Pular para o conteúdo principal

Quem foi o Fernandinho Beira-Mar. Homem que chegou a ser comparado com Pablo Escobar

Luis Fernando da Costa, ou mais conhecido mundialmente como "Fernandinho Beira-Mar". Foi um lendário narcotraficante Brasileiro nos anos 90 e 2000, que foi aliado ao Comando Vermelho e se tornou uma celebridade no submundo do crime no Brasil.  


Início do Fernandinho Beira-Mar



Fernandinho Beira-Mar como ficou conhecido no Rio, é nascido e criado na favela de Beira-Mar em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. Como a maioria dos chefões, teve uma infância pobre e se envolveu no crime muito cedo, praticando pequenos furtos até atuar na boca de fumo. Ganhou notoriedade dos chefões do CV em Beira-Mar aos 14 anos, quando se tornou gerente do tráfico na comunidade.



Dos 18 aos 20 anos, participou de bondes de assaltos a lojas e bancos. Recebeu foi acusado de participar de um roubo de 20 fuzis em área militar. Foi preso em seguida, e aos 20 anos voltou para favela Beira-Mar e se tornou líder na comunidade.


Virou Chefe de forma rápida


A notoriedade do Beira-Mar no crime, foi quando começou a se envolver com fornecimento de armas e drogas para as comunidades da sua facção, o CV.  No início dos anos 90, aprendeu a negociar os entorpecentes direto com as fontes nas fronteiras do Brasil e de 90 a 95, conquistou as principais rotas de drogas e armas para o Brasil.



Em 96, já bastante procurado no Rio de Janeiro, foi preso em Belo Horizonte em Minas Gerais. Deu preferência para cidade de Betim em Minas.  Segundo investigações, em Betim, o Beira-mar tinha empresas e lojas de fachada e até na construção civil. 


Fuga do Beira-Mar


A polícia Federal fez levantamentos e chegaram até o Beira-Mar.  Preso em 96, foi condenado a 12 anos.  Em Março de 97, o Beira-mar escapou da cadeia em circunstâncias que não foram esclarecidas. Até um CPI do Narco na câmara dos Deputados foi instaurada. Na época, o Beira-mar citava homens da política e da segurança pública nos esquemas de fornecimento de tráfico de armas e drogas.



Se tornou o traficante mais procurado da América Latina, e começou a entrar no radar da Interpol e da DÉA dos Estados Unidos. Foragido, era o traficante que fornecia de 80 a 70% das drogas e armas para o Rio de Janeiro, se desvinculando da figura de "dono da boca", e assumindo a função de "Matuto", jargão usado no Rio para o homem que fornece as drogas e armas. Como era nascido na favela Beira-Mar e tinha amigos no Comando Vermelho, sempre dava preferência para essa facção no fornecimento.


Império montado fora do Brasil


Para fugir do cerco policial nos rastros que deixava pelo Brasil, acabou fugindo para o Paraguai, e por lá, arrumou amizade com os maiores fornecedores de Maconha do país. No Paraguai, o Beira-mar deu uma festa para celebrar seu reinado e amizade dos narcos Paraguaios, mas a Polícia ficou sabendo e fez um cerco para prendê-lo. Ele conseguiu fugir, mas se sentiu traído pelos Paraguaios e teria ordenado a execução da família Morel, os principais fornecedores de Maconha no Paraguai. 



Após isso, o Beira-Mar se tornou o maior fornecedor em Capitán Bado no Paraguai. A justiça Federal abriu um processo em Campo Grande no Brasil, e investigaram que a quadrilha do Beiramar estaria envolvida no crime. 


Procurado no Paraguai e Brasil, o Fernandinho transitou entre a Bolívia, Uruguai e por fim foi para na Colômbia, quando se aliou ao grupo FARC (Forças Revolucionárias da Colômbia). Ao se aliar a FARC, entrou no radar da DEA e Interpol. Nas matas Colombianas, o Beiramar trazia armas para os Colombianos, em troca, conseguia enviar a coca para seus comparsas no Brasil. 


Segundo investigações da época, até armas chegavam no Brasil á mando do Fernandinho beiramar, causando medo a segurança pública, com medo de uma união entre CV e FARC.  


Fernandinho capturado nas matas da FARC


Mesmo protegido pelos Colombianos da FARC, a fama do Beiramar colocou um alvo em sua cabeça, e esconder o Beiramar nas matas, causou problemas com o grupo, que acabaram entregando o Fernandinho. Em abril de 2001, o Beira-mar foi localizado e preso pelo Governo Colombiano e deportado para o Brasil. 


