Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Celsinho da Vintém. Um dos fundadores do ADA

Celso Luís Rodrigues, ou mais conhecido como Celso Russo, conhecido criminoso que agiu nos anos 90. Fundador da facção Amigos dos Amigos (ADA), e que foi poupado pelos chefes do CV na rebelião de Bangu 1, e homem que é considerado como "Rei" no bairro de Padre Miguel na zona oeste,  Neste vídeo iremos contar a história do Celsinho da Vintém, como popularmente é conhecido no Rio.


Início do Celsinho da Vintém


Celso Russo, como era conhecido no seu início de crime. Começou no crime praticando assaltos á cargas na Avenida Brasil, principal via no seu bairro, o Padre Miguel.  Ganhava a comunidade da Vila Vintém, distribuindo as cargas para os moradores. Sua ascensão no tráfico foi em meados de 90, quando virou líder na comunidade da Vila Vintém e Curral das Éguas. Na época, eram as duas do Comando Vermelho.



Celsinho da Vintém foi preso pela primeira vez em meados de 90, por roubos e formação de quadrilha. Ficou por 4 anos na máxima de Bangu 1, mas foi detido no presídio Milton Dias Moreira, e conseguiu escapar.  


De volta as ruas, Celsinho pegou uma época da ascensão dos Bicheiros e as primeiras Milícias da zona oeste. Como a Vila Vintém é praticamente um bairro dentro de Padre Miguel, e o Celsinho era muito querido no bairro inteiro, os Bicheiros tiveram que dá benção pra agir na área dele.  


Fugas do Celsinho da Vintém


Celsinho tinha muita influência na escola de Samba de Padre Miguel na época, portanto, essa relação uma hora iria acontecer. De acordo com investigações policiais da época, o Celso Russo não tinha relação com jogo do bicho, mas apenas cobrava dos Bicheiros para atuar na sua área sem retaliação.


Celsinho da Vintém foi recapturado em 96. Ele estava na Vila Vintém e foi recapturado pelos policiais da área. Numa operação bem arquitetada para que não houvesse fuga. Na época, o Celsinho ganhou até matérias na TV, por conta das suas ações na Vintém, além das fugas cinematográficas, se fingindo de Gari, pastor da Igreja e até disfarçado de Policial.  Mas nessa operação não teve jeito, e ele foi recapturado e levado novamente para presídio e Bangu 1, na segurança máxima.


Formação do ADA em Bangu


Dentro de Bangu 1, ele ficou junto com Uê na ala do "Terceiro Comando". O Uê foi capturado também em 96. Juntos, firmaram uma nova aliança no Rio de Janeiro, e convidaram os demais chefões do Terceiro Comando e insatisfeitos dentro do CV, e deram o nome de Amigos dos Amigos, ou ADA, como ficou conhecido. A saída  do Celsinho da Vintém do CV, foi sem retaliação. Entretanto, ele se aliar ao principal inimigo da sua antiga facção, fez ele ter inimigos dentro do CV.


Condenado a 18 anos de prisão, e detido em Bangu 1, o Celsinho armou sua segunda fuga. Ele foi transferido para o Hospital penitenciário Fábio Maciel, para extração de uma bala que ficou alojada no seu braço direito. Entretanto, a cirurgia não foi feita, e na madrugada de 21 de outubro de 98, ele saiu pela porta da frente vestido de policial militar.  


A Civil investigou o caso e afastaram 6 agentes penitenciários da época. Um agente foi preso, acusado de facilitar a fuga. Essa fuga, teria custado para o Celsinho a quantia de R$ 1 milhão.


Com Celsinho em liberdade, os bairros de Bangu, Padre Miguel e Realengo na zona oeste do Rio foram só festas e comemorações. Policial registrou festas nos clubes de Bangu e Padre Miguel, regado a cerveja e churrasco grátis. Foram semanas de bailes Funk exaltando o Celsinho e a facção ADA, além de fogos e tiros de traçante em comemoração. Na segunda-feira, o Celsinho ordenou a distribuição de 5 mil cestas básicas em Padre Miguel, além de brinquedos para as crianças.


