Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Robinho Pinga? Chefão e fundador do Terceiro Comando Puro

História do Robinho Pinga

Robson André da Silva, ou mais conhecido como Robinho Pinga. Antigo chefão do Terceiro Comando, que foi um dos fundadores do Terceiro Comando Puro. Que foi dono de um dos maiores complexos da zona oeste. Extremamente inteligente, teve um fim inusitado no presídio.



Robinho Pinga iniciou no crime com assaltos, e participou de muitas quadrilhas nos anos 90. Mesmo sendo cria de Senador Camará na zona oeste do Rio, tinha envolvimento com a comunidade da Parada de Lucas na zona norte, na época, ambos do Terceiro Comando.


Início do Pinga no mundo do crime

Com visão de administrador, estrategista e calculista, o Pinga foi crescendo no Terceiro Comando, e com o apadrinhamento do traficante Robertinho de Lucas, o dono da Parada de Lucas na época, se tornou traficante e começou a mexer com distribuição.



Com as perdas na hierarquia, sucedeu a liderança das comunidades do Complexo da Coréia e Vila Aliança em Bangu, com apoio da Parada de Lucas. Levantou as finanças das comunidades com venda de drogas, distribuição da mesma e distribuição de armas.


Com aparência de uma pessoa estudiosa e acadêmica, o Robinho Pinga nunca foi um traficante de guerra, ou seja, criminoso que puxa bonde pra invadir área rival. Sempre administrou na base na inteligência, visando em lucrar e não ser notado. 


União entre TC e ADA


Pinga era compadre do traficante Linho, fundador da facção ADA. E o relacionamento entre eles, foi destruindo a união entre o Terceiro Comando e o Amigos dos Amigos no Rio.  Depois que o Uê foi morto em 2001 no presídio Bangu 1 pelos lideres do CV, a união TC e ADA começou a ruir.



Pinga era amigo do Linho, mas os líderes do Terceiro Comando tinha muitos problemas pessoais com ele. Apontavam que o Linho era "Olho grande", e queria dar golpe no Complexo da Maré, Acari e Pedreira. Essa acusação ficou com mais verdades, depois que o Linho assumiu o Morro do Adeus, a comunidade do Uê, e expulsou todos os familiares do Uê.


Fim da união e formação do TCP


O fim da união teria sido após uma reunião que iria acontecer no Complexo da Coréia em Senador Camará. Convocaram o Linho para reunião. Mas ele não teria ido. Pra piorar, apareceram policiais bem no local certo, ou seja, entenderam que o Linho deu a localização para que todos os chefes do TC fossem presos.



Após o fim da união, o Pinga , junto com os chefes do Dendê e Acari, criaram o Terceiro Comando Puro, e declaram oposição ao ADA. 


Com a sua cara na mídia, mesmo sendo discreto, começou administrar o Complexo da Coréia e Vila Aliança de fora do Rio, e se mudou para o interior de São Paulo. Lá foi sua base até o seu fim.


Prisão do Pinga em São Paulo

Primeira prisão do Pinga foi em 2002, encontrado num condomínio de Luxo em São Paulo. Conseguiu um habeas Corpus na justiça e nem ficou preso. Meses depois, sua esposa foi presa em Peruíbe, cidade do litoral de São Paulo, e também saiu com Habeas corpus.


Agora identificado e conhecido como chefão do Terceiro Comando Puro, em liberdade, o Pinga começou a sua saga de fazer negócios sem ser notado, montando um esquema grande de lavagem de dinheiro em São Paulo.


Vida de falso empresário do Pinga

De São Paulo, o Pinga negociava as armas e drogas da Bolívia e Paraguai, e enviava direto pro Rio de Janeiro. A movimentação era feita por empresas laranjas, bem como Pizzarias, padarias, comércios e marmoraria. Em São Paulo, o Pinga era notado apenas com um empresário bem sucedido.



Quando se deslocava para as suas favelas no bairro de Senador Camará na zona oeste do Rio. Tinha o costume de se vestir como estudante, sempre cabelos grandes e óculos. Nem seus soldados sabiam quem era ele. Na favela da Coréia, apenas conversa pessoalmente com seus frentes e gerentes e ficava poucas horas.


Usava o telefone sempre em códigos com comparsas. Cada código era referente a um tipo de operação. Essa comunicação era pra dificultar os grampos policiais. 


