Pular para o conteúdo principal

Quem é o Abelha da Lapa? Chefe e ex-presidente do conselho do Comando Vermelho

Trajetória do Abelha da Lapa 

Wilton Carlos Rabello Quintanilha, ou mais conhecido como Abelha da Lapa ou Mel. Atualmente, considerado pela justiça como o principal chefão da facção do Comando Vermelho em liberdade, e apontado como ser um dos idealizadores de invasões pela cidade.



Abelha da Lapa, tem como origem o território da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. Uma das principais área turística e conhecida pela cidade. Pela importância, sempre foi relatada que existia uma alta lucratividade na venda de entorpecentes. Devido o poder aquisitivo dos frequentadores.


Abelha chefia o centro do Rio de Janeiro

Nas ruas, o Abelha era considerado chefão do tráfico na Lapa, com conexão no Morro Santo Amaro no bairro do Catete. Em 2001, aos 30 anos idade, foi preso pela Polícia Civil. 



De 2001 até 2021, 20 anos, foi o tempo que o Abelha ficou preso, e passou de um simples membro do Comando Vermelho e chefe de morro, para líder no "conselho" da facção. Uma célula que é responsável por disciplinar os membros e mediar brigas dentro da facção.


Em 2001, existem relatos que o Abelha se aproximou dos antigos chefões do CV nos presídios de Bangu, antes de líderes, como Marcinho PV, serem transferidos para presídios Federais, após a polêmica da rebelião de Bangu 1 em setembro daquele ano.


Subiu na hierarquia da organização do CV

Do presídio, o Abelha foi indiciado por organizar invasões em conjunto com outros chefes. Entre elas, a expressiva invasão do CV no Morro dos Macacos em Vila Isabel. Na ocasião, traficantes da Penha, Alemão, São João, Manguinhos, Mandela e Jacarezinho, se juntaram e tentaram expulsar os rivais facção dos Amigos dos Amigos. 



Na invasão, um helicóptero da polícia foi derrubado no confronto, e dezenas de chefes do CV foram indiciados, entre eles, o Abelha. Que foi transferido para presídio Federal de Catanduvas no Paraná.


Mesmo com Abelha detido, as bocas da Lapa eram administradas pelos seus homens. Entre eles, era o seu filho, conhecido como Pablo. Sem muitos registros sobre o Pablo. Foi preso pela primeira vez em 2011 com 18 anos, apontado como chefe da Lapa. O filho do Abelha saiu em liberdade futuramente, continuando na gerência da Lapa, e morreu em confronto com a polícia dentro do Complexo da Penha.


Há quem diga que a morte do Pablo deixou o Abelha mais rígido, que com o tempo, foi eleito o presidente do conselho da facção CV, organizando a facção na cidade do Rio de Janeiro. Do presídio, intermediava conflitos entre os chefes, organizava a famosa caixinha, que seria uma mensalidade entre os chefes.  


Por um tempo, com poucos líderes mais antigos do CV em liberdade. Nas ruas, apenas tinha chefes mais novos, que preferiam guerrear, roubos e bagunça dentro das comunidades.


A liberdade polêmica do Abelha

Até que em 2020, a secretaria de segurança pública, indiciou o Abelha como um dos mandantes do CV na invasão ao Complexo do São Carlos, contra a facção do TCP.


Até que em agosto de 2021 o Abelha saiu em liberdade pela porta da frente do presídio de Bangu. Mas sua soltura foi uma falta de comunicação entre funcionários da SEAP e o Ministério Público. Saiu do presídio pela porta da frente, mesmo tendo mandados de prisão pendentes. 



Secretário Raphael Montenegro é suspeito de negociar 'trégua' com criminosos do CV. A investigação afirma ainda que, três dias antes, houve uma festa de aniversário para Abelha com salgadinhos, refrigerante e bolo de aniversário. O secretário, segundo a investigação, esteve presente.