De 98 a 2002, o Celsinho entrou na lista dos mais procurados da polícia. Ele era investigado por ter muitos informantes dentro da polícia, e investigavam que até policiais fora de serviço, faziam segurança dos seus familiares e eventos na Vintém, impossibilitando prender o Celsinho na comunidade.


Celsinho recapturado


Até que em 7 de maio de 2002 o Celsinho foi recapturado, num grande efetivo dos agentes da DRF na Vila Vintém.  Cercaram a casa do Celsinho estava dormindo. Os seguranças do Celsinho tinha afrouxado, e os agentes que investigavam o Celsinho por meses, aproveitaram e efetuaram a prisão.  Sem resistir e sempre calmo, o Celsinho se entregou. 


Mas os traficantes da Vintém, dispararam tiros em várias localidades, assustando os agentes, que temia um resgate ali mesmo. Levaram o Celsinho rapidamente pra Delegacia, sem ao menos revistar a sua casa.


Celsinho chegou na Delegacia com dezenas de jornalistas e um efetivo grande da polícia. Como era o maior traficante da época, comoveu muitas pessoas pro local.  Sempre calmo e brincalhão, entrou dando risada e conversando com os agentes e a imprensa. 


Pousou nas fotos sempre risonho e debochado. Falou pra imprensa que faturava 50 mil por semana com vendas de drogas, e que não gosta de atirar na polícia, preferi fugir, e que mandava só na Vintém e no Curral, e pra ele, tirava só 10 mil por semana, porque tinha muitos custos e funcionários pra pagar.   


Foi transferido novamente pra Bangu 1, com 30 policiais e 2 helicópteros pra escolta, porque era conhecido pelas fugas e por ter contato com a PM.


Rebelião de Bangu 1


Em outubro de 2002 aconteceu a famosa rebelião de Bangu 1, onde os líderes do CV invadiu a ala do ADA, e executaram o Uê e seus braços. Estranhamente pouparam a vida do Celsinho, alegando que a missão era só pegar o Uê. 


Quando acabou a rebelião o Uê foi procurado pela imprensa, e na entrevista, disse que foi poupado porque disse que os caras do CV queriam ouvir, e teve que fazer isso na hora pra sair vivo.  Entretanto, dizem que o Linho e o Uê não estavam se dando bem, e o Celsinho também estaria contra o Uê.  


Após a morte do Uê, o Linho assumiu o Morro do Adeus e expulsou a família do Uê, levantando fortes indícios que poderia ser verdade.


A trajetória do Celsinho no crime de 2002 até 2022, foi inteira dentro do presídio, acumulando processos por ser investigado como mandante dos crimes. Ainda no ADA, convencendo os chefes que ele não traiu ninguém e teve que sair vivo pra facção continuar. Continuou mandando na Vintém por intermédio de familiares e soldados, segundo a justiça.  O tráfico da Vintém dificilmente se metia em guerras por territórios, e só se defendia de tentativas das Milícias da área.


Disputa pelo Fumacê 


Em 2007 estourou uma guerra entre os traficantes do Conjunto Fumacê (TCP) contra a Vintém (ADA). O Fumacê era controlado pelo Português, e seu frente, conhecido como Thiaguinho ou TH, começou atacar a Vila Vintém a todo momento. Thiaguinho era o terror da zona oeste por ser cruel, mas foi morto pela polícia e outubro de 2007.  


Quem assumiu o lugar dele foi o MK. O MK não era querido no Fumacê, e traficantes começaram a trocar de facção e ir pra Vintém. Em novembro de 2007 a Vintém começou invadir o Fumacê, mas como a comunidade é formado por conjuntos habitacionais e é pequena, aconteceram operações policiais e não conseguiram ficar.


Golpe na Vila Vintém


Em maio de 2010, um ex-genro do Celsinho, o Palhaço, matou 10 soldados da Vintém e deu golpe. Fugiu pra Senador Camará, mas não conseguiu apoio do TCP. Fugiu pra Nilópolis e foi preso. 


