Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Robertinho de Lucas. Chefe antigo do Terceiro Comando

José Roberto da Silva Filho, ou conhecido como "Robertinho de Lucas". Lendário narco traficante que existiu no Rio de Janeiro nos anos 90, e conhecidíssimo por chefiar a Parada de Lucas e ser um dos bandidos mais procurados do Rio nos anos 90, pertencente ao Terceiro Comando. 


Início do Robertinho de Lucas no crime


Robertinho de Lucas como era conhecido, começou a trabalhar normalmente aos 14 anos como carregador, mas foi seduzido aos 21 anos pelo crime quando começou a furtar. Nos 3 anos no presídio Esmeraldino Bandeira, aprendeu a profissão de "Pintor". Solto, trabalhou como estivador e ganhou 2 vezes na Loteria em 93 e 94. 


Foto: William de Moura/9.1.1997


Sua vida criminosa começou na Parada de Lucas, e segundo investigações da época, como era bastante inteligente e com a cabeça de empreendedor. Subiu rápido na hierarquia e assumiu a comunidade do Duda, antigo chefão. 


Como chefão de Lucas, ele não só fazia as atividades convencionais, como comprar, vender e distribuir drogas, bem como, comprava e vendia imóveis, e alugava dezenas para os moradores. Tinha comércios dentro e fora da comunidade.


Pra polícia o Robertinho era um problema. Muito inteligente e articulado, nos anos 90, era bem difícil investigar seus passos e provar seus crimes na Parada de Lucas, mas todos sabiam do seu poder. Ele sempre utilizava documentos falsos e até imposto de renda declarava, para despistar os passos da polícia.


A Parada de Lucas era integrante do Terceiro Comando, e mesmo com o Vigário Geral sendo Comando Vermelho, na gestão do Robertinho existia pouca rivalidade. A mentalidade do Robertinho era apenas de ganhar dinheiro e aumentar seu patrimônio e não ser visto pela polícia.


Primeira prisão do Robertinho de Lucas


Em 97, Foi preso na rodoviária pela polícia civil, enquanto aguardava um ônibus. Tinha feito implante de cabelo e correção plástica no rosto, mas os agentes conseguiram reconhecer com fotos.

Robertinho de Lucas Foto: Divulgação


Ele estava morando em Acaraju no Sergipe, tinha comércios na cidade, mas comandava de longe a Parada de Lucas, enviando ordens para seus frentes. Segundo o delegado Hélio Luz, na época, o Robertinho era um dos mais procurados do Rio de Janeiro. Ele foi condenado a 16 anos de prisão.


Em 2002 sua acusação foi anulada pelo STJ, e ele negou a participação no tráfico. Na cadeia, ele foi acusado de chefiar uma tentativa de resgate de 14 presos na Polinter em 2001, e também por chefiar uma invasão em Vigário Geral.


Solto, foi preso novamente no Campinho em Campo Grande, na zona oeste do Rio. Foi reconhecido pela polícia, mas tentou passar batido com uma carteira de perito judicial. A polícia investigava que o Robertinho estava lavando o dinheiro das bocas da Parada de Lucas.


Morte do Robertinho de Lucas


Sua morte foi em 2005. Morando em Araruama na Região dos Lagos e afastado do tráfico de drogas e da liderança da Parada de Lucas, o Robertinho foi morto quando passeava com a sua filha e o filho do seu caseiro.


Uma Kombi Branca e um Palio vermelho chegou até ele, colocou dentro do carro, mas deixaram as crianças ilesas no local. O carro do Robertinho, um corsa Branco, foi encontrado no Engenho Grande. Seu corpo foi encontrado 2 dias depois na Estrada do Engenho Grande, enterrado e com marcas de tiros na nuca e sem sinal de tortura. Os advogados e a família disseram que ele não recebia ameaças.


Robertinho tinha entregado seu posto de chefe na Parada de Lucas faz anos. Seria a tal aposentadoria que ele tanto queria. Entretanto, na sua gestão ele criou inimigos que com o tempo, foram crescendo na hierarquia da Parada de Lucas. 