A partir do Abelha nas ruas, e considerado foragido pela justiça, percebendo o erro administrativo que aconteceu, foi considerado um dos chefes do CV á ser capturado.


Expansão do CV na zona oeste contra Milícia

Nas ruas, o Abelha firmou acordos com os frentes da Penha e Alemão, e criou o seu grupo, conhecido como "Tropa do Mel", estampado em camisas de futebol, coletes a prova de balas e adesivados em armamentos.


Como chefe do Conselho do CV,  tirou do comando o Cabral, apontado como Chefe do Morro do Andaraí, mas que não dava valor para os soldados. Entregou o comando para os soldados que eram criados na comunidade.



Dois casos polêmicos que envolveram o nome do Abelha foram;  tomar o controle do tráfico em Manguinhos, tirando o morro do traficante conhecido como Choque, e que estava preso, mas foi espancado e transferido pro seguro. 


Alegava que o Manguinhos estava bagunçado, desrespeitando as regras da facção. Com apoio da maioria do CV, tirou o controle do Choque e deu para os crias administrar, ao nome do bandido conhecido como Corolla.


Houve registro de mais punições acontecendo no Comando Vermelho, bem como contra o chefe do CV em Campos Elíseos em Duque de Caxias, que foi retirado do comando, por dever a facção. 


E o caso que deu mas repercussão, foi das crianças que foram executadas pelo tráfico no Castelar em Belford Roxo, com autorização do Piranha, o chefão da época.  Como deu repercussão nacional, o Abelha pediu explicações para o Piranha. Piranha mentiu para o Abelha e Doca.  


Mas descobriram que ele tinha conhecimento do caso, convocaram pra reunião na Penha.  Piranha nervoso, tentou matar o Doca, mas foi abatido. Todos do seu bonde foram jurados pelo Abelha no Castelar, e a maioria fugiu ou pulou de facção.


A inteligência da Polícia acredita que ascensão do CV nos últimos 2 anos no Rio de Janeiro, invadindo comunidades nos bairros do Campinho, Praça Seca, Itanhangá, Jacarepaguá e Nova Iguaçu, seria devido a organização imposta pelo Abelha, com aval dos chefões e dos frentes da Penha.


Queda do Abelha na organização


Devido as ordens e autorizações que estavam afetando membros antigos do Comando Vermelho. As punições sumárias do Abelha chegou no conhecimento dos membros permanentes do conselho que, pediram explicações e desfizeram decisões do grupo do Abelha.




Por ordens da alta cúpula, devolveram o comando da Favela do Manguinhos para os homens do Coroa, punindo o Corolla que, foi o sucessor assim que as decisões da cúpula do Abelha interviu em Manguinhos.


O fim foi a execução errada de médicos num quiosque na Barra da Tijuca na zona oeste. Foram confundidos pelos chefes da Milícia de Rio das Pedras e foram executados pelos traficantes da Gardênia Azul, por um bonde organizado pelo Lesk e seus comparsas.


Lesk foi um dos ex-Milicianos que foram aceitos no CV para tomar o controle da Gardênia Azul. A sua entrada na facção foi autorizada pelo Abelha e foi investido pela cúpula da Penha.


A execução teve repercussão nacional e manchou o nome do CV na mídia. Internamente, puniram os participantes dessa missão, Lesk e seus companheiros, e responsabilizaram Abelha e o Doca, os chefes que davam apoio na Gardênia Azul.


Segundo relatos, existiram conversas que queriam punir o Abelha por suas decisões sem consultar a alta cúpula. Quase que na mesma semana, apareceram informações que executaram o Paulo Muleta na Rocinha, apontado como chefe do "Bonde da Parma" e um dos chefões do CV mais expansionista na zona oeste.


Com informações desencontradas, entre as versões de dentro da favela, diziam que.. o PL caiu no tribunal da Rocinha ao executar um segurança do chefe da Rocinha sem comunicar ninguém, passando por cima da liderança do Bravo e Bambu, os frentes da Rocinha.


