Pular para o conteúdo principal

Grafite no Morro do Dendê homenageia os chefões do TCP

Como é de costume em comunidades dominadas pelo tráfico no Rio de Janeiro, quando morre um chefão, ele é homenageado de diversas formas, principalmente em grafites nos muros da comunidade.

Estava na cara que após a morte de todos os chefões do Complexo do Dendê (TCP) na Ilha do Governador, iriam aparecer homenagens para eles, devido a quantidade de tempo que os Fernandinho e Gil estavam sob liderança da Ilha do Governador.



O grafite retrata a comunidade do Dendê de fundo, abaixo um veículo de Astra Branca, por causa de um funk proibidão antigo que sempre rolou na Ilha.

Agora as siglas são em homenagem ao Lopes (Fernandinho), Gil e Piu, os três principais chefões do Dendê que morrera no mês passado.  Nas camisetas, estão as siglas NT, BZ e MR, para retratar uma homenagem para os antigos traficantes Neto, Bizulai e Marcelo Russo que, sempre são exaltados dentro do Dendê.

Essa quadrilha que iniciou o projeto do Terceiro Comando Puro, antes era apenas Terceiro Comando, devido uma briga com a facção ADA, na primeira união TCA.

Em 2003, a quadrilha do Bizulai conseguiu o controle total do Complexo do Dendê na Ilha do Governador, contra a quadrilha do Noquinha, Gangan e Coroa, na época, chefões do ADA.

Na época, Fernandinho e Gil eram homens de confiança do Bizulai.

O traficante Edson Francisco Alves, o Bizulai, morreu aos 34 anos em janeiro de 2004, durante uma troca de tiros com a policia dentro do Morro do Dendê. Na época, estranhou que o Bizulai estava apenas com um revólver e sem segurança.  Lembrando que em 2004, a guerra sangrenta que aconteceu no Dendê era assunto da mídia, porque deixou vários mortos. O Noquinha e sua quadrilha, atravessa da Vila do Pinheiro no Complexo da Maré, e cada baque eram inúmeros mortos de ambos os lados.

O Bizulai era considerado um dos chefões mais procurados do Rio de Janeiro, e seus sucessores, Fernandinho e Gil, eram apenas gerentes abaixo.

Após 15 anos, o Fernadinho e Gil, até então donos do Dendê, morreram de forma parecida, tentando furar uma blitz feita pelo Choque no primeiro horário da manhã no Morro do Dendê. Para o azar do tráfico, além do número 1 e 2, no carro estavam o número 3, 4 e possivelmente o número 5, que era o Logan, bandido antigo que já liderou a Vila Aliança e diversas bocas em Nova Iguaçu.

Atualmente o principal cabeça do Dendê é o Chapolin, contador do Fernandinho na sua gestão, e um outro nome que sempre esteve na hierarquia, mas no momento esta preso, conhecido como Neves.




Comentários

  1. QUESTÃO DE TEMPO PRO NOQUINHA ASSUMIR PRA ELE É QUESTÃO DE HONRA!!!

    ResponderExcluir
  2. Com Ctz o os PMS armaram p Fernandinho sair da Ilha por conta de operações e os Mesmos que o mataram era os que o escoltavam smp sendo que esses msm PMS estavam com seus empregos em riscos e tramaram o que todos sabem. Se o Lopes fosse preso vivo hj o Batalhão da Ilha era só fechar e fazer de Presídio e os presos seriam os próprios que trabalhão lá dentro.

    ResponderExcluir
  3. Se é o Chapolim que está de frente, ferrou. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. em 2003 12 mortos da tropa do pqbunda nunca mais ele tento atrvessar pro dende tropa da vila aliança tava presente

    ResponderExcluir
  5. Quem não se lembra, quem nunca viu? Um Astra voado, Neto, Fernandinho e Gil... vai deixar saudades em nossos corações, o bonde de Neto foram várias emoções...

    ESTEVOS
    TCP LGP ETERNAMENTE

    ResponderExcluir
  6. Quem não se lembra, quem nunca viu, um Astra voado, Neto, Fernandinho e Gil 🎵🎶🎶

    ResponderExcluir
  7. Essa história toda daria um filme , como nós EUA eles tem o costume de fazerem esses tipos de filmes em fatos reais , pena que no Brasil não se tem essa criatividade e nem recursos para isso

    ResponderExcluir
  8. O Fernandinho quebrou os Altares de baal que existiam no Dendê...não escondia pra ninguém o cristianismo...demostrou que é Homem falho e pecador...porém reconheceu que Jesus Cristo é o Caminho a verdade e a Vida ! Aquele que crê em Cristo ainda que esteja morto Viverá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queimando agora. Ou se é evangélico ou bandido. Oa dois nunca.