Sucessão do Robertinho em Parada de Lucas


Segundo boatos, que um dos sucessores do Robertinho, o Falcão, tinha ódio dele, porque o Robertinho teria autorizado a executar familiares do Falcão que também eram traficantes. Quando o Falcão assumiu o cargo de número 1, tratou de armar a sua vingança.  Esses boatos foi investigado pela polícia na época, mas nunca foi encontrado os reais autores da morte do Robertinho.



Comentários

  1. A única coisa que eu tenho certeza é que se juntasse os cara inteligente do TC com os cara disposição do CV, garanto que hj poderia ter uma única facção contra o Estado e seria muito difícil bater de frente! Mas não existe paz no RJ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se juntar é o caramba, é cada um por si. 🔫🪓🗡

      Excluir
  2. Quem mato robertinho realmente foi falcão e eles fez isso pessoalmente, ele não mandou matar pq pra ele era algo bem pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa fez o cvj Marcinho Elias beira mar e outros, que quando teve o racha no CV por causa do ué mataram toda a cúpula do CV antiga,Denis da rocinha escadinha seu irmão, o gordo todos que fundaram o CV.e hoje quer mandar em todas outras favelas ,vários cv's forte que hoje tão fraquinho mangueira salgueiro turano as da zona Sul jacaré manguinhos Mandela Varginha no futuro tudo vai ser da penha e alemão,o famoso comando não comandado por isso fundaram o tc na época os que não aceitava que outros se metesse nas suas áreas .

      Excluir
    2. Pelo q fiquei sabendo quem mato escadinha foi o Gangan

      Excluir
    3. Misturou as coisas meu parceiro, Denis da rocinha morreu no início dos anos 2000 por entenderem que ele vacilou na cadeia em um desenrolado de fuga se não me engano, mas realmente era um cara que já não tinha mais a mesma moral e espaço dps da era do Marcinho, escadinha também morreu no início dos anos 2000 e nada indica que foi o comando vermelho que matou, muito pelo contrário, os suspeitos eram do Ada por algum desentendimento.

      As comunidades que você citou realmente hoje em dia não tem a mesma força de antigamente, mas a penha não tem nada a ver com isso, isso é problema do dono de cada uma delas, depois da era upp essas comunidades perderam muita força e quem suportou esse processo ficou bem na fita, uns estão sofrendo essa sequela até hoje mas estão voltando aos poucos, a própria penha não voltou do mesmo jeito, em poder bélico até voltou, mas hoje em dia a polícia faz operação lá e bagunça tudo

      Excluir
    4. Mataram todos não ....Isaías do Borel e vivo! Aliás ...ele tbm e um dos fundadores do CV ...e mal e citado.

      Excluir
    5. Essa sua fala nao bate , escadinha morreu mas antes de morre tinha virado ada
      A conta nao bate

      Excluir
  3. O verdadeiro robertinho foi preso em 97 msm mas não em sergipe e sim em recife, quem foi preso em Sergipe um ano antes foi o jacare q era braço direiro dele na epoca gerou uma confusão do krlh pq a policia confundiu com ele msm

    ResponderExcluir
  4. Quando falcão viro dono ele fez uma chacina na favela matando varios cara q era bandido da antiga fechamento de robertinho e isso com apoio da maioria dos cria da idade dele e os morador q já tinham odio de robertinho tmb ele ainda continuou sendo dono da vila aliança de bangu q na epoca era fraca em armamento era tipo uma filial de lucas diferente de hj mas foi por pouco tempo com apoio do tcp de camara q ja era bem pesado na epoca os cria da aliança deram golpe de estado no tcp de lucas na época geral penso q lucas ia vira ada ate pq os cara de lucas era fechamento dos cara do sao carlos na epoca mas no final eles si mantiveram no tcp msm mas ficaram bem isolados com exceção do acari evitavam frequentar outras áreas de tcp ficaram assim por quase dois anos ate em meados de 2007 ter o desenrolado pra guerra de vigario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2007 ficou acertado q os tcp da zona oeste iam ajudar o tcp de lucas a tomar vigario sem ganhar nada em troca pra botar um ponto final nessa rixa entre lucas e camara, de 2005 ate 2007 os tcp de lucas ficaram bem isolados do resto do tcp msm eles so frequentavam baile no acari e amarelinho e so deixavam os tcp dessas areas entra la tmb