Perto de ser preso em 2005, a polícia do Rio fez campana nas casas do Robinho Pinga em São Paulo. Ele sempre morava em casas perto de Rodovias, porque era fácil fugir. Quando precisava falar no telefone. entrava no seu carro e ia para São Paulo, e só conversa na Marginal Tietê, a principal via das cidades. Essa manobra dificultava o grampo da polícia e o rastreio, pela quantidade de carros que rodava na via.


Prisão do Pinga e início do fim

Mas não foi o bastante, em 2005 o Pinga foi preso em Sorocaba na sua casa, numa operação minuciosa e discreta. Pinga era conhecido como um dos maiores fornecedores do Brasil, rivalizando com Fernandinho Beira-Mar.  No momento da sua prisão, se apresentou com roupas de pastor e dizia ser convertido e não mais criminoso.



Foi enviado para o presídio de segurança máxima em Bangu 1, e por causa da série de atentados promovidos pelo Comando Vermelho, em 2006, ele foi transferido para o presídio Federal de Catanduva no Paraná, junto com os chefões do CV.


Suposto acordo do Pinga com CV


Na época, existiam boatos que o Pinga iria fechar com o Comando Vermelho, e deixaria o Terceiro Comando Puro, mas nunca foi confirmado.

No presídio de Catanduvas, começou apresentar um quadro clínico grave na cabeça, tendo cegueiras e convulsões. Foi constatado que tinha um tumor no cérebro, e na justiça, conseguiu um retorno para o Rio em novembro de 2007. Segundo a Secretaria, desde a véspera do Natal (24), o quadro de saúde do traficante era bastante grave. Ele estava em coma profundo e tinha um tumor na cabeça.


Robinho Pinga, morreu às 9h20 desta segunda-feira (31) no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. As informações foram confirmadas pela Secretaria municipal de Saúde.

Comentários

  1. Corrige isso ae do blog, quando tca acabou no final de 2002 dendê ficou Ada, dendê só virou TCP em 2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dendê nunca foi ada
      2002 a 2004 Dendê era neutro
      Eles diziam ser bonde dos estêvão

      Excluir
    2. Para de falar merda. Dendê nunca foi ADA. Dendê desde a época do Miltinho era bonde dos estevos. Quem colocou facção foi o Noquinha, colocando o TC/ADA e depois rachou e ele perdeu e virou TCP do Bizulai, Fernandinho, Gil, Marlon, Neves, mikitinho, celular e geral

      Excluir
    3. Crrt 14.37 esse bglho aí msm nokinha rachou botando tcada aí ficou 1 bonde Tcp bizulai eo nokinha ficou menos de 1 semana o Tcp do bizulai tomou o morro todo
      Foi aí o golpe do playboy q voltou depois no caminhão de lixo morreu um montão até o chorão e o da 12

      Excluir
    4. Dendê virou TCP em 2004 mesmo, não sei se em 2003 eles tavam como ADA

      Excluir
  2. Pinga foi assassinado dentro da cadeia e foi uma morte lenta e muito dolorosa, foram matando ele aos poucos e deram o cheque mate no final de 2007.

    ResponderExcluir
  3. Senador camará era comando, Selva,Rebú, sapo, Snt André era tudo CV do Robinho ravengar, Coreia do outro lado da linha do trem nessa época nem tinha esse nome era chamada de fazenda coqueiro ali não tinha boca mas era CV tambem era caminho do Rebú pra vk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tinha boca como era cv seu merda

      Excluir
    2. Pior q o AMG ali falou tudo
      Era CV msm até o professor fundador do CV e cria do rebu
      O Tcp tomou ali em 1996 ou 99 expandiu muito

      Excluir
    3. EM 1996 TCP NÃO EXISTIA COMO TOMOU ALGO ? KKK
      OQ EXISTIA NA ÉPOCA ERA EXTINTO " TC "

      Excluir
  4. Paizão deixou o complexo da Coreia fortão !

    ResponderExcluir
  5. PORRA CARALHOOO O PINGA ERA CV MORAVA NO CARINHOSO NA TRAVESSA 24 CASA 6 ...FOI EXPULSO JUNTO COM ALGUNS CRIAS EM 1989 AI PULOU PRA FAZENDA COQUEIRO E DEPOIS PRA LUCAS QUANDO RETORNOU PRA SER DONO NA FAZENDA COQUEIRO TINHA SIM UM PACTO DE NAO AGRESSÃO COM O REBU DE CAMARA QUE ERA CV ....AI FORAM EXPULSOS 28 CRIAS DO REBU E PEDIRAM ABRIGO PRO PINGA E EM AGOSTO DE 1996 NUM BAILE DA FURACAO NO CAVALO DE ACO O TCP JUNTO COM OS CRIAS INVADIRAM O REBU E ESTAO ATE HJ PAPO RETO O PINGA JA FOI CV PRA QUEM NAO SABE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazenda coqueiro é a atual Coreia né ?
      Mobral, cigana, favelinha, morro do céu, tudo aquilo é a famosa Coréia ??