Outras versões que, o PL estaria conversando com membros do Terceiro Comando Puro em Duque de Caxias, mas nunca foi confirmado essa versão.


Após a execução surpresa do PL, na mesma semana, o Abelha sumiu do radar e parou de expor seus bondes em invasões e guerras.


Diziam que ele foi afastado do seu cargo de liderança da presidência da organização, e não poderia mexer na famosa "caixinha da facção"..


Atualmente o Abelha é considerado foragido, possuindo 8 mandados de prisão ativo. Com uma recompensa de R$ 1 mil no Disque-denúncia, por informações que levem a captura do chefão do CV.

Comentários

  1. Isso tem força no rabo kkkkk
    Complexo de Israel 3zão mo calma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abelha terror dos alemão se ele investir ele toma fácil alta é Israel seus filhote do 16 batalhão kkkk todo mundo sabe q vigário alta e Lucas é arrendado pelo 16 bpm abelha tem dinheiro e fuzil é lixo soldado pra dar e vender mano é rico se ele investir toma fácil bota uns mlk bom disposição pra puxa guerra ou então manda o tirica lá da praça seca tiriça é treinado e de guerra todo semana ele invade campinho é fubá só faltam essas duas pra fechar o complexo de jpa e lacrar tudo tudo 2 ponta a ponta

      Excluir
    2. Vocês mataram o G3 na covardia seus tcputa covarde

      Excluir
    3. Tiriça é cuzão, Rugal é o terror desse cuzão é mais fácil Rugal puxar pra Barão e tomar aquela porra... Tiriça se sair da praça seca vai rodar logo logo

      Excluir
    4. Tiriça cusao ? Quem é. Rugal Rugal é um merda não é ninguém tiriça é mas Velho e tem mas tempo e vivência de crime do q ele Rugal é emocionado inbaladao tiriça e seu bonde puxou guerra e expulsou a milícia da praça seca toda troco tiro ate com a bope tiriça e estratégia de guerrilha na mata tática de guerra o mano é treinado ele sozinho já invadiu e baque ou o campinho é fubá várias vezes agora quando vocês vieram na barão nunca só vieram na Menezes e entraram na bala e saíram voado tiriça tomou caico barão bato Jordão Chacrinha caixa da água pendura saia do covanca senhor das guerras vacilou e ripa porra vacilou é ripa você vai fica fudido se tenta peita o tiriça leva na risca tiriça e disposição aqui na PH já trocou tiro já matou e baleou até bope tá de scaanagem quem é Rugal perto do tiriça Rugal é um emocionado.

      Excluir
  2. Abelha quase morreu também por atitudes erradas junto com PL ele iria p desenrolado mas meteu a mão no fuzil e deu tiro nos outros aí foi picotado.

    ResponderExcluir
  3. Abelha e o próximo a cair também PL e Garcia já foram de ralo o próximo é você abelha se não abrir o olho bravo vai te passar também tá querendo toma atitude errada aqui na rocinha o abelha quase ficou pegado também ele é os seus seguranças queriam da ordem e agredir os soldados do bravo bravo quase ceifou ele tinham q tirar esses cara da Penha daqui pprt esses cara tudo imbaladão querendo entrar no caminho dos cria e não respeita nem morador abelha é doca tudo olho grande e conspirador safado tava choquiando o mano na reunião quem manda na roça é os cria e o RG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já já vai começa a guerra na rocinha de novo vcs vão ver ,esses cara da penha estão doido pra assumir esse morrão

      Excluir
  4. Bonde do abelha tá aqui bonde do abelha tá lá é a tropa do urso te palmeando de todos lugar.

    ResponderExcluir
  5. Ai MG faz história do Botafogo ex cv q pulou pro TCP frente do leme e chapéu mangueira q morreu na maré

    ResponderExcluir
  6. Bandidos de hoje em m dia..