      Excluir
  5. Primeira vez que Robertinho foi preso foi na Favela do Aço em Sta Cruz, ele ainda não era o dono de P. Lucas, o dono era o Duda que ainda estava vivo, o Robertinho só era assaltante nessa época.

    ResponderExcluir
  6. isso não é nem 10% da história dele, e ele não era apenas chefe de Lucas,
    ele também era chefe de todas comunidades do TC na zona oeste (Batan, Vila Catiri, Vila Aliança, Fazenda Coqueiros (hoje Cpx da Coreia), Jardim Maravilha, Vilar Carioca, Conjunto Campinho, Conjunto Palmares, Conjunto Manguariba, Conjunto Jesuítas)

    Duque de Caxias ele tinha Parada Angélica, Santa Lúcia, Imbariê, Vila Sapê, Barro Branco, Parque Paulista e Santa Cruz da Serra.
    Em Belford Roxo ele tinha o Parque São José, Parque Santa Tereza e o Bom Pastor.

    Em Nova Iguaçu ele tinha Austin, Rosa dos Ventos, Ambai e Figueira

    Em Paracambi ele tinha Lages

    No tempo de neutro, O cara era matuto e havia formado um império antes mesmo de se aliar à outros para fundar o TC (só entrou nessa porque tava perdendo tudo pro CV)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coréia de camara pelo q sei quando viro tc era do robinho pinga msm dono do rebu, na epoca q rebu era cv coreia nem tinha boca, era pouca casa e morador a maior parte da favela era só matagal nessa epoca mas bem dizendo a favela tmb era cv pq de um lado ficava o rebu q na epoca era cv e do outro lado a vk q sempre foi cv, a coreia servia como passagem dos cara atravessa de uma favela pra outra, depois q robinho tomo rebu ele puxo pra coreia e começou a bota as bocas de tc pra gira la tmb, em pouco tempo ele conseguiu ritmar a coreia e encheu la de bico, lembro legal final dos anos 90 e começo dos anos 2000 coreia de camara era uma das favelas mais bem armada do rio, sapo de camara, snt André, 48 e sandá era tudo cv nessa epoca, os cara do cv passava mal ali

      Excluir
  7. e outra: a morte do Robertinho não teve nada a ver com o Falcão ou qualquer outro bandido de Lucas, teve haver com o acordo que ele fez com a polícia para entregar a rede de fornecimento de armas e drogas da qual ele fez parte

    ResponderExcluir
  8. Sou cria da Favela de Lucas, Robertinho era realmente diferenciado na sua época, só perdia pra Acari em vendas de drogas, era a segunda favela que mais vendia no Rio de Janeiro, mais era um carniceiro matou muito bandido do seu bando, favela vendia muito então a rapaziada se empolgada, também mandava matar por qualquer motivo até fofoca mal apurada ele mandava quebrar, cometeu muita injustiça, tinha umas 10 mulheres ou mais na favela, deixou vários filhos, naquela época a grana ficava circulando na favela mesmo o comercio vendia muito, bandidagem ganhava bem. Depois que foi preso em Bangu 1, ficava mudando toda hora o frente da Favela, quando via que o frente tava crescendo ele mandava matar, foi assim com vários, perdeu todos os imoveis que comprou fora da favela pra poliçada. Quando chegou a vez do Furica/Falcão assumir a história mudou o Furica foi o cara que fazia a lenha em Vigário era pura disposição, por ser assim trouxe os novos bandidos pro seu lado e não devolveu a Favela pro Robertinho, que já estava solto, um dos irmão do Furica quando era bandido foi morto por ondem do Robertinho, Furica ainda era adolescente, a mãe do Furica fica falando isto na Favela, que foi os próprios bandidos de Lucas que mataram o filho dela, naquela época como eu disse anteriormente ele matava muito bandido do próprio bando, ai Robertinho também matou a mãe do Furica.
    Furica cresceu virou bandido e quando chegou sua vez de assumir, tomou a favela pra ele e também matou o Robertinho pra se vingar da morte da sua mãe.
    Foram lá em Araruama e o mataram, achou que podia viver como um simples mortal, fez muita familia chorar.

