Pular para o conteúdo principal

A História do Mica, o "Leão da Montanha" da Penha

História do Mica da Penha

Rogério de Souza Paz, mais conhecido como Mica, MK da Penha ou Leão da Montanha, foi uma figura importante no tráfico do Complexo da Penha, atuando como chefe para a facção Comando Vermelho (CV). Ele se tornou conhecido nos tempos de ouro da Penha, entre 2005 e 2012, até perder a vida de forma obscura.



Ascensão no Complexo da Penha


Mica nasceu e foi criado na comunidade da Chatuba, no Complexo da Penha. Em 2005, como gerente do tráfico, ordenou a execução de cinco homens que queimaram um ônibus sem a autorização da liderança. Também tentou capturar o bandido conhecido como Lord, que havia dado a ordem para o ataque. Lord conseguiu fugir, mas foi preso posteriormente.



Considerado um "Cria" da comunidade, Mica ascendeu no tráfico durante a primeira gestão de Doca, que terminou em 2007. Ele se tornou uma das lideranças da Penha junto com Doca, após a morte dos traficantes Azeite e Marcelinho da Merendiba.


Conflitos Internos e Alianças


A parceria entre Mica e Doca durou pouco tempo. Doca foi preso junto com oito comparsas, e Fabiano, também conhecido como FB, assumiu o controle. O auge de Mica ocorreu durante a gestão compartilhada com FB, período em que o Complexo da Penha viveu sua ascensão no submundo do crime carioca.


A Figura do "Leão da Montanha"


Mica era querido pelos moradores da Penha por ser nascido e criado na comunidade, mas como chefe era rígido, frio e de poucas palavras. Ele não dava segunda chance a quem o desrespeitava dentro do grupo. 



Mica teria mandado matar um jovem de 18 anos que se envolveu com sua amante, realizando o julgamento em frente aos moradores para mostrar que era justo, pois na favela cobiçar a mulher do próximo era punido com a morte. Também ordenou a execução de outra amante, acusada de fazer fofocas e ameaçar contar sobre o relacionamento à sua companheira oficial.


Ao contrário de FB, que se aventurava fora do Complexo, Mica mantinha-se apenas nas comunidades da Penha. Por isso, ganhou o apelido de "Leão da Montanha". Ele costumava andar pela Chatuba, Fé, Sereno e Caracol, sempre acompanhado por 20 seguranças e mais 20 guardando seu perímetro.


Discrição e Controle Rígido


Nos famosos bailes da Penha e da Chatuba, Mica se mantinha discreto, sem exibir ouro e reprimindo soldados que desperdiçavam munição ou desfilavam com armas desnecessariamente. 



Numa escuta policial, Mica foi captado repreendendo seus soldados e avisando que, na ausência dele e de FB, os gerentes abaixo deles mandariam e não queria tiros ao alto à toa, para não atrapalhar o sono dos moradores e evitar operações na Penha.


Crimes e Conflitos na Liderança


Mica esteve envolvido na invasão ao Morro dos Macacos em 2009, que resultou na queda de um helicóptero da polícia, além de participar da tentativa de invasão à Serrinha e do sequestro de turistas chineses no mesmo ano. 


Seu nome também veio à tona em 2007, quando o Ministério Público do Rio pediu à Polícia Civil que investigasse a compra de uma moto pelo atacante Adriano Imperador no nome da mãe de Mica. Adriano inicialmente negou o presente, mas anos depois confirmou que eram amigos de infância.


Fuga e Prisão


Durante a ocupação da Penha em 2010, assim como FB e os demais líderes, Mica fugiu da comunidade e se escondeu em Maricá, na região dos Lagos, cidade onde coordenava algumas bocas de fumo e mantinha um refúgio. 



Em 2012, foi preso em Maricá durante o carnaval. Ele alugou uma casa à beira-mar para aproveitar o feriado, mas foi interceptado pela polícia e preso. Mica foi encaminhado para o presídio de Bangu 1, no Rio de Janeiro, e em 2017 cumpriu pena no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.