Em novembro de 2013, a facção ADA foi resgatar chefões no Fórum, e o Celsinho estava nesse dia, mas segundo a polícia o alvo não era ele, era os chefões Piolho e Chocolate, mas não aconteceu.



Pelas acusações de ainda mandar na Vintém, em 2014 ele foi transferido para o presídio Federal de Rondônia . Em 2017, o celsinho conseguiu voltar para Bangu no Rio, e Nessa época, o ADA se desestruturou inteiro com a perda do controle da Rocinha para o CV, e 90% dos membros trocaram e foram para o Terceiro Comando Puro. As comunidades de Padre Miguel continuaram no ADA.


Celsinho estava perto de ganhar a liberdade, mas colocaram ele como mandante na guerra da Rocinha em 2017. Entretanto, a Vintém não se envolveu na guerra, deixando que o Rogério 157 e soldados do Nem resolvesse entre eles. Na época, o Rogério 157 pulou, e colocou a Rocinha no CV, e soldados do Nem tiveram que fugir para o Morro do São Carlos no Estácio.


De 2018 a 2020, os soldados da Vintém foram expandindo no bairro, e conseguiram tomar algumas comunidades da Milícia, e estranhamente, firmaram acordo de paz com o CV, conseguindo até ajudas contra os Milicianos em Jacarepaguá e Taquara.


Celsinho em Liberdade e fora do Crime


Celsinho foi solto em outubro de 2022, depois de uma briga jurídica, conseguindo tirar a sua acusação  da guerra na Rocinha, e que o Ministério Público descobriu que foi uma armação para manter ele preso. Por ser um preso exemplar, e ficar mais de 20 anos detido, ele conseguiu sua liberdade em 2022. 



Ao sair do presídio de Bangu 1, concedeu entrevista a imprensa. Informou que cumpriu sua pena inteira, e não tinha mais envolvimento com tráfico. Que iria viver a sua vida com oque restou, e continuaria morando na Vila Vintém, porque lá estão seus amigos e familiares.



Comentários

  1. todos traem o CV e tem 2 chance sabe porque CV e uma facção de VDD a segunda maior facção do RJ chama se PMRJ.✌✌💯💯

    ResponderExcluir
  2. Padre Miguel/ Realengo e Terra do Celsinho/ Rogério
    Quem trabalha pra um trabalha pro outro

    ResponderExcluir
  3. Impressionante que praticamente acabaram com a facção só porque perderam a Rocinha .
    Se desesperaram achando que iria te uma invasão em massa do CV na Pedreira, São Carlos , guacha , googo, Machado etc...
    Sendo que o ADA conseguiria continuar normalmente sem a Rocinha ainda mais que iriam receber o Bonde do nem no são Carlos e Pedreira reforçando as comunidades
    Mas os TCP foi esperto fez a cabeça fez pressão dizendo que CV iria pra cima rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vintém provou que os outros tomaram atitude precipitada e errada.

      Excluir
  4. Fala aí MG sobre Café do Andarai - Gilson da 12 do Caçapava - Barão do Parque Arará - Cueca do Amarelinho - Bozo e Rato da Lacraia e Beato Salu da Mangueira.

    ResponderExcluir
  5. Celso russo mais conhecido como chorão 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  6. PERDEU SEU VEÍCULO OU MOTO NA ÁREA DE BANGU, SENADOR CAMARÁ, SANTÍSSMO, VASCONCELOS OU CAMPO GRANDE, PROCURE OS RECEPTADORES E DEPENADORES NO FINAL DA RUA SAUNA NOS FERROS VELHOS, COM CERTEZA AS PEÇAS ESTÃO LÁ, DETALHE, A POLÍCIA VAI LÁ TAMBÉM, MAS PRA PEGAR O ARREGO

