Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Fernandinho Beira-Mar. Homem que chegou a ser comparado com Pablo Escobar

Luis Fernando da Costa, ou mais conhecido mundialmente como "Fernandinho Beira-Mar". Foi um lendário narcotraficante Brasileiro nos anos 90 e 2000, que foi aliado ao Comando Vermelho e se tornou uma celebridade no submundo do crime no Brasil.  


Início do Fernandinho Beira-Mar



Fernandinho Beira-Mar como ficou conhecido no Rio, é nascido e criado na favela de Beira-Mar em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. Como a maioria dos chefões, teve uma infância pobre e se envolveu no crime muito cedo, praticando pequenos furtos até atuar na boca de fumo. Ganhou notoriedade dos chefões do CV em Beira-Mar aos 14 anos, quando se tornou gerente do tráfico na comunidade.



Dos 18 aos 20 anos, participou de bondes de assaltos a lojas e bancos. Recebeu foi acusado de participar de um roubo de 20 fuzis em área militar. Foi preso em seguida, e aos 20 anos voltou para favela Beira-Mar e se tornou líder na comunidade.


Virou Chefe de forma rápida


A notoriedade do Beira-Mar no crime, foi quando começou a se envolver com fornecimento de armas e drogas para as comunidades da sua facção, o CV.  No início dos anos 90, aprendeu a negociar os entorpecentes direto com as fontes nas fronteiras do Brasil e de 90 a 95, conquistou as principais rotas de drogas e armas para o Brasil.



Em 96, já bastante procurado no Rio de Janeiro, foi preso em Belo Horizonte em Minas Gerais. Deu preferência para cidade de Betim em Minas.  Segundo investigações, em Betim, o Beira-mar tinha empresas e lojas de fachada e até na construção civil. 


Fuga do Beira-Mar


A polícia Federal fez levantamentos e chegaram até o Beira-Mar.  Preso em 96, foi condenado a 12 anos.  Em Março de 97, o Beira-mar escapou da cadeia em circunstâncias que não foram esclarecidas. Até um CPI do Narco na câmara dos Deputados foi instaurada. Na época, o Beira-mar citava homens da política e da segurança pública nos esquemas de fornecimento de tráfico de armas e drogas.



Se tornou o traficante mais procurado da América Latina, e começou a entrar no radar da Interpol e da DÉA dos Estados Unidos. Foragido, era o traficante que fornecia de 80 a 70% das drogas e armas para o Rio de Janeiro, se desvinculando da figura de "dono da boca", e assumindo a função de "Matuto", jargão usado no Rio para o homem que fornece as drogas e armas. Como era nascido na favela Beira-Mar e tinha amigos no Comando Vermelho, sempre dava preferência para essa facção no fornecimento.


Império montado fora do Brasil


Para fugir do cerco policial nos rastros que deixava pelo Brasil, acabou fugindo para o Paraguai, e por lá, arrumou amizade com os maiores fornecedores de Maconha do país. No Paraguai, o Beira-mar deu uma festa para celebrar seu reinado e amizade dos narcos Paraguaios, mas a Polícia ficou sabendo e fez um cerco para prendê-lo. Ele conseguiu fugir, mas se sentiu traído pelos Paraguaios e teria ordenado a execução da família Morel, os principais fornecedores de Maconha no Paraguai. 



Após isso, o Beira-Mar se tornou o maior fornecedor em Capitán Bado no Paraguai. A justiça Federal abriu um processo em Campo Grande no Brasil, e investigaram que a quadrilha do Beiramar estaria envolvida no crime. 


Procurado no Paraguai e Brasil, o Fernandinho transitou entre a Bolívia, Uruguai e por fim foi para na Colômbia, quando se aliou ao grupo FARC (Forças Revolucionárias da Colômbia). Ao se aliar a FARC, entrou no radar da DEA e Interpol. Nas matas Colombianas, o Beiramar trazia armas para os Colombianos, em troca, conseguia enviar a coca para seus comparsas no Brasil. 


Segundo investigações da época, até armas chegavam no Brasil á mando do Fernandinho beiramar, causando medo a segurança pública, com medo de uma união entre CV e FARC.  


Fernandinho capturado nas matas da FARC


Mesmo protegido pelos Colombianos da FARC, a fama do Beiramar colocou um alvo em sua cabeça, e esconder o Beiramar nas matas, causou problemas com o grupo, que acabaram entregando o Fernandinho. Em abril de 2001, o Beira-mar foi localizado e preso pelo Governo Colombiano e deportado para o Brasil. 