A Morte Misteriosa de Mica


Em abril de 2020, Mica foi encontrado morto em sua cela no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Pela manhã, quando foram entregar o café, encontraram seu corpo sem vida. 



A família denunciou que ele enfrentava problemas de saúde na prisão e não recebia tratamento médico adequado, o que o fez perder muito peso e se tornar irreconhecível. Em uma carta à família, Mica manifestou seu desejo de não ser cremado caso morresse e pediu que seu velório ocorresse na Penha.


As autoridades alegaram que havia sinais de suicídio, mas a família contestou, afirmando que ele estava sendo negligenciado dentro do presídio.

Comentários

  1. Terror da Penha se chama doutor peixao, a hora que o homem quiser a penha hora terceiro num estalar de dedos. Jorge vigilante já planejou os jogos baques, dessa vez a gente vai piar no sereno e na fé. É os taca bala porra ,em lucas não tem arrego e no plantão tem dois de dia é ak a noite o 62 🧨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas x Penha é uma guerra braba

      Excluir
    2. CV comedores de traveco vacilação é mancada a facção lgbt 🏳️‍🌈 acoita mancada é vacilação passo pano pro dudu estrupador durante anos e só foi morrer em 2013 cv comedores de traveco kk

      Excluir
    3. Explana não traveco se continuar assim ninguém vai te pegar mais

      Excluir
    4. TCP NÃO TEM VIADO NÃO NÉ, CAPILÉ DO ACARI, DINO DA ALTA, MORANGUINHO DO DENDÊ, PÃO DOCE QUE ERA DA SERRINHA, FORA OS OUTROS QUE DEVEM SER E QUASE NINGUÉM SABE!!

      Excluir
    5. Capile é o mais bicha de todos na época deu 100 gramas de pó 1por1 para um cara ficar empurrando nele durante 1 mês

      Excluir
  2. CV acoita mancada e vacilação varios ai já vacilou e o cv passo pano pro dudu estrupador durante anos e só foi morrer em 2013 cv comedores de traveco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso parece até mulher de bandido todo a mesma coisa

      Excluir
    2. Crl tua e chatao mano pqp,isso é crime porra

      Excluir
    3. Cria da aliança. Maior comédia. Tá numa sala de crimes que só falam de traficante e alertando só maluco que é chato e o que ele está fazendo é crime. Cria do Qtd. Gestão do complexo, toda de Acari e do Qtd, do complexo de Bel. Estamos preparados Cu Rede.

      Excluir
  3. Combatente do Macaco1 de outubro de 2024 às 20:48

    Uma das coisas que eu sinto orgulho no scooby é a humildade que ele carrega
    Pretinho... você tem o coração enorme, você nos abraça como seus filhos é por isso que morador compra o seu barulho é por isso que morador não gosta da mancada dos cu vermelho. Se falarem pra vocês que é impossível a gente invadir o Manguinhos tão mentindo, pode juntar jacaré, arará e mandela. Vocês têm amigos? A gente também tem empada é nossa família nosso fechamento só na Mineira tem mais fuzil que jacaré inteiro, em breve novo complexo do scooby faz o 3

    ResponderExcluir
  4. Mica já participou de guerras pessoalmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja viu chefão participar de guerra ? Cara era administrador de boca de fumo , guerra deixa pros mais novos , ja participou de varios tiroteios no PH , viu a matéria que ele odiava sair do morro ..

      Excluir
    2. Se ele foi pra guerra nos Macacos, deu sorte dele não morrer pro Bebezão ou pros PMs

      Excluir
  5. CV sendo CV
    Judaria e covardia
    CV é fábrica de traveco e viado

    ResponderExcluir
  6. CV só ganha no golpe e com ajuda de batalhão...
    Se não fosse...14..16..9...39... DRACO já estaria extinto

