Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Linho? Um dos fundadores do ADA e chefão dos anos 90

História do Linho

Paulo César Silva dos Santos, ou conhecido como Linho ou Chucky. Chefão do tráfico no Rio de Janeiro nos anos 90 e 2000, e que teve um fim bem contraditório.



Linho, como era conhecido, e ostentou o cargo de liderança na facção Amigos dos Amigos, além de ser um dos maiores assaltantes e sequestradores nos anos 90, foi nascido e criado no bairro da Fazenda Botafogo na zona norte do Rio de Janeiro.


Desde cedo começou a praticar assaltos na região, começando em pequenos delitos, até assaltos á lojas, farmácias e automóveis. Até começar a ganhar fama no Rio de Janeiro, e se encostado nas facções criminosas que começavam a crescer na cidade.



Início do Linho no crime

Segundo relatos, antes do Linho ser o famoso chefão do ADA, era integrante de um grupo conhecido como "comando caipira". Um grupo que focava em sequestros no Rio de Janeiro. Nessa época, conheceu o chefão "Kito", integrante do Terceiro Comando, e começou a frequentar as favelas do Complexo da Maré.



Na ocasião, Kito tentava expulsar o Odir, integrante do Comando Vermelho dentro da Vila do João, numa guerra sangrenta que marcou a época. Odir perdeu o controle, Kito assumiu e logo foi preso. os sucessores do Kito foram os bandidos Duda Pão Doce e Buda do Acari, mas morreram com o tempo e o comando caiu nas mãos do Linho, homem de confiança de ambos. 



Na época, o Linho assumiu a liderança na Vila dos Pinheiros e após a briga entre os traficantes Rato e Betinho, assumiu também a Vila do João, ambos na Maré. Usava as comunidades como descarga de assaltos na Linha Vermelha e Avenida Brasil, e distribuição de drogas pela Baía de Guanabara.


Fundação da facção Amigos dos Amigos


Nesse meio tempo, houve a criação da facção Amigos dos Amigos na cadeia, idealizada pelo Uê, Gangan, Celsinho e Linho, com outros membros aderindo a nova facção com o tempo.  Entendendo que deveriam combater o Comando Vermelho na cidade, construíram uma aliança com o Terceiro Comando, e tudo virou TC e ADA.



Linho mandava da Vila dos Pinheiros até a Vila do João, na Baixa do Sapateiro e Timbal, e futuramente, virou chefão no conjunto de comunidades da Pedreira em Costa Barros, pela sucessão do Duda Pão Doce, e por ser cria da Fazenda Botafogo, localidade vizinha á Costa Barros.


A polícia considerava o Linho como bandido "liso". Ele tinha pelo menos 3 identidades, e quando se tornou um dos mais procurados do Rio de Janeiro, passou por pelo menos 8 estados e morou em São Paulo. Existiam investigações que o Linho tinha feito pelo menos 3 cirurgias para mudar o rosto. Tudo para não ser capturado fora do Rio de Janeiro.


Separação da união TC e ADA


Segundo investigações, o Linho foi um dos pivôs da briga da antiga união TC e ADA no Rio de Janeiro, que aconteceu entre 2002 e 2003. Após a morte do Uê na rebelião de Bangu em 2002, houve um racha na união e comunidades começaram a se separar.



Houve brigas entre Pedreira e Acari, Maré e internamente no Morro do Dendê, quem saiu da união formou o Terceiro Comando Puro, fundado pelos criminosos Bebê de Acari. Facão, Bizulai do Dendê, Robinho Pinga e Rubinho do Aço.  


Um dos pivôs da separação foi uma suposta traição do Linho em cima do Robinho Pinga. Eles eram compadres e muito amigo, mas como no crime a amizade é rara de se ver, os bandidos de Senador Camará desconfiava da postura do Linho na união TC e ADA.  Suspeitavam que ele queria tomar o Acari do Derico, e expandir os seus domínios da Maré até a Baixa do Sapateiro, que era área do Facão.


Existem boatos que os chefões de Senador Camará dias antes de separar a união, teria convocado uma reunião na comunidade com o Linho. Essa reunião seria uma armadilha para provar sua lealdade. Os líderes do Terceiro Comando não foram, e muito menos o Linho e seus homens apareceram. 


Entretanto, aconteceu um intenso cerco policial exatamente no local da reunião. Os chefões de Senador Camará concluíram que o Linho era traidor, e estaria fechado apenas com a parte do ADA, e decretaram o fim da união a partir.