    ResponderExcluir
  7. depois que saiu da presidencia o cv perdeu o impeto expansionista, o cv estava bem unido e várias alas da facção investindo em guerras mas ele esqueceu que pode muito mas não pode tudo.


    o cv tem dinheiro, armas e soldados mas nunca teve traficantes inteligentes, os que tem inteligência não fazem guerra e não gostam de se misturar. É só ver como o cv tenta vencer nos macacos no grito, n tem estratégia nenhuma nem tinha o corolla e não tem o gardenal.

    ResponderExcluir
  8. ROÇA NAO PRECISA DE FACÇAO, TINHA Q RETIRAR ESSES 👁️ GRANDE DO CPX DO MORRO

    ResponderExcluir
  9. Abelha só feis merda e não morreu mato vários deu boca pra nego que tem nem luta vários do conselho e vários do conselho votano com ele tudo safado também vários cria sofrendo e eles Dano no dia dia e eles pegano a boca pra eles tudo olho grande de tem que mata esse cara só feis covardia tinha que ter nova notasao nessas boca que ele deu pros cara sem luta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abelha é olho grande conspirador safado Abelha quase morreu também por atitudes erradas junto com PL ele iria p desenrolado mas meteu a mão no fuzil e deu tiro nos outros aí foi picotado.

      Excluir
  10. Fui nascido e criado com a família dele
    Nada de conexão com santo amaro nenhum
    Abelha nunca foi traficante antes de ser preso
    Abelha era (é n sei) 157 p caralho
    Na época maior assalto do estado de Santa Catarina ele estava.
    Por isso foi preso a primeira vez . Ficando em bangu 1 junto com Marcinho
    Ali ele se tornou membro do conselho e por ter total confiança do Marcinho virou presidente. quando saiu da cadeira pela 1 vez a cúpula colocou nele toda a responsabilidade.
    Ele sempre foi um cara inteligente e desenrolado.
    Mas rodou de novo.
    Essa segunda vez ficou bastante tempo .e aí quando saiu, ele saiu como chefe do cv aqui fora , sendo quusse q um "olograma" do PV aqui .
    Por isso esse papo de afastamento dele tá meio estranho
    Ele não tomava nenhuma atitude q não fosse do conhecimento de PV ou q o próprio PV mandasse .
    Aliás quando ele estava de frente mesmo o CV tava expandindo muito, e não tomava esses ataques que agora toda semana toma dos TCP, , não tinha tanta operação policial em áreas do cv como tem agora .
    Mas afastaram o cara ... agora aguenta a marimba.
    SP acho q esse "afastamento" tem mais a ver com o fato de q ele estava muito na mídia tudo q acontecia de ruim no RJ a imprensa e a policoa colocavam culpa nele. ....estava na iminência de rodar de novo , e se ele roda... já era

    ResponderExcluir
  11. Esse ai é colado com o marcinho do turano

    ResponderExcluir
  12. A roça não precisa de facção roça não é cv roça é do RG apenas os crias não tem facção e são neutro pode ver quando a rocinha era ada tinha parceria com TCP naquela época e os TCP do Leme tinha passe livre na rocinha a rocinha sempre foi independente e teve seu império e andou com as próprias pernas roça não precisa de cv nem de Marcinho pv roça nunca puxou guerra e nem investia e puxava pra lugar nenhum lá não tem operação e zona sul os bandidos se aposenta lá quem trafica na rocinha e só bandido q gosta de sucessada bandido de desfile beber whisky comer mulher e ostenta só gostam de botar dinheiro no bolso e viver apenas igual a vila vintém do Celsinho a mesma ideologia guerra com ninguém rocinha e lugar de paz lembrando q o RG queria pular e fechar com TCP como TCP tava unido e fechado com bonde do nem na época não aceitou mas os cria pulou fazendo o 3 o cv aceitou se entrarem no caminho e ficarem de olho grande jaja tem outro golpe na rocinha de novo bravo e bambu pula na hora mas smp tem esses olho gordo a roça fatura milhões por semana é um morro turístico é muito importante pra facção o cv por isso eles tem olho no morro mas a roça odeia cv tanto q na época o cv acoitou e passo pano pro estrupador do Dudu anos e só foi morrer em 2013 era só vacilação cara estrupava no morro cometia várias mancadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A roça não precisa de facção... N viaja doido.