    ResponderExcluir
  7. So esqueceu de citar que esses cinco homens que ele mandou executar nesse lance do ônibus mataram cinco pessoas queimadas nesse dia inclusive uma mãe e seu filho pequeno, tudo começou no Quitungo que o cv da penha tinha acabado de tomar do Ada ou tcp na época, teve uma opera e um traficante da penha morreu em represália os caras tacaram fogo nesse ônibus mas fizeram muita merda nem deixaram as pessoas descer nessa morreu cinco carbonizados aí já sabe né bagulho caiu na mídia a polícia tinha que dar uma resposta começaram a sufocar Quitungo, Guaporé, penha ate alta que era cv na época os canas sufocaram atrás dos caras por fim o próprio cv descartou eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo q lembro foram 4 assassinados. A milícia expulsou o TCP, ADA tomou da milícia e CV numa guerra com 18 mortos, tomou do Ada, isso tudo em 2005, incrível como amam essa favelinha. Bem não conheço o Mica, pois vivia no cruzeiro e não me aventurava para a vacaria e nem pra Chatuba. Sou da época da guerra, caixa d'água e caracol contra morro do Cruzeiro. Subiram a caixa , mataram 9 traficantes. Aí os FDP (não lembro se o chefe na época era o cavalão) subiu o cruzeiro e matou quase 10 moradores indo trabalhar. Fdp.

      Excluir
    2. Essa guerra aí do Quitungo/Guaporé foi tensa msm Penha não queria deixar os ADA ficar no quintal de casa e resolveram tomar só que custou muito pra Penha vários soldados mortos e fuzis apreendidos

      Excluir
    3. E o Lorde, ainda tá preso ?

      Excluir
    4. Mataram dentro do presídio a mando do marcinho

      Excluir
  8. Cv da penha tomou tanto prejuízo nesse lance do ônibus queimado no Quitungo em 2005 que até desistiram da favela, Quitungo ficou abandonado até uns policiais e bombeiros aposentados da área implantar uma milícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época as guerras eram de vdd msm, morriam gente abeça

      Excluir
    2. Morreram muitos soldados da Penha ?

      Excluir
  9. Tirando o fato de ser traficante esse cara era muito maneiro, ficava sempre trocando ideias com os coroas da comunidade, chegava pra cortar o cabelo esperava sua vez numa boa, não ficava se exibindo nós bailes, únicas vacilações que ele não perdoava era estrupador e roubo na comunidade.

    ResponderExcluir
  10. E o tempo do Jorge Espora ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

CV entrou no miolo do Morro do Campinho e a Diaba Loira foi encontrada Neutralizada em Cascadura

 Ontem os homens do Comando Vermelho entraram de vez no interior do Morro do Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Após um confronto com o restante da contenção do "Da Mata", frente do Campinho, os integrantes do TCP fugiram em direção ao Complexo da Serrinha em Madureira e deixaram o morro vazio. Notícia que chamou mais atenção na última noite foi a queda da traficante "Diaba Loira", conhecida por pular do Comando Vermelho alegando sofrer covardia dos chefes. Foi aceita no Terceiro Comando Puro da Serrinha, se exibindo nas redes sociais se comportando como influencer digital. Ontem o corpo dela foi encontrado na rua no bairro de Cascadura com sinais de perfuração no peito e na cabeça, vestindo roupas de camufladas e com a cabeça raspado, levando a crer que foi capturada pelos rivais. Segundo informações, teria caído numa "tróia" armada pelos integrantes do Complexo da Penha (CV) quando estava saindo do Complexo da Maré e retornando para Serrinha. C...

Comando Vermelho tomou o Campinho do TCP nesta madrugada de quinta-feira

Os criminosos do Comando Vermelho iniciaram o processo de invasão ao Morro do Campinho na zona norte, comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro. Desde o inicio da noite da quarta-feira, iniciou um tiroteio entre os membros do CV contra os rivais do TCP dentro do Morro do Campinho .  O confronto estendeu até a madrugada de quinta-feira (14). Segundo os moradores do Campinho os rivais do CV entraram em grande número no Campinho, liderados pelos criminosos da "Equipe Caos" e homens do Tiriça, homem de guerra do CV e que lidera a criminalidade no Divino e Menezes na Praça Seca. Atualmente os patrocinadores do Fubá e Campinho para os chefes do CV conhecidos como; BX do Corte 8, Tiriça e o Doca , apontado como "frente" de parte do Complexo da Penha (CV) na zona norte e principal "General" de invasões pra facção nas ruas. Por enquanto o TCP da Serrinha está tentando se manter no Campinho com os refugiados do Morro do Fubá na parceria com os Milicianos ...