O governo Colombiano celebrou a prisão do Fernandinho, e compararam até com o lendário Pablo Escobar. Ele foi encontrado nas Selvas da região do Estado de Vichada, cerca de 100 quilômetros da fronteira da Venezuela. Em entrevista, o Fernandinho nega que a FARC teria te entregado.


Rebelião de Bangu 1


Levado para o Brasil, ficou 10 meses preso na penitenciária de Bangu 1, e por lá, continuava a negociação de armas e drogas para o Brasil, com uso de celulares na cadeia, segundo investigações polícias da época.  Até que aconteceu a famosa rebelião de 11 de setembro de 2002, que resultou na morte do Uê e seus aliados da facção ADA. A polícia acreditou que os chefões do CV negociaram com corruptos para conseguir a chave da cela do ADA, e conseguiram entrar armado até os rivais. 



O Uê, Orelha, Robô e Vanderlei foram mortos e queimados por presos da ala do CV. Na época, atribuíram a rebelião ao Beiramar, por ser o traficante mais importante do Brasil, e por ter sido seus aliados de facção. Até hoje, o Fernandinho Beiramar nega que tinha participado das execuções, mas que sim, foi aconselhado a ser o porta voz para negociar a rendição do grupo e a entrega da cadeia e Bangu 1.


Depois do caso de Bangu 1, começou a rotina de transferências do Beiramar para diversos presídios federais de segurança máxima. De 2002 a 2008, foi pulando de presídio á presídio, até ficar um bom tempo em Mato Grosso do Sul. Em dezembro de 2010, na famosa ocupação do Complexo do Alemão, a polícia teria encontrado cartas e papeis com centenas de contas bancárias e nomes de laranjas, e até ordem para sequestros de autoridades, e atribuíram tudo ao Beiramar.  Em seguida, foi transferido para o RDD, o regime disciplinar diferenciado. 


De fevereiro de 2012 até 2015, passou pelos presídios federais de Rondônia e Mossoró no Rio Grande do Norte. Em 2015 mesmo, finalmente ele foi condenado pelo ocorrido em 2002 na rebelião de Bangu 1, e pegou 120 anos de prisão, totalizando mais de 300 anos, somados com outras condenações.


Condenação do Beira-Mar


Em 2016, o Beiramar foi condenado em 30 anos por um crime em 99. Neste ano, concedeu uma entrevista exclusiva para o jornalista Roberto Cabrini do SBT.  Contou sobre a sua vida, negou crimes e salientou que não participa mais de crimes e nem atividades criminosas. 



Que estava estudando Teologia, e que estava escrevendo um livro sobre sua história, e avisou que no livro, ele revelaria muitos segredos da sua trajetória que foi traficante internacional.


Em 2019, concluiu sua graduação de Teologia na Faculdade Batista do Paraná. E no trabalho de conclusão de curso, criticou o capitalismo, e divulgou planos para mudar o seu nome de um "narcotraficante", para uma marca comercial.   


Ele prefere agora ser chamado de Luis Fernando, e não mais Fernandinho Beira-mar. Alegou que esse nome ficou enterrado no seu passado, no qual ele deixou pra trás e disse viver uma vida nova até conseguir sua liberdade do presídio.



Comentários

  1. Quem foi não ! Quem é . Pois ele não morreu e muito menos saiu do crime.

    ResponderExcluir
  2. Fahd jamil, Jorge rafaat, cabeça branca nunca existiram né...

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiro cabeça e cérebro do comando vermelho, só não falam isso pra não dar problema... caso haja alguma dúvida é só assitir as entrevistas dele e do "suposto líder" Marcinho vp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que não param de fazer guerra. Deixa o cara no rdd a vários anos ser o mentor ...

      Excluir
  4. Perdeu seu veículo ou moto na área de bangu, Senador camará, Santíssmo, vasconcelos ou campo grande, procure os receptadores e depenadores no final da rua Sauna nos ferros velhos, com certeza as peças estão lá, detalhe, a polícia vai lá também, mas pra pegar o arrego

    ResponderExcluir
  5. Cabral também pegou 300 anos de cadeia e tá solto, vai entender.

    ResponderExcluir
  6. Nosso Pablo Escobar brasileiro !