      Excluir
    2. NESSA ÉPOCA FOI TC QUE INVADIU ,
      TCP SÓ FOI CRIADO EM 2003

      Excluir
    3. Tcp no final de 2002 já existia logo assim que uê morreu

      Excluir
  6. Nessa epoca Coréia era fortaleza e todos respeitavam os moradores antigos
    Hj em dia cheio de bandido ladrão de varal que adora entrar no caminho do morador
    Torço para uns 10 no mínimo que tem aqui irem de vala
    Uma marra fudida com morador e qualquer coisa querem esculachar.
    Só Otário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bóris e Marreta da Coreia ainda são vivos ?
      Tirei com eles no pedro melo

      Excluir
    2. isso e em qualquer comunidade hoje em dia. lembro quando eu era moleque nem droga podia comprar. hoje em dia varios embalados , passam fome, nao aguentam um tapa e ronca de brabo.

      Excluir
  7. Muita história desencontrada Coréia que vcs falam que é a parte da estrada do Taquaral era neutra porém quem era o frente era oriundo da selva de pedra ,a quadrilha era Timbó (o chefe),Lola ,cachote, palito,com a morte do Timbó a quadrilha se acabou ,aí que veio a era TC heraldo irmão do Timbó entrou em camará lado do Taquaral, nessa época vila aliança já está de parada de Lucas, tempos ruins nessa época pq era guerra todos os dias entre vila aliança e camará contra rebu selva de pedra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que vila aliança era de Lucas si ficam tão longe uma da outra ?

      Excluir
    2. Cobrinha era o quebrador, Lola era o 02 e Timbó o 01, Coréia era o nome de uma parte da favela perto do muro da linha do trem, pouco depois do Mobral indo para a estação de Senador Camará

      Excluir
    3. Quem era esse Timbó ?
      Ele era tc ou cv ??

      Excluir
  8. Faz história do Rubinho do Aço

    ResponderExcluir
  9. Senado camara era tuco comanda. Maldicao, seu silva. Lobao, robinho moreno irmao do ro. E por ai vai. Depois de muitas guerras entre sim. Muito morrem muito ficaram no meio do beco entre a 34 e 35 ouyros na ponte dos cachorros. Outros morreram em fuga na pedreira. Mais camara sempre foi comando. Depois robinho pinga tomou camara e ate hoje e tcp

    ResponderExcluir
  10. Uê foi morto em 11 de setembro de 2002 e não em 2001.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Milicianos de Rio das Pedras negociam ajudam com outras facções após prejuízo

  No último sábado (23) os Milicianos de Rio das Pedras sofreram um prejuízo na organização, após uma tentativa de invasão do Comando Vermelho da Muzema. Inicialmente, conseguiram matar um membro do Comando Vermelho e pegaram 4 fuzis dos rivais. Por conta do tiroteio, os policiais do BOPE foram acionados e fizeram uma incursão na área e mata na localidade do Sertão. Conseguiram prender 9 suspeitos de participar da Milícia, além de apreender 8 fuzis, 2 pistolas e 21 granadas. Foi o segundo prejuízo na hierarquia de Rio das Pedras. Entre os presos, estaria a antiga liderança da Milícia do Fubá e Campinho, que hoje, estão atuando em Rio das Pedras. Os policiais do 18º BPM (Jacarepaguà) reforçaram  toda área de Rio das Pedras, sabendo que é um confronto de facções e poderá ter desdobramentos nos próximos dias. Segundo informações, parte da liderança de Rio das Pedras, por ter contato com os membros do Terceiro Comando Puro do Complexo da Serrinha, estariam negociando um empréstimo...