      Excluir
    2. Queimando agora. Ou se é evangélico ou bandido. Oa dois nunca.

      Excluir
  9. SÓ FALTOU A HOMENAGEM DO POLICIAL MILITAR BATORÉ DO BONDE DO DENDE Q MORREU JUNTO. AGORA QUE O CARA MORREU TA DE NEUROSI. TINHA Q TER NEUROZI ANTES. AGORA PODE FASENDO HOMENAGEM TAMBEM AI DO DENDE. BATORÉ MERECIA E ERA MAIS DESPOSICAO Q ESSES CUSAO Q TAO AI AGORA TUDO JUNTO AINDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filho, faltou todas as aulas de português na escola?
      porra tu é burro pra caralho!
      escreve tudo errado

      Excluir
  10. Em breve vai vermelha pq a providencia vai puxa poraa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. providência ? kkkkkkkk
      d
      tá de sacanagem né ?!?!
      nego viaja kkk

      Excluir
  11. Baal é meu pau. Kkkkkkk ta parecendo a jezabel kkkkkkkn

    ResponderExcluir
  12. LG "O LOGAN" TBM ERA GERENTE DO FURICA DE PARADA DE LUCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LG significa Leão ( apelido do Guarabu ) e Gil. Não significa Logan

      Excluir
    2. LG significa " Lopes e Gil". Apelidos dos dois. Leão era o apelido do Lopes também. E Hulk era apelido do Gil tb

      Excluir
  13. LG "O LOGAN" TBM ERA GERENTE DO FURICA DE PARADA DE LUCAS

    ResponderExcluir
  14. Esse era um dos poucos que restaram da gestão do furica que era tranquilo não era de esculachar morador de vigario,por isso o olho grande de Tião arrumou atrito com ele,nessa ele subiu pro dendê,só voltou lá uma vez depois que o Alan Delon do Tião foi embora,era muito considerado por morador e alguns crias que trabalhou com ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Invasão, perseguição e tiros em Cordovil e Brás de Pina, terminou na morte do puxador do TCP contra o CV

TCP iria invadir as comunidades em Brás de Pina  Nesta noite de segunda-feira (14) aconteceu um intenso tiroteio e uma perseguição Policial entre os bairros de Cordovil e Brás de Pina , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, um bonde que era da Cidade Alta (TCP), responsável por invadir as comunidades da Tinta, Batuta e Dourados (CV), estariam se preparando para baquear a comunidade do Dourados, quando se depararam com a viatura do 16º BPM (Olaria). Roubaram um veículo e iniciaram uma perseguição nas ruas de Cordovil e Brás de Pina, com direito a tiroteio.  O tiroteio acabou atingindo o traficante conhecido como "Beto Calcinha", apontado como responsável pelas invasões em Brás de Pina e Cordovil. Ele era integrante do Comando Vermelho e cria dos Dourados. Assim que pulou para Parada de Lucas (TCP), ficou sob a sua responsabilidade invadir essas comunidades e tomar par ao Peixão, chefão do Complexo de Israel. 🚨 ATENÇÃO: APÓS INVASÃO A COMUNIDADE DO DOURADO(CV

Foto dos chefões do Comando Vermelho vazam nas redes sociais

 Chefões do CV aparecem em foto vazada Vazou uma foto nas redes sociais dos principais chefões atuais do Comando Vermelho. Esta foto tinha uma parte que estava exposta, que seria a parte do chefão da região da Lapa, o Abelha . Na foto estão os traficantes Corola, Paulista, Gravetinho e Abelha, participantes da alta cúpula da facção em liberdade na capital. Dos mais conhecidos pela segurança pública do Rio de Janeiro, o Abelha. Mesmo sumido e fora da mídia, ocupou o cargo de presidente do conselho permanente de facção, e ainda controla o tráfico na região da Lapa. Gravetinho, é conhecido pelas autoridades por chefiar o tráfico, principalmente no Morro da Congonha em Madureira, e gerenciando o andamento do crime no Morro do Faz Quem Quer em Rocha Miranda. Paulista, com pouca mídia, ele é conhecido por sair da função de "Matuto" e se tornar um dos chefes do tráfico no Complexo da Penha , com bastante consideração com alta cúpula da facção Corola, voltou a ter o nome cogitado de