    ResponderExcluir
  7. Sou daqui de Betim, ele tinha uma mansão aqui na região central da cidade, coqueiros enfrente e etcetera, uma mansão mesmo, até que a casa caiu e daí foi tombada pelo estado e virou uma delegacia da polícia civil,
    dizem que o pai ou a mãe dele é daqui da cidade de Betim mas eu não sei, é só boato, eu realmente não faço idéia se é ou não, mas ele vivia bem aqui

    ResponderExcluir
  8. O Márcio PV já foi julgado pela rebelião de 2002 ? Ele era rival direto do Uê por conta do jogador , até mais que o FBM que disputava as fronteiras

    ResponderExcluir
  9. Beira e o beira mar
    E o parque é o parque (8888£

    ResponderExcluir
  10. Rapaziada,o dia que ele revelar o que todos já sabemos,o envolvimento de políticos,gente alta da sociedade em um esquema de tráfico de drogas,a alto nível.Sabe o que vai acontecer?Nada.Pois a lei é fraca para os ricos e forte para os pobres.Oh seja,a meus inimigos as leis a meus amigos tudo,o slogan de gente de alto escalão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O crime do rico a lei o cobre
      O Estado esmaga o oprimido
      Não há direito para o pobre
      Ao rico tudo é permitido

      Excluir
    2. Então o negócio é não continuar sendo pobre.

      Excluir
    3. Não é apenas uma questão de escolha

      Excluir
  11. Tudo se resume corrupção, e lamentável , saúde, educação, sport, religião, políticos, polícia, carnaval, a conta tá batendo na porta e só morre criança e velhos e inocente..... bandido , polícia, melícia não morre guerra no RJ que doidera ....meus puro respeito a que perdeu seus familiares nessa guerra sem propósito um história interopida....eduque seus filhos a ficar longe do tráfico lugar de criança e na escola ..

    ResponderExcluir
  12. Vcs acha que beira mar esta preso ele está é guardado maluco conhece muita gente sabe de muitos esquemas poderoso envolvendo políticos bicheiros e tráfico de droga e beira não é comando vermelho ele é empresário cara é visionário o dele é fazer dinheiro tanto que uma vez ele queria unir as facções tudo do rio

    ResponderExcluir
  13. Ao contrário do PCC, no CV não tem só um chefão. Mas estejam certos: a maior parte das "lojas" ainda são dele e ele é cérebro da facção. Se ele falar, metade do Rio de Janeiro vai pra cadeia, inclusive muita "gente de bem" que os babacas da zona sul e da Barra insiste em santificar...

    ResponderExcluir
  14. Beira mar adora dar o cú

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

Invasão, perseguição e tiros em Cordovil e Brás de Pina, terminou na morte do puxador do TCP contra o CV

TCP iria invadir as comunidades em Brás de Pina  Nesta noite de segunda-feira (14) aconteceu um intenso tiroteio e uma perseguição Policial entre os bairros de Cordovil e Brás de Pina , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, um bonde que era da Cidade Alta (TCP), responsável por invadir as comunidades da Tinta, Batuta e Dourados (CV), estariam se preparando para baquear a comunidade do Dourados, quando se depararam com a viatura do 16º BPM (Olaria). Roubaram um veículo e iniciaram uma perseguição nas ruas de Cordovil e Brás de Pina, com direito a tiroteio.  O tiroteio acabou atingindo o traficante conhecido como "Beto Calcinha", apontado como responsável pelas invasões em Brás de Pina e Cordovil. Ele era integrante do Comando Vermelho e cria dos Dourados. Assim que pulou para Parada de Lucas (TCP), ficou sob a sua responsabilidade invadir essas comunidades e tomar par ao Peixão, chefão do Complexo de Israel. 🚨 ATENÇÃO: APÓS INVASÃO A COMUNIDADE DO DOURADO(CV

Foto dos chefões do Comando Vermelho vazam nas redes sociais

 Chefões do CV aparecem em foto vazada Vazou uma foto nas redes sociais dos principais chefões atuais do Comando Vermelho. Esta foto tinha uma parte que estava exposta, que seria a parte do chefão da região da Lapa, o Abelha . Na foto estão os traficantes Corola, Paulista, Gravetinho e Abelha, participantes da alta cúpula da facção em liberdade na capital. Dos mais conhecidos pela segurança pública do Rio de Janeiro, o Abelha. Mesmo sumido e fora da mídia, ocupou o cargo de presidente do conselho permanente de facção, e ainda controla o tráfico na região da Lapa. Gravetinho, é conhecido pelas autoridades por chefiar o tráfico, principalmente no Morro da Congonha em Madureira, e gerenciando o andamento do crime no Morro do Faz Quem Quer em Rocha Miranda. Paulista, com pouca mídia, ele é conhecido por sair da função de "Matuto" e se tornar um dos chefes do tráfico no Complexo da Penha , com bastante consideração com alta cúpula da facção Corola, voltou a ter o nome cogitado de