O governo Colombiano celebrou a prisão do Fernandinho, e compararam até com o lendário Pablo Escobar. Ele foi encontrado nas Selvas da região do Estado de Vichada, cerca de 100 quilômetros da fronteira da Venezuela. Em entrevista, o Fernandinho nega que a FARC teria te entregado.


Rebelião de Bangu 1


Levado para o Brasil, ficou 10 meses preso na penitenciária de Bangu 1, e por lá, continuava a negociação de armas e drogas para o Brasil, com uso de celulares na cadeia, segundo investigações polícias da época.  Até que aconteceu a famosa rebelião de 11 de setembro de 2002, que resultou na morte do Uê e seus aliados da facção ADA. A polícia acreditou que os chefões do CV negociaram com corruptos para conseguir a chave da cela do ADA, e conseguiram entrar armado até os rivais. 



O Uê, Orelha, Robô e Vanderlei foram mortos e queimados por presos da ala do CV. Na época, atribuíram a rebelião ao Beiramar, por ser o traficante mais importante do Brasil, e por ter sido seus aliados de facção. Até hoje, o Fernandinho Beiramar nega que tinha participado das execuções, mas que sim, foi aconselhado a ser o porta voz para negociar a rendição do grupo e a entrega da cadeia e Bangu 1.


Depois do caso de Bangu 1, começou a rotina de transferências do Beiramar para diversos presídios federais de segurança máxima. De 2002 a 2008, foi pulando de presídio á presídio, até ficar um bom tempo em Mato Grosso do Sul. Em dezembro de 2010, na famosa ocupação do Complexo do Alemão, a polícia teria encontrado cartas e papeis com centenas de contas bancárias e nomes de laranjas, e até ordem para sequestros de autoridades, e atribuíram tudo ao Beiramar.  Em seguida, foi transferido para o RDD, o regime disciplinar diferenciado. 


De fevereiro de 2012 até 2015, passou pelos presídios federais de Rondônia e Mossoró no Rio Grande do Norte. Em 2015 mesmo, finalmente ele foi condenado pelo ocorrido em 2002 na rebelião de Bangu 1, e pegou 120 anos de prisão, totalizando mais de 300 anos, somados com outras condenações.


Condenação do Beira-Mar


Em 2016, o Beiramar foi condenado em 30 anos por um crime em 99. Neste ano, concedeu uma entrevista exclusiva para o jornalista Roberto Cabrini do SBT.  Contou sobre a sua vida, negou crimes e salientou que não participa mais de crimes e nem atividades criminosas. 



Que estava estudando Teologia, e que estava escrevendo um livro sobre sua história, e avisou que no livro, ele revelaria muitos segredos da sua trajetória que foi traficante internacional.


Em 2019, concluiu sua graduação de Teologia na Faculdade Batista do Paraná. E no trabalho de conclusão de curso, criticou o capitalismo, e divulgou planos para mudar o seu nome de um "narcotraficante", para uma marca comercial.   


Ele prefere agora ser chamado de Luis Fernando, e não mais Fernandinho Beira-mar. Alegou que esse nome ficou enterrado no seu passado, no qual ele deixou pra trás e disse viver uma vida nova até conseguir sua liberdade do presídio.



Comentários

  1. Quem foi não ! Quem é . Pois ele não morreu e muito menos saiu do crime.

    ResponderExcluir
  2. Fahd jamil, Jorge rafaat, cabeça branca nunca existiram né...

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiro cabeça e cérebro do comando vermelho, só não falam isso pra não dar problema... caso haja alguma dúvida é só assitir as entrevistas dele e do "suposto líder" Marcinho vp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que não param de fazer guerra. Deixa o cara no rdd a vários anos ser o mentor ...

      Excluir
  4. Perdeu seu veículo ou moto na área de bangu, Senador camará, Santíssmo, vasconcelos ou campo grande, procure os receptadores e depenadores no final da rua Sauna nos ferros velhos, com certeza as peças estão lá, detalhe, a polícia vai lá também, mas pra pegar o arrego

    ResponderExcluir
  5. Cabral também pegou 300 anos de cadeia e tá solto, vai entender.

    ResponderExcluir
  6. Nosso Pablo Escobar brasileiro !