Cúpula do Complexo da Maré arrenda Morro no bairro da Tijuca; segundo relatos

 Segundo informações as lideranças do Terceiro Comando Puro do Complexo da Maré, arrendaram um morro estratégico para a facção no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. Morro da Casa Branca como é conhecido, estaria sob controle total dos líderes do TCP na Maré, responsáveis por enviar soldados e armamentos para proteger a comunidade. Um tempo atrás o mesmo morro foi arrendado pela cúpula do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, após o líder da Casa Branca cair no tribunal da organização dentro da Maré.  Preocupado com os negócios nos Morros do Campinho e Fubá em Cascadura, a liderança da Serrinha teria entregado o Morro da Casa Branca para Maré administrar.  Os membros do TCP na Casa Branca da Tijuca , estão se exibindo com as siglas "Mano César" e "Homem de Ferro", em alusão aos dois maiores chefões do TCP na Maré. Existe as ameaças reais dos rivais do CV dos Morros do Andaraí e Morro do Borel, avisando que em breve a cúpula vai destinar recurso...

Milicianos de Rio das Pedras reforçam o TCP dentro do Morro do Campinho

 Os Milicianos que estavam em Rio das Pedras, subiram para reforçar o Morro do Campinho (TCP) , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o chefe do Campinho, o Lacoste , teria negociado uma parceria com os antigos Milicianos do "Tico e Teco" que dominavam o Fubá e Campinho no passado, mas desceram pra Rio das Pedras após a venda pro Complexo da Serrinha. Até o momento o Morro do Fubá continua dividido com Comando Vermelho. Os rivais do TCP permaneceram controlando as localidades do Fubá próxima ao Morro do Campinho;

Membros da Equipe CAOS deram baque no Morro da Primavera em Cavalcante

 Ao anoitecer nesta segunda-feira (19) o confronto iniciou dentro do Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, os criminosos do Comando Vermelho entraram na Primavera (TCP) pra baquear a comunidade, na intenção de enfraquecer os rivais e voltar com armamentos ou artefatos valiosos da boca de fumo, bem como o fechamento da carga. Nas redes sociais os integrantes da "Equipe Caos" , comemoraram esse ataque dentro da Primavera (TCP), mandando recado para os rivais Lacoste, dono do Morro da Serrinha (TCP) e Coelhão, frente do Morro da Fazend a, dentro do Complexo da Serrinha. Entretanto, a hierarquia atual do Morro da Primavera (TCP) não pertence a cúpula da Serrinha. É um grupo separado, liderado pelo Zezito. As lideranças da Serrinha (TCP) e Primavera (TCP) já entraram em conflitos por causa de assaltos na região. Nesta baque, teve participantes do Morro do Urubu (CV) em Pilares e auxilio da conteção do Morro do Juram...

Fotos atualizadas do Macaco Russo ou 2D - Chefão do CV - circulam nas redes sociais

 Circulou na redes social "X", supostas fotos atualizadas de um dos chefões mais longiquos dentro do Complexo do Alemão (CV) na zona norte do Rio de Janeiro, conhecido como 2D ou Macaco Russo. 2D - Foto : Twitter Bau do Rio OFC 2D é procurado pelas autoridades cariocas, apontado como uma das lideranças dentro do Complexo do Alemão (CV) e demais comunidades que a cúpula patrocina pela zona oeste do Rio de Janeiro. Apontado como braço direito do chefão Pezão ou 44, Macaco Russo , como ficou conhecido nos últimos anos, é apontado como homem responsável pelo financeiro das "firmas" que seriam controladas pelo Pezão, que é apontado como número 1 do Comando Vermelho na capital.  O financeiro das comunidades do Complexo do Alemão e Penha , passaria pela contabilidade controlada pelo "Pezão" e subordinados, até seguir para os chefões que estão detidos. Além da forte influência em algumas comunidades do Complexo do Alemão, os homens do Pezão dominam as comunidade...