    ResponderExcluir
  7. VAMOS SER REALISTA SE DER MEIA HORA DE LOUCURA NESTE CELCIN AÍ O TCP DA ÁREA ESTÁ FUDIDO

    ResponderExcluir
  8. Vai chegar uma hora não vai aguentar mais vai começar as guerra beirando S.Camará e v. Aliança 🥳🥳🥳🥳😋😋

    ResponderExcluir
  9. Um dos maior vacilão no crime
    Boca aberta
    Caguete
    Pulou pro CV na rebelião
    Ficou na pista pagando alimentação
    Depois falou um monte de merda
    Tramou na cadeia e matou o Baixinho de Macaé
    Cheio de mancada
    Caguete de polícia
    Perde uma prata mais depois abre o bico
    Fala pra quem deu dinheiro
    Comédia fudido
    Daqui a pouco ele toma o dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um faz o seu no crime rapaaz ' se voce ta encurralado e tiver como sair vivo voce vai sair
      No crime ninguem morre pelo outro nao ta em que mundo ? A vida é uma só rapaz

      Excluir
    2. E vc mais comédia que o Celso
      Abraçando as mancadas dele
      11 com 12
      Vc e ele

      Excluir
    3. Valeu fodão morre ai pelo seu Patrão em quanto ele sempre sai ileso o celso é patrão e saiu do c.v sem guerra com os caras
      Se o uê mecheu no vespero banco a parada dele morreu com a roupa ' celso só teve tempo de sair vivo por sorte e Deus pagou sua cadeia e ta vivendo em paz
      É o vrime malandro

      Excluir
    4. Valeu fodão morre ai pelo seu Patrão em quanto ele sempre sai ileso o celso é patrão e saiu do c.v sem guerra com os caras
      Se o uê mecheu no vespero banco a parada dele morreu com a roupa ' celso só teve tempo de sair vivo por sorte e Deus pagou sua cadeia e ta vivendo em paz
      É o vrime malandro

      Excluir
  10. A questão é
    Ele largou o crime mesmo ou não?

    ResponderExcluir
  11. Esse e das Antiga! Um dos poucos bandidos cascudo ainda em atividade

    ResponderExcluir
  12. Chorão?? Kk O cara é o mais sagaz de todos . Hoje em dia vai até em programa da globo e ainda é dono e mora na favela . E o mais importante né ... Vivíssimo e em liberdade oq muitos que vcs glorificam aí não conseguem

    ResponderExcluir
  13. o que acabou mesmo com o ADA foi o coroa junto com a piranha da mulher dele a cidinha! jogaram no lixo o império que o linho deixou o ADA, mataram vários crias atoa ! está fudido hoje em dia por conta disso bem feito e agora depois que o coroa fudeu uma facção e perdeu tudo, o CV abraça ele kkkkkkk só pode ser piada ! E outra, é melhor colocar a liderança do ADA em Macaé e deixar lá sendo o QG da facção e ir expandindo para Campos e para o norte fluminense !

    ResponderExcluir
  14. Aos ADA já vão se preparando que o Celso da vintém uma hora vai virar CV...

    ResponderExcluir
  15. Playboy fez mais pela facção ADA do que esse ai....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ada é o cv camuflado, ada era um termo usado pelos roncas do cv antes mesmo de existir a facção, qundo eles se reuniam usam o termo só os amigos dos amigos,é como se fosse um encontro de vips do cv só chefe cascudo. Se o cv o ada nunca teria existido.

      Excluir
  16. ADA é e sempre foi uma ala do CV. Rabicó,tubarão do Pu, Sam da CDD e vários outros roncas tem contato forte com o ADA desde sempre. Tem favela de moral na cúpula que é ADA a vera. Até Macaé é essa potência toda por causa de uma parte do CV que sempre fortaleceu eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi uma ala do CV e se uniu 2 vezes ao tcp, e depois 80% das favelas de Ada viraram tcp e vc vem dizer que Ada sempre uma ala do CV, você não deve nem ser do RJ, pra falar uma merda dessa.