O desfecho da união não houve guerras nas áreas do Linho, apenas ordenaram que, quem fechasse com o novo TCP, poderia escolher uma favela próxima, e assim aconteceu entre a Lagartixa e o Acari. Quem quis ficar com o Linho, ficou na Lagartixa e os demais foram para o Acari.


Sumiço o possível fim do Linho


O fim do Linho foi em 2003, mas não foi uma morte comprovada, mas ele simplesmente desapareceu da sua casa luxuosa no bairro do Pinheiro na zona sul de São Paulo. 



Ele fez contato com seu irmão e sumiu da casa. Dias depois, um dos braços direitos do Linho, o Bira, entrou em contato com a família e disse que o Linho estava sequestrado e pediram R$ 2 milhões. Em seguida, Bira foi encontrado sem vida, amarrado e enterrado como indigente, mas identificado pelos familiares.


Sete meses após o desaparecimento do Linho, o seu irmão conhecido como Wagner, não quis assumir tudo do irmão e vendeu tudo para os subordinados do irmão, e quem assumiu foi o Sassá, conhecido também como Coroa.


Em 2005, a inteligência da polícia estava investigando o sumiço do Linho, e quando prendia membros da sua quadrilha, apertavam, e todos deixavam claro que tanto o Linho como o Bira, foram mortos pelos membros da própria facção ADA.


A polícia não conseguiu concluir que o Linho estaria morto, porque seus restos mortais não foram encontrados e é considerado desaparecido.

Comentários

  1. há boatos que ele foi morto em SP pelo seu segurança... mas são só boatos, um amigo viu ele uns anos atrás numa balada no rio... falou que estava bem diferente tatuagem no braço e umas cirurgias plásticas... eu acredito que esteja vivo.

    ResponderExcluir
  2. Linho abandonou o crime e foi pra África ou Panamá

    ResponderExcluir
  3. MG faz história do bilan do Vidigal o cara torta

    ResponderExcluir
  4. Esse marrento não tinha pulado pro CV junto com bonde do RG ele pulou de volta pro TCP e foi pro bonde do nem foi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele era do bonde do mestre

      Excluir
    2. Ele tinha pulado pro CV só se ele pulou depois pros TCP pesquisa no Google até parece lá q ele é do cv

      Excluir
    3. Muitos dão ele como morto kkkk o cara é brabo até hoje!

      Excluir
  5. koe faz uma do Coroa e dos seus sucessores, põe Playboy, Savoy, Revoltado

    ResponderExcluir
  6. Linho já tentou tomar a NH, quando ele invadiu passava pela BS só que o revide da NH era smp na BS e tbm quem recebia operações era a BS do Facão por isso teve briga entre eles na Maré

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar a nh ? Tá maluco kkkk nh nunca foi tomada e nunca foi invadida só teve uma vez q o Th junto com bonde da bs tentou pular na Teixeira e ficaram 4 fudidos tentaram entrar de caveirao ainda tava rolando operação na nh e os tcputa queria aproveita a operação e tenta entrar entraram na bala voltaram com o cu cheio de bala ao contrário o mtb já invadiu a bs e ficou lá acho q q foi em 2009 2010 ficou uns dias e ralou por causa da operação.

      Excluir
    2. Valeu emocionado kkkkkk
      O gade irmão do facão que morreu na pedreira na guerra de 2009 foi preso dentro da nova holanda depois de bota os cu vermelho de la pra correr pro p.u, nessa época nem existia tcp ainda isso foi la pra 2002 ou 2001 o bonde do gade matou o ratão da nh la na tatujaba entupiram ratão de bala quem é da antiga na maré lembra seu torcedor otário

      Excluir
    3. O bonde do linho invadiu a NH umas 4 x
      Na última Gades foi preso dentro da principal
      Vários moradores cercaram
      Só não virou tv
      Pq a rocha do facão com linho era operação dentro do bs

      Excluir
    4. Tá falando merda, TH invadiu em 2017 pq os caras da NH tava dando tiros pra dentro da BS direto as vezes tava dando baques e tudo TH puxou o bonde pra entrar na NH e a bala voou firme nesse dia morreu uns 2 ou 3 CV da NH

      Excluir
    5. Morreu nenhum CV da NH quem morreu foi da BS q voltaram com vários baleado

      Excluir
    6. TCP voltou com 4 baleado mano pra b.s tentaram invadir ainda logo depois de uma operação na nh pra tenta pegar os cara de supresa e a favela vazia pensa q a nh é brincadeira

      Excluir
    7. NH ? Kkkkkk BOPE faz operação lá e os cuzão correm tudo o PU é a msm coisa foi anos atrás que eles bancavam com BOPE

      Excluir
  7. Linho foi morto a mando do Pinga, quem matou ele foi Bira e quem matou o Bira foi Mocotó.