    ResponderExcluir
  7. Sou daqui de Betim, ele tinha uma mansão aqui na região central da cidade, coqueiros enfrente e etcetera, uma mansão mesmo, até que a casa caiu e daí foi tombada pelo estado e virou uma delegacia da polícia civil,
    dizem que o pai ou a mãe dele é daqui da cidade de Betim mas eu não sei, é só boato, eu realmente não faço idéia se é ou não, mas ele vivia bem aqui

    ResponderExcluir
  8. O Márcio PV já foi julgado pela rebelião de 2002 ? Ele era rival direto do Uê por conta do jogador , até mais que o FBM que disputava as fronteiras

    ResponderExcluir
  9. Beira e o beira mar
    E o parque é o parque (8888£

    ResponderExcluir
  10. Rapaziada,o dia que ele revelar o que todos já sabemos,o envolvimento de políticos,gente alta da sociedade em um esquema de tráfico de drogas,a alto nível.Sabe o que vai acontecer?Nada.Pois a lei é fraca para os ricos e forte para os pobres.Oh seja,a meus inimigos as leis a meus amigos tudo,o slogan de gente de alto escalão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crime do rico a lei o cobre
      O Estado esmaga o oprimido
      Não há direito para o pobre
      Ao rico tudo é permitido

      Excluir
    2. Então o negócio é não continuar sendo pobre.

      Excluir
    3. Não é apenas uma questão de escolha

      Excluir
  11. Tudo se resume corrupção, e lamentável , saúde, educação, sport, religião, políticos, polícia, carnaval, a conta tá batendo na porta e só morre criança e velhos e inocente..... bandido , polícia, melícia não morre guerra no RJ que doidera ....meus puro respeito a que perdeu seus familiares nessa guerra sem propósito um história interopida....eduque seus filhos a ficar longe do tráfico lugar de criança e na escola ..

    ResponderExcluir
  12. Vcs acha que beira mar esta preso ele está é guardado maluco conhece muita gente sabe de muitos esquemas poderoso envolvendo políticos bicheiros e tráfico de droga e beira não é comando vermelho ele é empresário cara é visionário o dele é fazer dinheiro tanto que uma vez ele queria unir as facções tudo do rio

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário do PCC, no CV não tem só um chefão. Mas estejam certos: a maior parte das "lojas" ainda são dele e ele é cérebro da facção. Se ele falar, metade do Rio de Janeiro vai pra cadeia, inclusive muita "gente de bem" que os babacas da zona sul e da Barra insiste em santificar...

    ResponderExcluir
  14. Beira mar adora dar o cú

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Morro dos Macacos; CV retornar pra comunidade e divide o controle

A guerra está longe do fim. Os traficantes do Comando Vermelho apareceram pela manhã no Morro dos Macacos, em Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. Após confronto, voltaram pras localidades do Lote e Associação, dividindo novamente a comunidade pelo Túnel Noel Rosa. Do outro lado, novamente, os traficantes do Terceiro Comando Puro estão posicionados nas localidades do Pele a Pele, Chelsea e Pantanal. Em vídeo, um membro do CV gravou a situação do Morro dos Macacos, informando que os rivais ainda estão nas localidades do Bambuzal e Pau da Bandeira .

Morro dos Macacos; Chefe Scooby estava presente na retomada contra o Comando Vermelho

  Na tentativa de retomada no Morro dos Macacos em Vila Isabel, os traficantes do Terceiro Comando Puro foram liderados pelo próprio chefe, o Scooby. Segundo fontes, uma das exigências dos chefões do TCP era, que o próprio Scooby se fizesse presente para liderar os bondes para retomar o Morro dos Macacos. O Peixão, um dos investidores, queria um sinal de confiança para entregar seus fuzis para ajudar na retomada. Os moradores relataram que viram o próprio "Scooby" no meio dos bondes do TCP. Era difícil a presença do chefe na comunidade. Ficava administrando seu território morando no Complexo da Maré, e agora, mora no Complexo do São Carlos. Por outro lado, ao saber que o próprio Scooby estava de corpo presente no Morro dos Macacos. Os crias que estão no Morro São João (CV) liderados pelo Titauro, querem ir até o final nessa guerra contra o bonde do Scooby e o Terceiro Comando Puro.