      Excluir
  17. Os caras do CV se arriscam demais em manter essa facção ADA viva. Qualquer Ko que der os caras mudam de bandeira. Até o PCC tem receio deles tanto que preferiu fortalecer o TCP que tem fama de traíras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma ai fala bosta
      Preferiu o que ? Guerra estoro foi n fronteira nao tem essa de preferiu nao ' o pcc tambem é olho grande como todas as facção do brasil ambas só pensa no proprio bolso

      Excluir
  18. Rico só o trevão, eu só quero é viver !

    ResponderExcluir
  19. Uma correção aí. Rebelião de bangu 1 foi no dia 11 de setembro. Tá fazendo aniversário hoje. Eu tava dentro da vintém naquele dia e foi um salseiro danado porque a princípio, no início da manhã, deram ele como um dos mortos e contavam com a invasão do comando vermelho a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  20. Dito isso tudo...o rock in rio das comunidades rolou lindão, com shows do oruam e cheffin, com entrada 0800 na terra do homem. Com djs da FM o Dia e os caralhos. Rico é o mais treva!

    ResponderExcluir
  21. Ou seja, os 3cu só ganharam muitos soldados por conta do que aconteceu na rocinha..kkkkkkkkk Em breve vão ser varridos do mapa. Só questão de tempo o coelhinho da pascoa ja levou tiro no c...pra ficar esperto! kkkkkkkkkkkkkkkkkk. TCP n é facção é ofensa!! Facção de mandado!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Bastidores do CV: Jornalista Tino Junior exibe a hierarquia completa do Comando Vermelho do Rio de Janeiro

 No programa "Balanço Geral" da TV Record, o jornalista "Tino Jr" deu enfâse para organização completa da facção do Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro e a segunda maior do Brasil. Imagem: Balanço Geral / TV Record. Exibiu os nomes e as responsabilidades dos chefões do CV dentro da hierarquia da organização, mostrando os cargos que cada um ocupa na hierarquia do grupo. Como sempre é divulgado. O Comando Vermelho tem sua cúpula organizada entre Conselho Permanente, Conselho geral, conselho dos presídios e a Caixinha. O cargo de presidente é dentro do "Conselho Permanente". Geralmente formado por membros antigos do CV que foram detidos em presídios federais. Bastidores do CV: descubra quem são os criminosos que formam o conselho geral do Comando Vermelho. Muitos deles deliberam ordens de dentro dos presídios. Marcinho VP é considerado o 01 da facção. Fernandinho Beira-Mar, Pezão do Alemão, Doca ou Urso da Penha e My Thor,… pic...

Vaza áudio do Chefão da Serrinha demonstrando insatisfação com seus homens

 Circula nas redes sociais um áudio novo do Lacoste, apontado como chefão dentro do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. O áudio seria uma conversa entre o chefão da Serrinha com os gerentes e os demais soldados da quadrilha que atua no Complexo da Serrinha , formado pelas comunidades da Serrinha, São José, Fazendinha, Dendezinha, Patolinha e Grota. No teor do áudio, Lacoste demonstra insatisfação com a falta de compromisso dos funcionários que abastecem as "bocas" da comunidade. Além das rivalidades internas entre os soldados dentro do Complexo da Serrinha.

Apareceram registros atualizados do Número 1 do Comando Vermelho nas Ruas, o Pezão do Complexo

 Apareceram nas redes sociais as fotos atualizados de um dos chefões do Comando Vermelho dentro do Rio de Janeiro, conhecido como Pezão ou 44.  Foto: https://x.com/baudorio Pezão é apontado como "número 1" na organizaçaõ do CV em liberdade no Rio de Janeiro. Seu reduto é o Complexo do Alemão, território apontado como QG da sua facção na zona norte.  É apontado também como chefe no Complexo do Caramujo na cidade de Niterói. Segundo as autoridades, o Pezão é responsável pelo braço financeiro do CV e recolhimento da "caixinha", uma contribuição entre os membros do CV para financiar compras de armas e invasões pelo Rio de Janeiro. Nos últimos anos as investigações apontavam que o Pezão transitava entre a Bolívia e Paraguai na triplice fronteira com Brasil. Era encarregado na fiscalização da distribuição de drogas e armas para o Rio de Janeiro, mas a cúpula solicitou seu retorno pro Rio de Janeiro.