    ResponderExcluir
  9. Furica matou ele mesmo. A Dega mãe do Falcão foi morta pro que estava de x9 na delegacia da penha circular. Ela se revoltou com a morte do Edson. Edson entrou pra boca pra vingar a morte de seu irmão Tibuço, Tibuço era o irmão mais velho do Falcão que morreu na troca de tiros com a PM. Robertinho matou o Edson pq ele estava roubando o barracão de isolação. A Dega mãe do furi

    ResponderExcluir
  10. A Dega mãe do Furica(Falcão) ficou furiosa com a morte de seu filho Edson que entrou pra boca pra vingar a morte de seu irmão Tibuço. Ela passou a entregar os passos do Parrudo (Robertinho) pra civil. Ela tomou um tiro de escobeta na cara. E Robertinho disse que foi grupo de extermínio

    ResponderExcluir
  11. A tropa do Robertinho era muito pesada. 80% fechava com ele.

    Olha os caras:

    Canário (2° chefe
    Soldado
    Branco
    Nado
    Bebezão
    Jacaré
    Borracha
    Batata
    Mutinga
    Tião
    Pirrito
    Sapinho
    Guto Branco
    Pingo
    Seu Paulo
    Guto

    Isso somente alguns que eram conceituados. Ele deveria ter na época só de segurança uns 25 bandidos

    ResponderExcluir
  12. Não nasce mas bandidos como esses das antigas!

    ResponderExcluir
  13. "Solto, foi preso novamente".
    Aí jornalista, faltou escrever que : Preso, foi solto novamente. 👏👏👏👏 😃

    ResponderExcluir
  14. O Robertinho morreu perto de onde eu moro eu moro em Saquarema na divisa com Praia Seca araruama onde o Robertinho morreu mas na época da morte dele eu ainda morava no Rio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

TCP da Serrinha tentou invadir o Cajueiro e braço direito do Lacoste foi baleado

Traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) tentaram invadir o Morro do Cajueiro (CV) e tiveram baixas nessa missão para responder as últimas perdas promovidas pelos rivais do Comando Vermelho. Os bondes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, foram de bonde pra dentro do Cajueiro (CV), liderados pelo traficante conhecido como Coelhão, apontado como frente das comunidades da Fazenda (TCP) e Morro do Fubá (TCP) e Cascadura. Por conta do tiroteio promovido pelo TCP dentro do Cajueiro (CV) os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados para acabar com os confrontos. No tiroteio, segundo informações, conseguiram balear o chefão Coelhão. Para retornar pro Complexo da Serrinha (TCP) os seus homens confrontaram os Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) e um soldado foi abatido. Segundo relatos, o Coelhão estaria baleado dentro do Morro da Fazenda (TCP) no Complexo da Serrinha e o estado de saúde não foi relatado. Um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto com policiais militare...

Traficantes da Serrinha mandam toque de recolher pros moradores do Cajueiro

 Circula nas redes sociais que os traficantes do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, mandaram um toque de recolher para os moradores do Morro do Cajueiro (CV), na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o Lacoste da Serrinha (TCP) quer dar o troco dos últimos baques nos Morros do Fubá, e um prejuízo na hierarquia que tomaram na Favela da Malvina (TCP) em Irajá. No último baque, não conseguiram voltar com os "fuzis" da contenção do Cajueiro (CV) e perderam um soldado no tiroteio. Voltaram baleados os traficantes Coelhão e Maça, ambos liderança na hierarquia do Morro do Fubá (TCP) em Cascadura.