CV tenta invadir Rio das Pedras e perde 4 Fuzis pra Milícia

Contenção da Milícia saiu vitoriosa Nesta madrugada de sábado (23) por volta das 4h20, os membros do Comando Vermelho tentaram atacar simultaneamente as comunidades de Rio das Pedras e Sertão, na zona oeste do Rio de Janeiro. Confrontaram com a contenção da Milícia e saíram no prejuízo. Perderam um soldado que ficou pra trás, além de mais 4 fuzis que seriam do arsenal do bonde do GD do Lins. Os 4 armamentos tinham fitas vermelhas adesivas nas pontas, identificando o dono desse arsenal. Os Milicianos que eram do Campinho e expulsos da Muzema, estão responsáveis pela contenção da Milícia no Sertão e Rio das Pedras. Comemoraram que seguraram essa ofensiva do CV, e de quebra, aplicaram grande prejuízo no Comando Vermelho.  🚨 Milicianos comemoram os 4 fuzis ganhos do comando vermelho no baque de hoje. Tentativa de invasão na comunidade Rio das Pedras. Videos e fotos do ocorrido circulam nas redes sociais. pic.twitter.com/pGhjTsDTMM — ᑭᒪᗩᑎTÃO ᖇᒍ 🚨🖊🚔 (@PlantaoRio_) November 23, 202...

Parceria entre ADA e CV mira tomar comunidades da Milícia e TCP na zona oeste

 Nos últimos dois anos as comunidades da zona oeste viraram palco de disputas, principalmente sendo alvos de invasões do Comando Vermelho, um plano de expansão dessa facção contra grupos Milicianos. Um lado da zona oeste que é de interesse do CV e virou alvo, são os bairros de Bangu e Campo Grande. Dos bairros de Campo Grande até Realengo, existem pelo menos três grupos criminosos dividindo o comando das comunidades, entre eles; Milícia, TCP e ADA. Nas últimas semanas os criminosos do Comando Vermelho invadiram o Catiri no Jardim Bangu, terra Miliciana, de quebra, atacando as comunidades da Carobinha em Campo Grande, Milícia, bem como as comunidades do Santo André e Morro do 48 em Bangu, comunidade do TCP. Fruto dos ataques é uma união que vêm sendo relatada há anos, entre as lideranças do ADA da Vila Vintém com os membros do Complexo da Penha (CV). Comando Vermelho x Milícia: veja como está a movimentação dos bandidos no Rio de Janeiro. #BalançoGeralRJ 📽️ Reprodução/Record Rio pi...

TCP do Morro dos Macacos invadiu o Morro da Mangueira e voltou com armamento do rival

 Os integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) entraram no território dominado pelo Morro da Mangueira (CV) aplicou um prejuízo para o Comando Vermelho da zona norte. Segundo informações, um bonde do TCP saiu do Morro dos Macacos em Vila Isabel, e foram no território vizinho no Morro da Mangueira (CV). Foram até a localidade conhecida como "Vila Miséria", que fica localizada nos acessos do Morro da Mangueira (CV) e pegaram um rival na contenção de uma "boca de fumo". Voltaram com 1 fuzil e grande quantidade de dinheiro da boca de fumo. No armamento, estava escrito na bandoleira "Tropa do Vovô", em alusão ao bonde do CV que age dentro da Mangueira.

Chefe do Complexo do Caju toma golpe de aliado que pulou pro CV

 O chefe do Caju (TCP), o TL, sofreu um golpe interno na última semana e está oferecendo uma recompensa para recuperar o prejuízo. Um dos gerentes das bocas dentro do Complexo do Caju na zona portuária. Insatisfeito, pulou para o Comando Vermelho na Barreira do Vasco, comunidade vizinha. Levou para nova facção um fuzil 762 e o fechamento da boca de fumo que gerencia.  Chefão do Caju avisou dentro da sua organização. Quem conseguir recuperar o armamento roubado e pegar o traidor, irá recompensar com um veículo.

Casa de chefes do Comando Vermelho foram encontradas na última operação no Complexo da Penha

Operação Torniquete no Complexo da Penha A Polícia Civil realizou a Operação Torniquete no Complexo da Penha, cumprindo 114 mandados contra o Comando Vermelho. Foram encontrados 23 carros roubados e casas de luxo de líderes da facção, como Gravetinho e Pedro Bala. BMW , outro líder, foi identificado como responsável por invasões e tem sete mandados em aberto. Gravetinho (Cajueiro) - Doca (Penha) - Gardenal (Penha) - BMW (Gardênia Azul) O delegado Felipe Curi explicou que a operação visa não só reprimir crimes, mas investigar parentes de chefes do CV beneficiados pelo esquema. Os roubos de veículos e cargas financiam armas e sustentam familiares de presos. As autoridades estão aprofundando as investigações para punir os envolvidos. Os crimes relacionados tiveram aumento expressivo: em outubro de 2024, roubos de veículos subiram 76% e os de cargas, 87%, comparado a 2023. A operação deixou seis feridos e impactou serviços locais, como o fechamento de estações do BRT e clínicas da famíl...