Casa de chefe do Lacoste da Serrinha tinha túnel de fuga e ostentação de luxo, revelam policiais

 Durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar nesta terça-feira, agentes descobriram que a casa de Wallace de Brito Trindade, o Lacoste, chefe do TCP na Serrinha, tinha uma saída secreta para a mata, planejada como rota de fuga.  O imóvel, que não abrigava o traficante no momento da ação, chamou atenção pelo luxo: piscina com cascata, área de churrasco, geladeiras e freezers, além de bebidas importadas avaliadas em milhares de reais. A ação fez parte da Operação Contenção, voltada a frear a expansão do Comando Vermelho (CV) para a Zona Oeste. Houve confrontos em comunidades como Serrinha, Juramento, Fubá e Campinho , com reflexos também no Complexo da Penha . Três pessoas foram presas, um fuzil apreendido, além de drogas, veículos recuperados e a destruição de 18 seteiras usadas pelos criminosos. Os confrontos entre TCP e CV têm provocado um cenário de guerra urbana no Rio, com uso de armas pesadas, granadas e munições traçantes. A violência já vitimou inocentes...

TCP reforça os armamentos na Tijuca e ameaça os rivais do Borel e Andaraí

Os integrantes do Terceiro Comando Puro aumentaram os armamentos na contenção das comunidades no bairro da Tijuca , na zona norte do Rio de Janeiro. Cientes que os rivais do Andaraí e Borel (CV) cercam as comunidades do Cruz, Chácara e Casa Branca (TCP), a liderança encaminhou mais fuzis e soldados para contenção das comunidades nas áreas de mata. Segundo boatos, um dos próximos planos de expansão do CV, seria expulsar o TCP do bairro da Tijuca. Mas agora os morros do TCP da Tijuca são patrocinados diretamente pela cúpula do Complexo da Maré sob a liderança do Bill, chefe na Vila do Pinheiro. A liderança do Morro do Cruz (TCP) se esconde nas comunidades da Maré por anos.  O Morro da Chácara do Céu (TCP) é patrocinado pela cúpula do Complexo do São Carlos , contando com refugiados do Morro dos Macacos em Vila Isabel, comunidade invadida pelo Comando Vermelho nos últimos anos.   O Morro da Casa Branca (TCP) foi arrendado pelo Complexo da Serrinha (TCP) após a liderança d...

Estorou guerra no Complexo da Pedreira; CV tentando tomar o Bairro 13 e Casinhas

 Nesta madrugada de sábado (30) iniciou mais uma guerra entre as facções CV e TCP entre os bairros de Costa Barros e Barros Filho , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações dos moradores. Nesta madrugada os traficantes do Complexo do Chapadão (CV) foram na divisa entre a "Manhama" e Terra Nostra e atacaram os rivais do Terceiro Comando Puro.   Os moradores relataram tiros de diversos calibres e até barulho de granadas e grandes explosões. Pela manhã, os traficantes do Gogó de Guadalupe, Cova da Onça e Manhama , criaram um bonde com a "Tropa do Rex", chefão do Gogó, e invadiram a comunidade das "Casinhas" na divisa com o bairro de Barros Filho. Os traficantes do TCP recuaram em direção ao Bairro 13 (TCP) e Morro do Chaves (TCP) em Barros Filho, e esquentou o clima entre as facções naquela região. Os traficantes da "Tropa do Rex" entraram no Bairro 13 e Casinhas , e até as últimas atualizações, por causa da guerra os policiais do 41º ...