CV abateu 2 soldados do TCP em invasão ao Morro do Fubá em Cascadura

 Os traficantes do Comando Vermelho abateram dois rivais na invasão ao Morro do Fubá (TCP) , no bairro de Cascadura, na zona norte do Rio de Janeiro. Integrantes da "Equipe Caos", invadiram novamente os territórios pertencentes ao Morro do Fubá (TCP) na parte alta de mata. No confronto, conseguiram abater dois traficantes do Terceiro Comando Puro. Seria uma resposta aos dois baques que o TCP aplicou dentro do Morro do Urubu (CV) em Pilares. Baque aplicado pela "Equipe Messi", formada pelos "crias" do Urubu que hoje estão integrando ao Terceiro Comando Puro no bairro de Madureira. Você não vai acreditar no que tem aqui. Ou vai... e vai agradecer depois.” [Clica e confere] Os membros do CV foram até a "parte alta" entre os Morros do Fubá e Campinho (TCP), e celebraram mais uma vitória no baque, incitando palavras contra os chefões Coelhão e Lacoste, e também contra o criminoso conhecido como Rugal, apontado como homem de guerra do TCP no Morro do ...

Comando Vermelho tentou invadir o Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro

Membros ligados ao Comando Vermelho, tentaram avançar na região do Vilar Guanabara na zona oeste do Rio de Janeiro, próximo da Avenida Cesário de Mello. Na entrada da comunidade, entrara em confronto com os Milicianos da área. O Tiroteio estendeu até o Vilar Carioca, e rapidamente os traficantes do CV fugiram da região. Os ataques em áreas Milicianas de Santa Cruz e Campo Grande, iniciaram após os Milicianos insatisfeitos de Antares pularem pro Comando Vermelho da zona oeste.

Miliciano mata comparsa e pula pro Comando Vermelho na zona oeste

 Segundo informações, um integrante da Milícia que atua no bairro de Santa Cruz, pulou para o Comando Vermelho que atua na zona oeste do Rio de Janeiro. Conhecido como "Doril", estaria negociando com os traficantes do "Bonde do RD". Para entrar no Comando Vermelho, ele executou um comparsa da Milícia no Antares, conhecido como "Sono Leve" e pulou, levando consigo um fuzil. Geralmente as facções aceitam "insatisfeitos" para somar nos "bondes de invasões".  O Grupo do RD participaram de invasões contra os Milicianos em Vargem, Inhoaíba e Jardim Catiri. Uma das missões do Comando Vermelho era retomar o controle das comunidades do Cesarão, Antares e Rodo no bairro de Santa Cruz na zona oeste.  Entretanto, existem relatos que desde a gestão do "Zinho", o CV possuí um acordo de "Paz" com os Milicianos de Santa Cruz. O acordo gerou a entrada do CV no Terreirão no Recreio, Fontella, César Maia e Coroado.

A criminalidade da Vila Aliança estaria sendo comprada por um chefe do TCP

Segundo informações que correm nos bairros de Senador Camará e Bangu na zona oeste, a hierarquia poderá mudar em breve dentro do tráfico na Vila Aliança, em Bangu. Segundo relatos, o chefão do Complexo da Coréia (TCP) o 31, estaria negociando para assumir o controle total das atividades ilegais da Vila Aliança (TCP) em Bangu, e vizinhos. Atualmente a liderança da Vila Aliança é "familiar", e o dono estaria se retirando da criminalidade de vez, entregando para os possíveis sucessores e vendendo grande parte para o chefe de Senador Camará. Sem confirmação quando irá acontecer no momento, mas a negociação estaria acontecendo há meses.