Terceiro Comando Puro invadiu o Morro do Juramento e matou o Gerente do CV

TCP invadiu o Morro do Juramento  Nesta noite de sexta-feira (11) os traficantes do Terceiro Comando Puro, aplicaram um baque intenso dentro do Morro do Juramento (CV), em Vicente de Carvalho , na zona norte do Rio de Janeiro. Os bondes do TCP avançaram pelo Complexo da Serrinha e Morro da Primavera, e trocaram tiros com a segurança do CV, conseguindo chegar num alvo importante dos rivais. Na troca de tiros morreu o traficante conhecido como "Japão", apontado como Gerente-Geral do tráfico no Morro do Juramentinho, ou conhecido como J2. 🚨MORRO DO JURAMENTO GUERRA TCP E CV pic.twitter.com/27KixUekHm — VEJAM SÓ NOTICIA! (NOTICIA COM REALIDADE ) (@AleConstrucao) May 11, 2024

TCP dá golpe na Milícia e toma Rio das Pedras

 TCP ocupa comunidade em Rio das Pedras Inevitável aconteceu e os traficantes do Terceiro Comando Puro ocuparam localidade em Rio das Pedras, sem qualquer autorização da Milícia local. Segundo informações, aconteceu um grande movimento de mais de 50 traficantes do TCP, com bondes enviados do São Carlos, Maré e remanescentes da Rocinha e ocuparam a localidade do "Sertão" do lado de Rio das Pedras. O Sertão era uma localidade disputada pelo Comando Vermelho, que tentava invadir Rio das Pedras usando ela como base. Agora, na marra, o Sertão se tornou Terceiro Comando Puro e avisaram que vão descer pra Rio das Pedras e tomar o controle também. Num passado recente, os traficantes do São Carlos e Maré, reforçaram a comunidade do Muzema com parceria da Milícia. Essa parceria por meses fizeram os traficantes conheceram o local.

Morre um dos chefes antigos do TCP do Complexo da Serrinha em Madureira

Era líder dentro do Complexo da Serrinha Neste sábado foi confirmado a morte do traficante conhecido como "Twister", membro antigo na hierarquia do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira , na zona norte do Rio de Janeiro. Twister estava internado no Hospital Getúlio Vargas por ferimentos a tiros, quando participou de um baque no Morro do Cajueiro (CV) em março desde ano. Na ocasião, os agentes da DRE monitorou e realizou a prisão, porque contra ele havia mandados de prisão temporário e busca e apreensão. Na história da formação do TCP no Complexo da Serrinha, o Twister participou da hierarquia da gestão do Dinho ou Bafudo, que era primo do traficante Gangan (morto) antigo chefe no Complexo do São Carlos. Dinho morreu em 2012, desde então começaram as disputas no Complexo da Serrinha pelos gerentes. Assim começou Ascenção do traficante Lacoste, que lidera apenas o Morro da Serrinha, Campinho e Fubá, dividindo o complexo com outros chefes.  A briga interna pelo Complexo da Ser

Comando Vermelho Invadiu o Morro da Pedreira em Costa Barros

 CV entra no  Morro da Pedreira No fim deste sábado os traficantes do Comando Vermelho invadiram o Morro da Pedreira (TCP) em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro. Ao cair da madrugada, os traficantes do Chapadão (CV) entraram em confronto com os rivais do TCP dentro do Morro da Pedreira. Segundo relatos, seria uma obra do antigo "bonde do Cheio de Ódio", chefão que liderava o tráfico nas comunidades da Quitanda e Gogó do Bom Pastor.  Ele saiu da facção do TCP, após mandar executar o frente do Gogó do Bom Pastor, conhecido pelo apelido de Cafú.  O Cafú foi executado em Belford Roxo, desagradando a cúpula do TCP no Complexo da Pedreira, causando a expulsão do Cheio de Ódio do TCP. Teria procurado abrigo no Comando Vermelho, com a missão de invadir o Morro da Pedreira. ⚠️A guerra continua no morro da Pedreira em Costa Barros. pic.twitter.com/NDKW0XAKeH — Plantão Baixada RJ (@PlantaoBaixadaa) May 26, 2024 ⚠️AGORA: Tiroteio intenso no Complexo da Pedreira (TCP). Seg

Áudio - Chefão da Serrinha ameaça o CV e avisa que revidará invasões no Morro do Fubá