      Pode ser a favela q for, se não tiver uma cobertura se fode.

      E para os desavisados, a raiz da rocinha é vermelho

      Excluir
    2. Mais antes de ser CV a rocinha era neutra morador q e morador tá cagando e andando por facção criminosa

      Excluir
  13. Mn...esse aí é o maior cusao q o cv promoveu...falo pq conheci na época q ele ficava lá na lapa de bermuda e camiseta ..
    Luta zero!
    Vivia indo na providencia, prazeres e no ff...
    Ele apenas parou no local certo cm as pessoas certas do crime.

    Só.isso!

    ResponderExcluir
  14. vão pra igreja, já estão cansados de ouvir isso pow!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

PM Mata o Genário, Chefão número 1 do Terceiro Comando Puro na Baixada Fluminense

 Genário morre em confronto com a PM Amanheceu com tudo fechado na região do Bom Pastor e Jardim Redentor em Belford Roxo na Baixada Fluminense. Em operação da PM, conseguiram abater o traficante conhecido como "Genário", apontado como chefão nas comunidades da Guacha, Trio de Ouro e Pq. Santa Teresa em Belford Roxo. Sem muitos detalhes da operação, segundo relatos, foi encurralado pela polícia e reagiu a prisão.  A queda do Genário pode mudar os rumos na disputa entre territórios em Belford Roxo e São João de Meriti. O bonde do Genário estava tentando expandir no Complexo do Japão em São João de Meriti, formado pelas comunidades do Trio de Ouro, Pedrinhas, Paraíbas e Rua Baiana. No seu território em Belford Roxo, tentava expandir para Caixa D'água (CV) na Vila Pauline, comunidade dominada pelo traficante Popeye, filho do lendário Orlando Jogador. O grupo do Genário oferecia apoio para os comparsas da Favela da Quitanda (TCP) em Costa Barros. Entregando reforços para o

Traficante do CV pula pro Dendê e leva fuzil pro Chefe do TCP que ameaça invadir o Barbante

 Insatisfeito com CV pulou pro Dendê Um traficante insatisfeito da Favela do Barbante (CV) na Ilha do Governador, pula para o Morro do Dendê (TCP) e leva um fuzil para ser aceito. Sem o nome, vulgo e cargo divulgado, um insatisfeito com a hierarquia do Barbante (CV) e foi aceito na hierarquia do Morro do Dendê (TCP), sob gestão do chefão conhecido como Neves ou Argentino. Para provar seu poder perante a Ilha do Governador, o Neves tratou de gravar um vídeo mostrando o fuzil que ele recebeu. Na bandoleira do armamento estava as siglas referente ao tráfico do Barbante. De quebra, ameaçou que em breve vão invadir as comunidades do Barbante e Vila Joaniza, ambos dominados pelo Comando Vermelho dentro da Ilha do Governador. Publicado por @newserrejota Ver no Threads

Dois membros do Bonde do Genário pularam pro Comando Vermelho após queda do chefe

Dois membros do Bonde do G pulou pro CV Horas após a confirmação da queda do Genário, chefão nas comunidades da Guacha, Santa Tereza, Machado e Complexo do Japão em São João de Meri ti, membros começam a sair da facção. Segundo informações, dois membros que faziam parte da hierarquia no "Santa Tereza" em Belford Roxo e consequentemente fazia a segurança na disputa pelo C omplexo do Japão em São João de Meriti , escolheram em pular para o CV. Quem teria feito a transição foi o criminoso conhecido como "Novinho" que, também fez parte do TCP, mas hoje faz parte do CV e tenta expulsar os antigos comparsas no Trio de Ouro em São João de Meriti . Como na gestão do Genário houve muita cobrança interna na hierarquia da Guacha e Machado, inclusive levando pro tribunal os antigos chefes; Mente e Bebezão , quem ficou, teme ser cobrado pelos feitos antigos do Genário.