    ResponderExcluir
  8. Sassá e aimpim decretaram o fim dele em sp
    E assumiram o Ada
    Por fim Sassá perdeu tudo

    ResponderExcluir
  9. Quem matou o linho em São paulo, foi robinho pinga os dois eram sócios, linho ada e robinho tc, por causa do racha nas facções robinho cobrou o linho, robinho armou uma emboscada e linho foi junto com um pm de sp, desde entao sumiu, motorista do robinho pinga que ja morreu me contou este história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo pinga era fornecedor de armas linho padrinho da filha do pinga
      Só wno linho queria vender armas tbm
      Mas o papo foi dado quando mocotó foi solto
      E o papo Sassá q matou o linho
      Para vc ver Sassá rodou e passaram o mocotó
      A rocinha tentou ajudar
      Mas não conseguiu
      Os Ada pagou o blindado q matou geral da rocinha
      A sapatao jogou fuzil para o alto entrou na primeira van
      Beto caroço foi picotado falecido dente podre correndo com os membros dele na pista
      Os policiais levaram os fuzis enquanto geral atravessou de barco para o caju
      Mano muita coisa q ninguém sabe

      Excluir
  10. Erro do Linho foi ter confiado no Bira e ter ido para São Paulo. Se ficasse no reduto do seu império estaria vivo até hoje ou em uma federal igual beira-mar e marcinho. Essa teoria que ele sumiu é balela! Quem tá ligado sabe que ele ficou pregado em São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mataram nada mano linho tá vivo e mudou de facial fez plástica na cara e tudo ele tá lá fora do Brasil tinha rolado um vídeo na época num país lá fora ele com o carro escutando a música do playboy época do ADA mas tem uns anos já o cara é inteligente não quer mas nada com crime deve tá por aí desfrutando e vivendo a vida.

      Excluir
  11. alô morro dos macacos não fica na rua após as 9 da noite tô avisando em....

    ResponderExcluir
  12. Esse aí deu golpe e tomou na marra quase tudo que era do uê, matou muito parente e homem de confiança do uê e no final fizeram com ele o que ele fez com os soldados do uê, foi morto pelos próprios comparsas para tomarem seu império.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quando ue morreu linho assumiu suas favelas por medo dos crias fecharem com tcp ou cv

      Excluir
  13. Esse bote que o linho tomou foi por causa do dinheiro que ele pegou da família do Ue no Adeus. Exatamente os dois milhões pedidos no resgate, o Ko entre o linho e o Pinga foi por causa desse dinheiro. Eu particularmente acredito que ele tenha se adiantado depois dessa confusão até pq ele ficou com uma rota internacional que era do UÊ e não fazia mais sentido ficar se arriscando andando de uma favela pra outra e sendo caçado pela polícia.

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe dizer se vai ter baile de comando nos macacos esse final de semana? E se é verdade que a equipe de som vai ser a 50 anos de caô

    ResponderExcluir
  15. Se não a ambição desse vacilão do linho a união TC ADA não tinha acabado

    ResponderExcluir
  16. Então...

    A muitos anos atrás.. qua do a roça era A.D.A
    Um parente meu , falou q 1 supostamente filha do linho , faria 15 anos.
    Na festa , as luzes se apagaram e acendeu uma luz de fundo.
    Apareceu 1 homem , dançou valsa com a menina ...e logo em seguida a luz apagou.
    Quando acendeu a luz geral...a menina estava sozinha no meio do salão.

    Dizem q foi o linho , o apelido dele é português..

    Se é vdd ou não eu não sei...

    Só sei q estou igual ao urso...acredito até na história da carochinha

    Kkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

CV entrou no miolo do Morro do Campinho e a Diaba Loira foi encontrada Neutralizada em Cascadura

 Ontem os homens do Comando Vermelho entraram de vez no interior do Morro do Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Após um confronto com o restante da contenção do "Da Mata", frente do Campinho, os integrantes do TCP fugiram em direção ao Complexo da Serrinha em Madureira e deixaram o morro vazio. Notícia que chamou mais atenção na última noite foi a queda da traficante "Diaba Loira", conhecida por pular do Comando Vermelho alegando sofrer covardia dos chefes. Foi aceita no Terceiro Comando Puro da Serrinha, se exibindo nas redes sociais se comportando como influencer digital. Ontem o corpo dela foi encontrado na rua no bairro de Cascadura com sinais de perfuração no peito e na cabeça, vestindo roupas de camufladas e com a cabeça raspado, levando a crer que foi capturada pelos rivais. Segundo informações, teria caído numa "tróia" armada pelos integrantes do Complexo da Penha (CV) quando estava saindo do Complexo da Maré e retornando para Serrinha. C...