Condenados a quase 300 anos, líderes do Comando Vermelho deixam Bangu sob forte escolta pra Federal

 Marreta e Sam do Caicó são levados de volta ao sistema penitenciário federal Dois chefes do Comando Vermelho, Marreta e Sam do Caicó, foram transferidos neste sábado (26) de Bangu 1, no Rio de Janeiro, para o presídio federal de Catanduvas (PR), sob forte esquema de segurança. Ambos estavam em celas isoladas e são considerados de altíssima periculosidade. foto | @submundodocrime Marreta cumpre pena de mais de 133 anos por crimes como sequestro e roubo, e já chegou a comandar ações criminosas de dentro da cadeia. Sam do Caicó, condenado a 147 anos, liderava o tráfico na Covanca e responde por dezenas de homicídios. A transferência faz parte da estratégia do governo do RJ para isolar lideranças do tráfico. Marreta já havia fugido da prisão em 2013 e foi recapturado no Paraguai em 2014. A custódia agora está sob responsabilidade da Polícia Penal Federal. fonte: G1

Após confrontos membros do TCP reforçam o Morro do Campinho na zona norte

 Os rivais do Comando Vermelho ameaçaram nesta sexta-feira invadir o Morro do Campinho (TCP) na zona norte do Rio de Janeiro. Comunidade que recebeu apoio dos antigos Milicianos do "Tico e Teco" . Grupo que estava recuado em Rio das Pedras na zona oeste. Membros da Equipe Caos e organizados pelo criminoso conhecido como "Tiriça", frente do Divino e Menezes. Avisaram que iriam avançar do Divino (CV) pra dentro da Boa Esperanç a até o interior do Morro do Campinho. Avisados, líderes do Lacoste da Serrinha aceitaram reforços oriundos da "Tropa do Corinthians" do Barro Vermelho no Gramacho em Duque de Caxias . Mesmo com reforços, aconteceu um confronto e parte dos membros do TCP recuaram pro Morro da Patolinha dentro do Complexo da Serrinha.

CV do Manguinhos tentaram ocupar uma pequena comunidade, proibindo cobranças e câmeras na favela

 Os integrantes do Comando Vermelho das comunidades do Mandela e Manguinhos estão tentando expandir os territórios entre os bairros de Bonsucesso e Higienopolis, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, membros do Manguinhos (CV) atravessaram a R. Leopoldo Bulhões e ficaram até a pequena comunidade conhecida como "Amorim", atrás da Fundação Fio Cruz.  Picharam muros com as siglas da facção e avisaram que não querem "câmeras de segurança", dando recado que vão pegar supostos Milicianos que estariam realizando cobranças na comunidade. Após o ocorrido, um blindado foi visto próximo ao "Amorim", obrigando os homens do CV á recuar para o Manguinhos (CV), mas promentendo retornar e anexar o Amorim no Complexo de Manguinhos. Favela Amorim - Higienópolis - Zona Norte | Google Earth 

CV volta disputar o controle do Morro do Fubá na madrugada de sexta-feira

 Ao anoitecer os tiroteios voltaram a chamar atenção entre os Morros do Fubá e Morro do Campinho (TCP) , comunidades que são vizinhas e sendo disputadas entre o Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro. Seria mais um avanço da "Equipe Caos" pra tentar retomar por completo o Morro do Fubá em Cascadura que, até o momento está dividido entre as duas facções. Por ordens da liderança do Complexo da Serrinha (TCP), jogaram granadas na região da "Pedra Rachada", uma área descampada que fica no alto entre os Morros do Campinho e Fubá , e seria usada como ponto de observação do Comando Vermelho. Até última atualização, os integrantes do "Bonde do Coelhão" recuaram para o Morro do Campinho (TCP) próxima a localidade da Iguaíba, recentemente dominada pelo Terceiro Comando Puro.