Bondes do CV Tentam Invadir o Morro dos Macacos na madrugada de Domingo

Relataram intensa troca de tiros no Morro dos Macacos Na madrugada deste domingo (01) os integrantes do Comando Vermelho tentaram invadir o Morro dos Macacos (TCP) no bairro de Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, os soldados do "Bonde do Gardenal" guiado pelos crias do Morro dos Macacos sob a liderança do criminoso conhecido como "Titauro", entraram pela área de mata na comunidade, invadindo a localidade do Pau da Bandeira. Morro do Pau da Bandeira / Morro dos Macacos Foi um intenso confronto na área de mata entre os bondes do Gardenal contra o bonde do Scooby, e ainda não foi relatados feridos ou mortos por causa da invasão. 🚨MORRO DOS MACACOS ESSA MADRUGADA, O PAU QUEBROU. GUERRA, (CV) VS (TCP) pic.twitter.com/Jf0qG3n6aG — VEJAM SÓ NOTICIA! (@vejam_sonoticia) December 1, 2024

Matéria aponta que estaria acontecendo um racha na Vila Vintém em Padre Miguel

 Atualmente os integrantes do facção ADA existem apenas na zona oeste do Rio de Janeiro, nos bairros de Realengo, Bangu e Padre Miguel. Dominando as comunidades desses 3 bairros, os integrantes do ADA possuem uma espécie de pacto de não agressão com a Vila Kennedy (CV) em Bangu , bem como com os integrantes do CV nas comunidades da Santa Maria e Teixeiras em Jacarepaguá. De quebra, estariam agindo mutuamente para invadir a Favela da Carobinha (Milícia) no bairro do Campo Grande, com os integrantes do CV usando a área de mata do Morro do Batan (ADA) para dominar por completo o Jardim Catiri, em Bangu. No meio dessa união, foi noticiado no programa "Balanço Geral", que estaria existindo uma discordância nessa união entre ADA e CV na zona oeste.  Os homens do "Bonde do Trevão" estariam a favor de unir forças com CV contra os Milicianos, mas os homens do "Indio", um dos chefes do Jardim Novo e Light (ADA), não estariam satisfeitos com a parceria do CV. Coman...

Vaza áudio do Jean do 18 discutindo com TCP do Morro do Fubá

Aconteceu uma tentativa de baque do Comando Vermelho pra dentro do Morro do Fubá (TCP) em Cascadura, na zona norte do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, vazaram um áudio que seria do "Jean", apontado como frente no Morro do 18 (CV) em Água Santa, os autores da última tentativa de invasão no Morro do Fubá. Jean é foragido do presídio de Bangu. Na ocasião, estava integrando a facção do Amigos dos Amigos (ADA), mas agora voltou pro seu posto de frente no Morro do 18, sob a bandeira do Comando Vermelho. ⚠️ATENÇÃO: Vaza nas redes sociais um áudio do traficante Jean, atual frente do Morro do 18, em Água Santa, discutindo com rivais do TCP do Morro do Fubá, em Cascadura. Vale lembrar que Jean fugiu com mais 2 comparsas de Bangu 6 (ADA), no Complexo Penitenciário de Gericinó, em… pic.twitter.com/oaW66hHQ9w — BAÚ DO RIO OFC (@baudorio) November 27, 2024

Liderança da Milícia de Rio das Pedras fugiu após Seguidas Invasões do Comando Vermelho

 Frentes de Rio das Pedras sumiram O clima dentro de Rio das Pedras continuam tenso, após constantes ameaças de invasões dos rivais do Comando Vermelho nos últimos dias. Segundo relatos, sabendo que a liderança da Penha, Alemão e Lins , enviaram cerca de 100 homens para reforçar as comunidades de Itanhangá, com foco em invasões em Rio das Pedras até enfraquecer a Milícia, os líderes de Rio das Pedras saíram da comunidade. Conhecidos pelos apelidos de Pé e Mágico, são apontados como supostos frentes de Rio das Pedras no momento. Sabendo que são alvos dos "baques certeiros" dos rivais do CV, escolheram se esconder fora da região. Deixaram a segurança de Rio das Pedras sob ordens dos Milicianos que atuaram no Fubá e Campinho, mas hoje, são contenção e homens de guerra em Rio das Pedras. Atualmente a liderança do dia-a-dia está sendo dividida entre os Milicianos conhecidos como Coelho e Skunk . Por outro lado, os rivais do CV estão se preparando nas comunidades da Muzema e Itanha...