Terceiro Comando Puro invadiu o Morro do Juramento e matou o Gerente do CV

TCP invadiu o Morro do Juramento  Nesta noite de sexta-feira (11) os traficantes do Terceiro Comando Puro, aplicaram um baque intenso dentro do Morro do Juramento (CV), em Vicente de Carvalho , na zona norte do Rio de Janeiro. Os bondes do TCP avançaram pelo Complexo da Serrinha e Morro da Primavera, e trocaram tiros com a segurança do CV, conseguindo chegar num alvo importante dos rivais. Na troca de tiros morreu o traficante conhecido como "Japão", apontado como Gerente-Geral do tráfico no Morro do Juramentinho, ou conhecido como J2. 🚨MORRO DO JURAMENTO GUERRA TCP E CV pic.twitter.com/27KixUekHm — VEJAM SÓ NOTICIA! (NOTICIA COM REALIDADE ) (@AleConstrucao) May 11, 2024

TCP dá golpe na Milícia e toma Rio das Pedras

 TCP ocupa comunidade em Rio das Pedras Inevitável aconteceu e os traficantes do Terceiro Comando Puro ocuparam localidade em Rio das Pedras, sem qualquer autorização da Milícia local. Segundo informações, aconteceu um grande movimento de mais de 50 traficantes do TCP, com bondes enviados do São Carlos, Maré e remanescentes da Rocinha e ocuparam a localidade do "Sertão" do lado de Rio das Pedras. O Sertão era uma localidade disputada pelo Comando Vermelho, que tentava invadir Rio das Pedras usando ela como base. Agora, na marra, o Sertão se tornou Terceiro Comando Puro e avisaram que vão descer pra Rio das Pedras e tomar o controle também. Num passado recente, os traficantes do São Carlos e Maré, reforçaram a comunidade do Muzema com parceria da Milícia. Essa parceria por meses fizeram os traficantes conheceram o local.

Morre um dos chefes antigos do TCP do Complexo da Serrinha em Madureira

Era líder dentro do Complexo da Serrinha Neste sábado foi confirmado a morte do traficante conhecido como "Twister", membro antigo na hierarquia do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira , na zona norte do Rio de Janeiro. Twister estava internado no Hospital Getúlio Vargas por ferimentos a tiros, quando participou de um baque no Morro do Cajueiro (CV) em março desde ano. Na ocasião, os agentes da DRE monitorou e realizou a prisão, porque contra ele havia mandados de prisão temporário e busca e apreensão. Na história da formação do TCP no Complexo da Serrinha, o Twister participou da hierarquia da gestão do Dinho ou Bafudo, que era primo do traficante Gangan (morto) antigo chefe no Complexo do São Carlos. Dinho morreu em 2012, desde então começaram as disputas no Complexo da Serrinha pelos gerentes. Assim começou Ascenção do traficante Lacoste, que lidera apenas o Morro da Serrinha, Campinho e Fubá, dividindo o complexo com outros chefes.  A briga interna pelo Complexo da Ser

Traficantes do Comando Vermelho tentaram pagar propina pra invadir o Morro dos Macacos

 Comando Vermelho está invadindo o Morro dos Macacos Segundo matéria do SBT Rio , na invasão dos traficantes do C omando Vermelho no Morro dos Macacos , passaram uma informação da inteligência. Foto Reprodução. Informaram que os traficantes do Comando Vermelho ao saírem do Morro São João e invadirem o Morro dos Macacos, tentaram oferecer uma "Propina" para os Policiais local para não se envolver na guerra. Ainda segundo a matéria, os policiais teriam negado a propina e também viraram alvos no tiroteio entre Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro pelo Morro dos Macacos. Foi listado os participantes da invasão no Morro dos Macacos, que são os traficantes; Fabinho, Corolla, Nike, Titauro e Da Roça. Comando Vermelho invadiu o Morro dos Macacos e tentaram oferecer propina para os Policiais pic.twitter.com/mQ3QizRvkH — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewsrj) April 24, 2024 Esta disputa é conhecida como "Guerra dos Crias". Normalmente são insatisfeitos que pulam de facção,

Áudio - Chefão da Serrinha ameaça o CV e avisa que revidará invasões no Morro do Fubá

