na compra de três bloqueadores de sinal por semana, equipamento proibido pela Anatel, sendo informado de que cada unidade custava US$ 168, incluindo envio.  Em junho de 2024, enviou uma conversa a Peixão sobre a compra de fuzis no Paraguai, afirmando que buscaria os equipamentos pessoalmente. Ele também negociava bloqueadores de sinal antidrone com um fornecedor chinês e mencionou ter vários clientes interessados. Durante as ...

Homens do Complexo de Israel tomaram comunidade do Comando Vermelho em Nova Iguaçu

 Os traficantes do Buraco do Boi (TCP) em Nova Iguaçu, aumentaram os domínios do "Complexo de Israel" na cidade, na Baixada Fluminense. Na última semana, os homens do Buraco do Boi (TCP) com reforços dos comparsas da Aymoré e Inferninho (TCP) , expulsaram os rivais do CV da comunidade do Morro da Bacia, no Parque Ambaí. Segundo informações, tomaram na semana passada e até o momento o CV não fez movimentação pra retomar.  Por outro lado, os homens do Complexo de Israel aumentaram os reforços e os soldados pra assegurar a comunidade.

Policia prende os frentes do Morro da Lagartixa e Terra Nostra dentro do Complexo da Pedreira

 Nesta manhã de sábado (22) os policiais do 41º BPM (Irajá) realizaram prisões que pode afetar na hierarquia dentro do Complexo da Pedreira (TCP) , em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante ação dentro do Complexo da Pedreira, conseguiram prender os traficantes conhecidos como "Cria" e "Mini", apontado como liderança do Terceiro Comando Puro. Cria seria um dos responsáveis do TCP dentro dos Morros da Lagartixa (TCP) e Pedreira (TCP). O Mini, seria frente do tráfico na comunidade da Terra Nostra (TCP) em Barros Filho. Foram apreendidos 3 fuzis de grosso calibre. Líderes do tráfico de drogas foram presos pelo #41BPM na Pavuna, no Complexo da Pedreira. Um deles, conhecido como Cria, é apontado como responsável pelas comunidades da Lagartixa e Pedreira, enquanto o outro, identificado como Mini, é chefe da comunidade Terra Nostra. pic.twitter.com/RiwQwEr4nL — @pmerj (@PMERJ) March 22, 2025

2 Integrantes do TCP caíram em armadilha e foram atraídos pro Morro do Juramento

 Dois traficantes e integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), foram executados, após uma armadilha realizada pelos rivais do Comando Vermelho em Vicente de Carvalho, na zona norte. Segundo informações, conhecidos pelos apelidos de Gui e Honda, foram atraídos por um plano de "falsa mulher", realizado pelos rivais do Comando Vermelho. Ambos participavam do tráfico na Favela da Malvinas (TCP) em Irajá. Marcaram encontro com uma suposta mulher de internet. Quando chegaram ao local, era uma armadilha dos traficantes do Juramento (CV) e foram executados em Vicente de Carvalho. A criminalidade na Favela da Malvinas (TCP) é patrocinada pelo chefe do Morro da Serrinha (TCP) , o Lacoste, e gerenciada por um dos seus homens, conhecido como Zeca da Serrinha.