Cúpulas do TCP podem arrendar o Morro dos Macacos pra evitar futuras invasões do CV

 CV quer tomar o controle do Morro dos Macacos A liderança do Comando Vermelho ainda sustenta a missão de tomar o controle do Morro dos Macacos (TCP) no bairro de Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. O ataque contra envolvidos dos Macacos na Praça 7 em Vila Isabel, causou mais momentos de tensão entre as duas facções, e de quebra, dos moradores do Morro dos Macacos que não sabem o futuro da sua comunidade. A liderança do Morro do São João (CV) no Engenho, adotou a tática de aceitar os insatisfeitos com gestão do Scooby, dono do morro. Quem eles entendem quem será útil nessa disputa, estão aceitando dentro da hierarquia do São João. Ficarão sob responsabilidade dos demais crias que pularam nas últimas guerras. Já a liderança do Morro dos Macacos, sabendo que os convites e propostas estão chegando para os seus soldados, começaram a tomar medidas para evitar a debandada do grupo. Segundo informações, pelo menos três cúpulas do TCP ofereceram ajuda de armas, soldados e dinheiro p

Boatos de Acerto de contas e troca de facção no Complexo do Machado após a queda do Genário

Rusgas antigas entre São Leopoldo e Guacha não cicatrizaram O clima de tensão instalou entre os criminosos que dominam as comunidades do São Leopoldo (TCP) e Guacha (TCP) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, após a morte do Genário, frente da Guacha. Genário (morto) | Professor (morto) Pularam dois membros do Santa Tereza (TCP) que era área do Genário, e agora apareceram boatos que os criminosos do São Leopoldo (TCP) querem vingar a morte do Professor ou Bado, que caiu ano passado no tribunal da própria facção. Para recordar essa história, um dos seguranças do Genário, entrou na comunidade do São Leopoldo e discutiu com a segurança da comunidade. Sem existir uma reunião para decidir o desrespeitos entre os bondes, o Professor, chefe do São Leopoldo, deu a ordem para executar o segurança do Genário. Essa ordem não caiu bem dentro da cúpula do TCP, e exigiram uma reunião geral e decidir quem estava errado. Para surpresa de todos, decidiram que o Professor usou o abuso de autoridade, e

Chefão Genário tinha sociedade com Chefes do Complexo da Pedreira, Barro Vermelho e Complexo de Israel

 Genário participava do consórcio de expansão do TCP O Genário, apontado como chefe nas comunidades da Guacha, Santa Tereza e Complexo do Japão em São João de Meriti, passou de um assaltante para um gerente de expansão. Quando o Complexo do Machado estava sob a bandeira da facção ADA, o Genário participava da gerência na comunidade do Gogó do Bom Pastor , na época, controlado pela liderança da Favela da Quitanda em Costa Barros. Genário era conhecido por participar de baques, invasões e assaltos que, abasteciam os cofres das cúpulas do ADA em Belford Roxo, na Baixada. Ascensão do Genário na hierarquia de Belford Roxo Após a transição do ADA para o TCP em 2017, o Genário passou de um gerente e virou frente. Com ordens de cima, ele levou pro tribunal dois criminosos que eram liderança na Guacha, conhecidos como Mente e Bebezão. Desde então, o Genário virou um dos principais homens de expansão em Belford Roxo, e agora como integrante do Terceiro comando Puro.  Se tornou frente na Favel