Lacoste estaria insatisfeito com as invasões do CV  Num áudio divulgado no programa "Balanço Geral", o traficante conhecido como Lacoste, apontado como chefão no Morro da Serrinha, Fubá e Campinho na zona norte, avisou que irá contra-atacar o Comando Vermelho. Recentemente os traficantes do Comando Vermelho tentaram invadir os Morros do Fubá e Campinho em Cascadura, atacando pela área de mata as duas ao mesmo tempo. Essa invasão foi liderada pelos traficantes Nescau e Tiriça, ambos puxadores do CV na Praça Seca. Insatisfeito com a tentativa de invasão que, em seguida ocasionou em perdas por conta de operações policiais. No áudio, avisou que não deixará passar em branco a tentativa de invasão no Morro do Fubá (TCP), e depois realizar "bailes" no Morro da Barão (CV), ambos vizinhos. Ouça o áudio;  Lacoste da Serrinha avisa que atacará o CV. Áudio divulgado no programa Balanço Geral pic.twitter.com/naR9pbSRe6 — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewsrj) May 13, 2024

Traficantes da Quitanda e Gogó não aceitaram a cobrança do Frente do TCP em Belford Roxo

Crias não aceitaram a cobrança no frente do Gogó de Belford Roxo A cobrança que foi realizada no traficante conhecido como Cafú, frente do Gogó do Bom Pastor em Belford Roxo, não foi aceito entre os crias da própria comunidade e da favela da Quitanda, no Complexo da Pedreira. Cafú | Foto:Twitter Bau do Trafico OFC Segundo informações, os primeiros relatos eram que foi uma cobrança realizada pelos homens do Genário frente da Favela da Guacha e chefe do Complexo do Japão em São João de Meriti  No entanto, foi uma cobrança autorizada pelo próprio dono do Gogó, conhecido como "Cheio de Ódio". Ele teria sentenciado o seu frente, o Cafú, pela acusação de violência sexual numa mulher da própria comunidade. Os crias do Gogó não acreditaram nessa versão que foi apresentada, e pediram mais provas do caso. O Cafú foi picotado, com os restos mortais carbonizados e jogados numa lata de lixo dentro da comunidade.  Esse tipo de cobrança acontece contra traficantes que praticam traição cont

Alta cúpula do CV teria ordenado um prazo pra tomar o Morro dos Macacos

 CV tenta tomar o controle do Morro dos Macacos Segundo informações, as contínuas invasões promovidas pelos traficantes do Comando Vermelho dentro do Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel , seria uma recomendação da alta cúpula da facção. Morro dos Macacos | Foto Ilustrativa. Deram essa responsabilidade para o traficante conhecido como "Corolla", que ocupa atualmente o cargo de frente no Morro do São João (CV) no Engenho. Corolla estaria dando apoio para os crias do Morro dos Macacos que pularam para o Comando Vermelho na última guerra entre as facções. Esse bonde estaria estrategicamente posicionado no Morro da Mangueira. Seria outra estratégia para não ter perdas de soldados em operações no Morro São João . Segundo boatos, a maior liderança e mais antiga do CV, estariam cobrando o Bonde do Corolla e os comparsas que participaram do caso que retirou o Choque do comando de Manguinhos. No entendimento da alta liderança, a cobrança foi um erro grave, mesmo com aval do Abelha,

Bonde do TCP deram baque na Estação de Trem da Penha e matam 3

TCP atacou envolvidos com CV na estação da Penha  Os traficantes do Comando Vermelho posicionaram uma boca de fumo próximo a estação de trem da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Os rivais do Terceiro Comando Puro ficaram sabendo, e saíram da Cidade Alta em Cordovil e aplicaram um baque no local que a boca estaria funcionando para o CV na estação de trem. Passaram atirando e balearam 3 supostos traficantes, que foram socorridos para Hospital Getúlio Vargas. Até o momento, confirmaram a morte de apena um envolvido no caso. Três homens que estavam na estação de trem da Penha foram baleados por indivíduos que vieram pela linha do trem, da estação de Brás de pina. Entre os baleados um foi confirmado como morto, os outros dois foram encaminhados para o hospital HEGV, porém estão em estado grave. pic.twitter.com/5UwFVyfZuY — LIVRO DE OCORRÊNCIAS RJ 🚨🖋🚔 (@OcorrenciasRJ) May 1, 2024