Comando Vermelho tomou o Campinho do TCP nesta madrugada de quinta-feira

Os criminosos do Comando Vermelho iniciaram o processo de invasão ao Morro do Campinho na zona norte, comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro. Desde o inicio da noite da quarta-feira, iniciou um tiroteio entre os membros do CV contra os rivais do TCP dentro do Morro do Campinho .  O confronto estendeu até a madrugada de quinta-feira (14). Segundo os moradores do Campinho os rivais do CV entraram em grande número no Campinho, liderados pelos criminosos da "Equipe Caos" e homens do Tiriça, homem de guerra do CV e que lidera a criminalidade no Divino e Menezes na Praça Seca. Atualmente os patrocinadores do Fubá e Campinho para os chefes do CV conhecidos como; BX do Corte 8, Tiriça e o Doca , apontado como "frente" de parte do Complexo da Penha (CV) na zona norte e principal "General" de invasões pra facção nas ruas. Por enquanto o TCP da Serrinha está tentando se manter no Campinho com os refugiados do Morro do Fubá na parceria com os Milicianos ...

Cúpula do Complexo da Maré arrenda Morro no bairro da Tijuca; segundo relatos

 Segundo informações as lideranças do Terceiro Comando Puro do Complexo da Maré, arrendaram um morro estratégico para a facção no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. Morro da Casa Branca como é conhecido, estaria sob controle total dos líderes do TCP na Maré, responsáveis por enviar soldados e armamentos para proteger a comunidade. Um tempo atrás o mesmo morro foi arrendado pela cúpula do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, após o líder da Casa Branca cair no tribunal da organização dentro da Maré.  Preocupado com os negócios nos Morros do Campinho e Fubá em Cascadura, a liderança da Serrinha teria entregado o Morro da Casa Branca para Maré administrar.  Os membros do TCP na Casa Branca da Tijuca , estão se exibindo com as siglas "Mano César" e "Homem de Ferro", em alusão aos dois maiores chefões do TCP na Maré. Existe as ameaças reais dos rivais do CV dos Morros do Andaraí e Morro do Borel, avisando que em breve a cúpula vai destinar recurso...

Milicianos de Rio das Pedras reforçam o TCP dentro do Morro do Campinho

 Os Milicianos que estavam em Rio das Pedras, subiram para reforçar o Morro do Campinho (TCP) , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o chefe do Campinho, o Lacoste , teria negociado uma parceria com os antigos Milicianos do "Tico e Teco" que dominavam o Fubá e Campinho no passado, mas desceram pra Rio das Pedras após a venda pro Complexo da Serrinha. Até o momento o Morro do Fubá continua dividido com Comando Vermelho. Os rivais do TCP permaneceram controlando as localidades do Fubá próxima ao Morro do Campinho;

Membros da Equipe CAOS deram baque no Morro da Primavera em Cavalcante

 Ao anoitecer nesta segunda-feira (19) o confronto iniciou dentro do Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, os criminosos do Comando Vermelho entraram na Primavera (TCP) pra baquear a comunidade, na intenção de enfraquecer os rivais e voltar com armamentos ou artefatos valiosos da boca de fumo, bem como o fechamento da carga. Nas redes sociais os integrantes da "Equipe Caos" , comemoraram esse ataque dentro da Primavera (TCP), mandando recado para os rivais Lacoste, dono do Morro da Serrinha (TCP) e Coelhão, frente do Morro da Fazend a, dentro do Complexo da Serrinha. Entretanto, a hierarquia atual do Morro da Primavera (TCP) não pertence a cúpula da Serrinha. É um grupo separado, liderado pelo Zezito. As lideranças da Serrinha (TCP) e Primavera (TCP) já entraram em conflitos por causa de assaltos na região. Nesta baque, teve participantes do Morro do Urubu (CV) em Pilares e auxilio da conteção do Morro do Juram...

Fotos atualizadas do Macaco Russo ou 2D - Chefão do CV - circulam nas redes sociais

 Circulou na redes social "X", supostas fotos atualizadas de um dos chefões mais longiquos dentro do Complexo do Alemão (CV) na zona norte do Rio de Janeiro, conhecido como 2D ou Macaco Russo. 2D - Foto : Twitter Bau do Rio OFC 2D é procurado pelas autoridades cariocas, apontado como uma das lideranças dentro do Complexo do Alemão (CV) e demais comunidades que a cúpula patrocina pela zona oeste do Rio de Janeiro. Apontado como braço direito do chefão Pezão ou 44, Macaco Russo , como ficou conhecido nos últimos anos, é apontado como homem responsável pelo financeiro das "firmas" que seriam controladas pelo Pezão, que é apontado como número 1 do Comando Vermelho na capital.  O financeiro das comunidades do Complexo do Alemão e Penha , passaria pela contabilidade controlada pelo "Pezão" e subordinados, até seguir para os chefões que estão detidos. Além da forte influência em algumas comunidades do Complexo do Alemão, os homens do Pezão dominam as comunidade...