Boatos que o Complexo de Israel iria arrendar o Morro dos Macacos

Proposta não agradou o chefe do Morro dos Macacos Assim como aconteceu com tráfico dentro do Morro da Mineira (TCP) no Estácio , com traficantes de Minas Gerais arrendando a comunidade e colocando seu ritmo independente do restante do Complexo do São Carlos. Estava sendo negociado no Morro dos Macacos em Vila Isabel. Com tráfico mal das pernas e com a receita dependente de taxas. Os donos do Morro dos Macacos teriam recebido uma proposta dos comparsas de facção para serem arrendados. Segundo boatos, um dos envolvidos seriam os chefes do Complexo de Israel, na figura do Peixão. Na reunião da alta cúpula do Terceiro Comando Puro, ele teria oferecido soldados, armas e pagaria as dívidas do Morro dos Macacos. Em troca, ficaria com 70% da lucratividad e de todas as atividades criminosas dentro da comunidade. Um dos donos, o Scooby, teria feito uma contraproposta, aceitando todos os itens que foram oferecidos, mas em troca, ofereceria apenas 30% do lucro da comunidade ou até menor que isso.

Bonde do Lacoste invade o Morro do Urubu e matam 3 da Tropa do Urso

 Baquearam o Morro do Urubu e voltaram com saldo positivo Os traficantes dos Bondes do Lacoste e Coelhão do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, foram baquear o Morro do Urubu em Pilares, dominado pelo Comando Vermelho. Entraram para pegar os rivais que ficam na "contenção" do Morro do Urubu que, no confronto contra o bonde do Lacoste, deixaram 3 traficantes feridos, que foram a óbito no local. Retornaram para o Complexo da Serrinha com os armamentos dos rivais abatidos; 1 fuzil, 1 pistola, cargas de drogas e dinheiros da boca de fumo. O Morro do Urubu é administrado pelos membros da " Tropa do Urso" do Complexo da Penha , sob a gerência do traficante "Gardenal", um dos braços direitos do Doca, o chefão da Penha.

CV tentou dar baque no Morro do São Carlos e foram pegos

 Pulou pro CV e foi dar baque para provar lealdade Neste final de semana os membros do Comando Vermelho tentaram aplicar um baque no território do Complexo do São Carlos (TCP) no Estácio, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, cerca de dois membros do São Carlos (TCP) pularam para o Morro da Coroa (CV) e foram guiar uma tentativa de baque para enfraquecer os antigos comparsas e provar sua lealdade na nova facção. Entretanto, a contenção do TCP conseguiu interceder o baque, pegando pelo menos 3 envolvidos. Levaram para o "micro-ondas" do São Carlos e sumiram com os corpos. Nos últimos tempos, mais insatisfeitos estão aparecendo contra a hierarquia do Complexo do São Carlos, escolhendo se juntar com os rivais do Comando Vermelho. Quem está pulando, é usado para integrar os bondes no Morro da Coroa.

Tiroteio e tentativas de baques entre as comunidades do CV e TCP no bairro de Brás de Pina

 Baques no Quitungo Nesta sexta-feira (13) os moradores relataram nas redes sociais um tiroteio nas proximidades das comunidades do Quitungo e Guaporé no bairro de Brás de Pina, dominado pelo Comando Vermelho. Tudo indica que seria mais uma tentativa de "baque" aplicado pelos rivais do Terceiro Comando Puro, que dominam as comunidades do Complexo de Israel no mesmo bairro. Seria uma resposta a última tentativa de baque na 5 Bocas (TCP), em seguida, com os traficantes do Quitungo aplicando tiros a esmo em direção ao Complexo de Israel, cena registrada pelos moradores nos últimos dois dias. Segundo relatos, o frente do Quitungo, o Belão, implantou o clima de guerra e alerta no seu território. Barricadas com homens fazendo a contenção, sempre verificando veículos que passam próximo ao Quitungo e exigindo as luzes internas ligadas. Com pouco holofote da grande mídia, o clima de guerra instalou entre os Complexos da Penha e Complexos de Israel. A intenção do CV é retomar a 5 Bocas