Fornecedor de Peixão: armeiro do tráfico importava armamento pesado da China e do Paraguai"

Armeiro, o Deus, foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de ser o armeiro de Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, um dos traficantes mais procurados do Rio. Segundo as investigações, ele era responsável por adquirir e importar equipamentos como bloqueadores de sinais, drones lançadores de granadas e diversas armas.  Deus negociava os armamentos por meio de um aplicativo de mensagens, utilizando um número com o codinome "Deus" para tratar diretamente com vendedores da China e do Paraguai. Em dezembro de 2023, ele demonstrou interesse na compra de três bloqueadores de sinal por semana, equipamento proibido pela Anatel, sendo informado de que cada unidade custava US$ 168, incluindo envio.  Em junho de 2024, enviou uma conversa a Peixão sobre a compra de fuzis no Paraguai, afirmando que buscaria os equipamentos pessoalmente. Ele também negociava bloqueadores de sinal antidrone com um fornecedor chinês e mencionou ter vários clientes interessados. Durante as ...

Policia prende os frentes do Morro da Lagartixa e Terra Nostra dentro do Complexo da Pedreira

 Nesta manhã de sábado (22) os policiais do 41º BPM (Irajá) realizaram prisões que pode afetar na hierarquia dentro do Complexo da Pedreira (TCP) , em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante ação dentro do Complexo da Pedreira, conseguiram prender os traficantes conhecidos como "Cria" e "Mini", apontado como liderança do Terceiro Comando Puro. Cria seria um dos responsáveis do TCP dentro dos Morros da Lagartixa (TCP) e Pedreira (TCP). O Mini, seria frente do tráfico na comunidade da Terra Nostra (TCP) em Barros Filho. Foram apreendidos 3 fuzis de grosso calibre. Líderes do tráfico de drogas foram presos pelo #41BPM na Pavuna, no Complexo da Pedreira. Um deles, conhecido como Cria, é apontado como responsável pelas comunidades da Lagartixa e Pedreira, enquanto o outro, identificado como Mini, é chefe da comunidade Terra Nostra. pic.twitter.com/RiwQwEr4nL — @pmerj (@PMERJ) March 22, 2025

2 Integrantes do TCP caíram em armadilha e foram atraídos pro Morro do Juramento

 Dois traficantes e integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP), foram executados, após uma armadilha realizada pelos rivais do Comando Vermelho em Vicente de Carvalho, na zona norte. Segundo informações, conhecidos pelos apelidos de Gui e Honda, foram atraídos por um plano de "falsa mulher", realizado pelos rivais do Comando Vermelho. Ambos participavam do tráfico na Favela da Malvinas (TCP) em Irajá. Marcaram encontro com uma suposta mulher de internet. Quando chegaram ao local, era uma armadilha dos traficantes do Juramento (CV) e foram executados em Vicente de Carvalho. A criminalidade na Favela da Malvinas (TCP) é patrocinada pelo chefe do Morro da Serrinha (TCP) , o Lacoste, e gerenciada por um dos seus homens, conhecido como Zeca da Serrinha.

Policia prendeu Léo Barrão saindo da Grota pro Morro do Adeus no Complexo do Alemão

 Policiais da 60ª DP (Campos Elíseos) prenderam Leonardo Farinazo Pampuri, o Léo Barrão, de 49 anos, ex-chefe do tráfico na Vila Kennedy. A ação faz parte da Operação Contenção, que visa conter o avanço do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. Ele foi capturado na Estrada Itararé após sair da Favela da Grota, no Complexo do Alemão. Segundo a polícia, estava foragido havia nove anos e foi localizado após monitoramento. No momento da prisão, houve troca de tiros com traficantes. Com Léo Barrão, os agentes apreenderam uma pistola calibre .45 e uma moto clonada de 650 cilindradas. Durante anos, ele foi um dos principais líderes armados do Comando Vermelho. Atuava na Vila Kennedy e comandava disputas contra facções rivais.