Após confrontos membros do TCP reforçam o Morro do Campinho na zona norte

 Os rivais do Comando Vermelho ameaçaram nesta sexta-feira invadir o Morro do Campinho (TCP) na zona norte do Rio de Janeiro. Comunidade que recebeu apoio dos antigos Milicianos do "Tico e Teco" . Grupo que estava recuado em Rio das Pedras na zona oeste. Membros da Equipe Caos e organizados pelo criminoso conhecido como "Tiriça", frente do Divino e Menezes. Avisaram que iriam avançar do Divino (CV) pra dentro da Boa Esperanç a até o interior do Morro do Campinho. Avisados, líderes do Lacoste da Serrinha aceitaram reforços oriundos da "Tropa do Corinthians" do Barro Vermelho no Gramacho em Duque de Caxias . Mesmo com reforços, aconteceu um confronto e parte dos membros do TCP recuaram pro Morro da Patolinha dentro do Complexo da Serrinha.

CV do Manguinhos tentaram ocupar uma pequena comunidade, proibindo cobranças e câmeras na favela

 Os integrantes do Comando Vermelho das comunidades do Mandela e Manguinhos estão tentando expandir os territórios entre os bairros de Bonsucesso e Higienopolis, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, membros do Manguinhos (CV) atravessaram a R. Leopoldo Bulhões e ficaram até a pequena comunidade conhecida como "Amorim", atrás da Fundação Fio Cruz.  Picharam muros com as siglas da facção e avisaram que não querem "câmeras de segurança", dando recado que vão pegar supostos Milicianos que estariam realizando cobranças na comunidade. Após o ocorrido, um blindado foi visto próximo ao "Amorim", obrigando os homens do CV á recuar para o Manguinhos (CV), mas promentendo retornar e anexar o Amorim no Complexo de Manguinhos. Favela Amorim - Higienópolis - Zona Norte | Google Earth 

Membros do Comando Vermelho reforçam o Morro do Campinho após expulsar os rivais do TCP

 Após expulsar os rivais do Terceiro Comando Puro de dentro do Morro do Campinho na zona norte, os rivais do Comando Vermelho apareceram na comunidade com mais reforços para assegurar o território. O Morro do Campinho era dominado pelos homens do Complexo da Serrinha (TCP) e refugiados do Morro do Fubá em Cascadura, também dominado pelo CV. Na última semana o Lacoste, chefão da Serrinha, teria entregado parte do Morro do Campinho para os antigos Milicianos da área, do grupo conhecido como "Tico e Teco". Esse grupo estava refugiado em Rio das Pedras desde que venderam o Morro do Campinho para o TCP. Aparentemente mesmo com reforços vindo da Milícia, o CV conseguiu prevalecer dentro do Campinho provavelmente não teremos um retorno do TCP.  Os responsáveis pela invasão são os membros da "Equipe Caos", oriundos dos Morros do Divino, Menezes e Barão , na Praça Seca.

Rugal, braço de guerra do TCP foi capturado em Tomás Coelho

 Nesta sexta-feira a PM realizou a prisão de um dos principais "puxadores" do Terceiro Comando Puro do Complexo da Serrinha , em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. Os agentes do Choque estranharam a forma que o Táxi estava transitando na Av. João Ribeiro em Tomás Coelho e solicitaram a abordagem. Dentro do veículo estava o Rugal com mulher e filha. Rugal é oriundo da Baixa do Sapateiro (TCP) no Complexo da Maré, mas desde que o Lacoste tomou o Morro do Fubá na parceria com chefes da Maré, o Rugal foi deslocado pro Campinho e Fubá e se tornou homem de guerra pro TCP naquela região. 🚨 Após ser solto pela justiça em 2023, “Rugal” foi preso novamente em ação do Batalhão de polícia de choque da @PMERJ . Capturado em Tomás Coelho, o criminoso é um dos principais braços armados da facção da Serrinha. Contra ele havia mandados por homicídio e roubo. pic.twitter.com/Ajh0MkAk2R — Governo do RJ (@GovRJ) August 2, 2025