Tribo de Judá.. Agora é a forma que a Vila Aliança está conhecida no Terceiro Comando Puro

 Grafites com referência a "Tribo de Judá" apareceram nos muros da Vila Aliança (TCP) , em Bangu, na zona oeste. Antes, a comunidade fazia parte da "Cidade de Davi" , somando com os comparsas de facção do Complexo da Coréia em Senador Camará, ambos na zona oeste. Segundo informações, o chefão de Senador Camará conhecido como 31 ou El Chapo, apenas estaria controlando suas áreas que compõe o Complexo da Coréia (TCP). A negociação para arrendar a criminalidade inteira da Vila Aliança (TCP) não foi pra frente, e na hora "H" tudo mudou. No entanto, existem versões que o caso do "Coronel", chefe do Muquiço, também somou pra decisão da Vila Aliança (TCP) seguir na hierarquia de antes, mas agora com novo apelido com referências religiosas. A hierarquia da Vila Aliança (TCP) tem parceria com as hierarquia do Complexo da Maré (TCP) , Complexo da Serrinha e Complexo da Pedreira . Assim como as outras hierarquias da facção, também não viram com bons olhos o...

Invadidas pelo CV; PM Ocupa as comunidades do Campinho e Fubá

desde quinta feira uma ocupação nas comunidades do Fubá e de Campinho , na Zona Norte do Rio, áreas que eram dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). As comunidades são alvo de constantes ataques do Comando Vermelho (CV), que tenta expandir seu território e formar um cinturão na região. Equipes do Bope estão posicionadas em áreas estratégicas, inclusive na mata, e derrubaram diversas seteiras usadas por traficantes para disparos de precisão. A ação ocorre dois dias após uma operação que resultou na prisão de três suspeitos e deixou um taxista baleado por bala perdida e um sargento do Bope ferido. Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-Cap), a operação é fruto de seis meses de investigação . Além da disputa pelo narcotráfico, CV e TCP também brigam pelo controle de serviços ilegais e atividades econômicas dentro das comunidades, o que tem intensificado os confrontos e a violência na região. O Morro do Fubá, em Cascadura, vem sendo disputado por bandido...

Policia fez cerco na Vila Aliança e Senador Camará para capturar os chefões Coronel e Sabão

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar deixou seis mortos nesta quinta-feira (4) nas comunidades da Vila Aliança e Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. O alvo da ação eram dois traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), Sabão e Coronel, suspeitos de envolvimento na morte da jovem Sther Barroso dos Santos, de 22 anos, espancada após sair de um baile funk na comunidade da Coreia. Houve intenso tiroteio pela manhã e criminosos usaram seis ônibus como barricadas. Dois homens foram presos em flagrante enquanto tentavam sequestrar um ônibus na Estrada do Taquaral, e uma arma foi apreendida. Durante os confrontos, vídeos mostraram tiros disparados contra helicópteros da polícia, barricadas em chamas e passageiros de trens se jogando no chão para se proteger. Em uma escola da região, alunos precisaram se abrigar nos corredores devido à troca de tiros. Os impactos foram imediatos no transporte público. A SuperVia suspendeu a circulação de trens entre Senador Camará e Augusto Vasco...

Tiriça, puxador do CV avisa que não estão fazendo cobranças aos Moradores do Campinho e Fubá

 Um dos envolvidos na invasão do Comando Vermelho nos Morros do Campinho e Fubá , compartilhou áudios para os moradores, avisando as diretrizes da sua organização na região. Conhecido como Tiriça e apontado como "Puxador de guerra" do Comando Vermelho, compartilhou áudios avisando aos moradores do Campinho e Fubá que não estarão cobrando taxas via PIX. Alertou que essa prática está sendo feito pelas rivais do TCP que comandavam o Campinho, mas foram expulsos e reclusos para o Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, na zona norte. Tiriça é conhecido por organizar as invasões que expulsaram os Milicianos dos Morros da Barão, Divino, Pendura Saia e Menezes na Praça Seca. Auxiliando na retomada da Covanca e Bateau Mouch e, e compartilhando os soldados na expansão para o Complexo do 18 em Água Santa. Tiriça da penha(CV) mandou áudio pros moradores dos Morros do campinho e fubá pic.twitter.com/Dj0vmuqHu2 — Balanço do crimenews (@informesrj445) August 24, 2025