Lacoste estaria insatisfeito com as invasões do CV  Num áudio divulgado no programa "Balanço Geral", o traficante conhecido como Lacoste, apontado como chefão no Morro da Serrinha, Fubá e Campinho na zona norte, avisou que irá contra-atacar o Comando Vermelho. Recentemente os traficantes do Comando Vermelho tentaram invadir os Morros do Fubá e Campinho em Cascadura, atacando pela área de mata as duas ao mesmo tempo. Essa invasão foi liderada pelos traficantes Nescau e Tiriça, ambos puxadores do CV na Praça Seca. Insatisfeito com a tentativa de invasão que, em seguida ocasionou em perdas por conta de operações policiais. No áudio, avisou que não deixará passar em branco a tentativa de invasão no Morro do Fubá (TCP), e depois realizar "bailes" no Morro da Barão (CV), ambos vizinhos. Ouça o áudio;  Lacoste da Serrinha avisa que atacará o CV. Áudio divulgado no programa Balanço Geral pic.twitter.com/naR9pbSRe6 — BLOG CRIMES NEWS (@crimesnewsrj) May 13, 2024

Alta cúpula do CV teria ordenado um prazo pra tomar o Morro dos Macacos

 CV tenta tomar o controle do Morro dos Macacos Segundo informações, as contínuas invasões promovidas pelos traficantes do Comando Vermelho dentro do Morro dos Macacos (TCP) em Vila Isabel , seria uma recomendação da alta cúpula da facção. Morro dos Macacos | Foto Ilustrativa. Deram essa responsabilidade para o traficante conhecido como "Corolla", que ocupa atualmente o cargo de frente no Morro do São João (CV) no Engenho. Corolla estaria dando apoio para os crias do Morro dos Macacos que pularam para o Comando Vermelho na última guerra entre as facções. Esse bonde estaria estrategicamente posicionado no Morro da Mangueira. Seria outra estratégia para não ter perdas de soldados em operações no Morro São João . Segundo boatos, a maior liderança e mais antiga do CV, estariam cobrando o Bonde do Corolla e os comparsas que participaram do caso que retirou o Choque do comando de Manguinhos. No entendimento da alta liderança, a cobrança foi um erro grave, mesmo com aval do Abelha,

Em clima de guerra em Rio das Pedras, os Milicianos exibiram poder bélico nas redes sociais

Milicianos exibiram fuzis de Rio das Pedras  Em meio a um clima tenso que formou na comunidade de Rio das Pedras , após os traficantes do Terceiro Comando Puro ocupar a comunidade do "Sertão", os Milicianos começaram agir. Nas redes sociais, avisaram que Rio das Pedras, Sertão e Muzema continuará sob controle da Milícia, assim como era num passado recente.   Avisaram que estão preparados para guerra contra o tráfico, mostrando a quantidade de fuzis que estariam no paiol da Milícia de Rio das Pedras. Rio das Pedras A milícia do Rio das Pedras resolveu mostrar seu poder de fogo. Uma milícia que até pouco tempo nunca tinha entrado em guerra, e hoje conta com um poder de fogo muito grande. Rio das Pedras tem tudo para ser uma potência em Jacarepaguá. pic.twitter.com/zH4WxgSGeb — Milícia RJ News (@RjMilicia) May 18, 2024 No início desta tarde os Policiais do 31º BPM (Recreio) , iniciou um patrulhamento na comunidade do Muzema (CV), retirando barricadas que foram colocadas pelo tr

Milicianos deram prazo pro TCP sair do Sertão em Rio das Pedras

Relatados tiros na localidade do Sertão  A presença dos traficantes do TCP em Rio das Pedras é uma incógnita. Hoje por volta das 4 horas da manhã foram relatados tiros na localidade do "Sertão", comunidade ocupada pelos Terceiros nos últimos dias. Segundo informações, parte dos Milicianos de Rio das Pedras não concordaram com a grande movimentação de membros do TCP no Sertão e deram prazo pra retirada. O prazo seria de 24 horas, mas obviamente não foi respeitado até o momento e um confronto foi relatado nessa manhã de sábado. Fontes dão conta que a hierarquia interna de Rio das Pedras está rachada entre os 3 donos. Um dos donos estaria negociando para arrendar parte da comunidade para o Comando Vermelho e acabar de vez com clima de tensão. Entretanto, os demais donos não gostaram dessa atitude isolada, e sabendo do ocorrido, estaria abrindo negociação para arrendar aos traficantes do TCP, por ter um contato antigo, desde a época que dominavam o Muzema. Outras alas da Milíci