5º Dia de Guerra no Morro dos Macacos; Bonde do Scooby saiu da comunidade

 Vamos pro quinto dia de disputa entre as facções do Comando Vermelho contra o Terceiro Comando Puro dentro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. O saldo da última madrugada foi.. os homens do CV conseguiram avançar pra mais uma localidade que era dominada pelo Terceiro Comando Puro. Praticamente dominaram 80% dos territórios pertencentes ao Morro dos Macacos. Mesmo com reforços oriundos do Morro do São Carlos (TCP) no Estácio, os bandidos do "Bonde do Scooby" e "Tropa do Empada", não conseguiram conter o avanço em massa do Comando Vermelho pela área de mata e optaram fugir pro centro, roubando carros e queimando ônibus para chamar atenção da mídia e das autoridades. A estratégia de queimar ônibus nos acessos do Morro dos Macacos é conhecida no Rio de Janeiro. Geralmente quem adota, está na defensiva e perdendo. Fruto desse atento foi, uma grande movimentação de Policiais no entorno da comunidade. Estrategicamente, estariam evitando...

Morro dos Macacos; TCP tenta avançar nesta tarde. Receberam reforços da Ilha do Governador

 Mais um dia de confrontos dentro do Morro dos Macacos em Vila Isabel. O confronto começou pela tarde e estendeu até a noite, cessando no início da madrugada. Segundo informações, os traficantes do Terceiro Comando Puro conseguiram avançar pra mais localidades dentro do Morro dos Macacos. Pra demonstrar as conquistas, soldados da "Tropa do Arão" do Complexo de Israel e a "Tropa do NG" da Boogie Woogie na Ilha do Governador, gravaram vídeos comemorando a conquista do território em Vila Isabel. Confirmado, os bondes do Scooby estão sendo apoiados pela Ilha do Governador, Complexo de Israel e Complexo do São Carlos. TCP recebeu reforço dos comparsas da Boogie Woogie na Ilha do Governador. Soldados da Tropa do Neguinho pic.twitter.com/wCP7kneGKD — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewrj) December 30, 2024 Traficantes do TCP do Complexo de Israel e Boogie Woogie na Ilha do Governador. Estão dentro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel pic.twitter.com/mBPLBGi7hZ — BLOG CRIMES...

CV no Morro dos Macacos; Titauro ameaça expulsar moradores envolvidos com o TCP

Titauro, como é conhecido o traficante que colocou o Comando Vermelho dentro do Morro dos Macacos em Vila Isabel, emitiu uma ordem para os moradores que possuíam relações com os rivais do Terceiro Comando Puro. Segundo publicado no programa "Balanço Geral" pelo jornalista Tino Jr .  Corre uma ordem vinda do Titauro, avisando que tinham envolvimento indireto com os homens do "Bonde do Scooby", deverão sair do Morro dos Macacos, tanto homens como mulheres dos rivais.  O criminoso Titauro era gerente do Scooby dentro do Morro dos Macacos no passado. Mas por ser contra as más administrações e falta de pagamento no TCP, seguiu o caminho dos antigos crias e pulou para o Morro São João (CV) no Engenho, na época, administrado pelo Corolla (preso). Ele foi um dos principais puxadores do CV contra o TCP dentro do Morro dos Macacos, usando os soldados e armamentos que foram enviados do São João, Mangueira e Manguinhos. Segundo informações, caso concretize a entrada do CV no Mo...

Scooby, ex-chefe do Morro dos Macacos. Teria passado mal após perder a comunidade pro Comando Vermelho

Deu no Programa Balanço Geral .  Segundo informações dadas no programa, o Scooby teria passado mal e deu entrada na UPA na Vila do João (TCP), dentro do Complexo da Maré. Acrescentaram que, deu entrada com sintomas de "Pressão alta", após perder completamente o controle do Morro dos Macacos para o Comando Vermelho nos últimos dias. O Scooby teria usado todas as cartas pra não perder a comunidade.  Negociou com São Carlos, Barro Vermelho e até,  segundo relatos, teria negociado com o próprio "bonde do Titauro", os invasores, uma forma de ele continuar com seus imóveis no Morro dos Macacos, liberando o resto para o Comando Vermelho. Obviamente, os crias do bonde do Titauro não aceitaram. O Comando Vermelho segue a todo vapor com seu plano expansionista de território pelo Rio de Janeiro. #BalançoGeralRJ 📽️ Reprodução/Record Rio pic.twitter.com/m3dTr0GAaF — Tino Junior (@tinojunior) December 27, 2024 Normalmente existira uma movimentação dentro do Terceiro Comando Pur...

Guerra no Morro dos Macacos; Chefe do Barro Vermelho estaria reforçando o Morro dos Macacos

Os traficantes do Terceiro Comando Puro, remanescentes do "Bonde do Scooby", receberam mais reforços na contenção das localidades que ainda o Comando Vermelho não invadiu. Neste domingo foram vistos armamentos e homens diferentes no reforços do TCP. Esses soldados estavam com as siglas "CRT" nos armamentos. Uma sigla muito comum nos criminosos que trabalham para o Corinthians, chefão do Barro Vermelho no Gramacho, em Duque de Caxias. Corinthians é sócio do Flamengo, chefe do TCP que domina as comunidades do São José, Jerusa, Pantanal, Sossego, Jaqueira e Barro Vermelho, entre Belford Roxo e Duque de Caxias. O Corinthians costuma ficar nas comunidades do Complexo da Maré na zona norte, com uma conexão com os chefões do TCP da Vila do João. Até o momento, os bondes do Cv não conseguiram expulsar completamente o TCP do Morro dos Macacos, restando apenas as localidades do Pantanal, Chelsea e Pau da Bandeira, próximo a unidade da UPP.

Morro dos Macacos; Comando Vermelho novamente invadiu a comunidade por volta das 22hrs deste Domingo

 Por volta das 22hrs iniciou mais um tiroteio dentro do Morro dos Macacos (TCP), em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Os moradores registraram o intenso tiroteio nas redes sociais, relatando que o confronto durou cerca de 1 hora, e confirmando que é mais uma disputa entre as facções do CV e TCP pelo controle da comunidade. Segundo informações, os membros do Comando Vermelho invadiram novamente a comunidade pela localidade do Iraque/Lote, avançando pelas localidades do Terreirinho, Central e chegou no Pele a Pele. A comunidade estava 100% dominada pelo Terceiro Comando Puro, numa nova gestão de um consórcio criado pelos chefes do TCP do Complexo de Israel, São Carlos e Ilha do Governador . Morro dos Macacos nesta noite de domingo. Que Deus guarde os moradores de bem da comunidade. #balançogeralrj pic.twitter.com/J5NYVyBD0I — Marcelo Rubro Negro (@celo22_crf) January 6, 2025 ⚠️SINISTRO! Um seguidor da nossa página registrou o momento em que uma bala perdida que ve...

Invasão no Morro dos Macacos; TCP continua na comunidade e recebeu reforços contra CV

 CV domina 80% do Morro dos Macacos A batalha pelo controle do Morro dos Macacos ainda está indefinida, apesar do Comando Vermelho dominar cerca de 80% das localidades que pertencem ao morro em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Titauro (CV) - Scooby (TCP) Em minoria, os soldados do "Bonde do Scooby" permanecem armados na localidade do "Pantanal". Um território que fica ao nordeste do Morro dos Macacos, predominante por área de matas e rotadas de fuga para as ruas. Mesmo com a presença de setores da Polícia nos acessos e dentro do Morro dos Macacos. Ao lado esquerdo do Túnel Noel Rosa, está amplamente dominando pelo Comando Vermelho. Segundo informações, nos próximos dias podemos ter um desfecho nessa disputa pelo Morro dos Macacos. Os donos do Morro dos Macacos que estão escondidos no Complexo do São Carlos no Estácio, podem conseguir investidores dentro do TCP e expulsar o CV de vez. Dentro da pouca união que os donos do Morro dos Macacos tem dentro da ...

Morro dos Macacos; Traficantes do TCP exibem os armamentos dentro do morro

  Com a situação indefinida até o momento, no final do ano, os traficantes do Terceiro Comando Puro exibiram os armamentos numa localidade dentro do Morro dos Macacos, em Vila Isabel , na zona norte do Rio de Janeiro. Com a volta dos soldados do "Bonde do Scooby", com patrocínio do Empada do São Carlos, Corinthians do Barro Vermelho e Peixão da Parada e Lucas. Conseguiram travar o domínio total do Morro dos Macacos pelo Comando Vermelho do Morro São João. Os traficantes do São João, Mangueira, Borel e Manguinhos, estavam auxiliando os soldados do "Bonde Titauro", cria do Morro dos Macacos, que por sua vez, responde a hierarquia atual do Morro São João, administrado pelo Gardenal da Penha, que é um braço direito do Doca da Penha.