Pular para o conteúdo principal

Quem foi o chefão Merran. Responsável por uma matança conhecida no Guaporé

 André Luiz Fernandes, que também era conhecido no crime como "Mêrran". Traficante com perfil sanguinário que aterrorizou nas comunidades do Quitungo e Guaporé no início dos anos 2000. 


Início do Merran no Crime


Antes de se tornar um dos principais chefões da antiga união TC e ADA, vamos falar do principal motivo para ele se aliar a essa nova facção que tinha se formado no fim dos anos 90.



Merran era integrante do Comando Vermelho, assim como toda a criminalidade no Quitungo e Guaporé. Mas a sua saída da facção aconteceu depois executaram seu pai na cadeia, conhecido como Torneira.  Seu pai caiu na cadeia por uma desavença com os chefões do CV. 


Na época, receberam as ordens para executar na cadeia homens que tinham ligações a Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, chefão do TC e ADA.


Merran soube que a ordem para passar seu pai veio do Elias Maluco, e se revoltou contra o Comando Vermelho, nutrindo um ódio mortal á todos.


Início das Disputas no Quitungo e Guaporé


Trocou a bandeira do Quitungo e Guaporé para a união TC e ADA, formando uma guerra contra o Comando Vermelho, que tentou retomar o território.



Em maio de 2001, iniciaram as guerras entre o grupo do Merran contra o grupo do Elias Maluco, que tentava anexar o Quitungo e Guaporé ao Complexo da Penha e Alemão. Um mês de confrontos, deixou pelo menos 4 mortos, fazendo a polícia ocupar o Quitungo para cessar a guerra.


No inicio de agosto de 2001, a guerra teve um vitorioso e o Comando Vermelho conseguiu expulsar o grupo do Merran do Quitungo e Guaporé.  E foi nesse momento que aconteceu uma chacina que chocou o Rio de Janeiro naquela época. 


Chacina do Merran


Estava rolando um churrasco em comemoração da vitória do CV no Guaporé. Sabendo dessa informação, o grupo do Merran se aliou com comparsas da Vintém e invadiram a comunidade no meio do churrasco, numa noite de sábado.


Cerca de 8 homens e 5 mulheres foram executados á mando do Merran. Os 13 corpos foram colocados numa Kombi e abandonados na entrada da favela da Caixa D'água dentro do Complexo do Alemão, como forma de aviso para o Elias  Maluco.


No IML, foram constatados além de marcas de tiros, agressões e sinais de tortura. Há quem diga que uma das mulheres estava grávida, e o grupo do Merran aplicou golpes de espeto na barriga. boatos que rolaram na época, mas sem confirmação legal.


Leia Também: Quem foi Orlando Jogador, antigo chefe do Complexo da Alemão


A chacina praticamente acabou com as chances de retomada do TC e ADA, e quem era ligado ao Merran se distribuiu nas favelas da zona norte e oeste, entre as comunidades da Parada de Lucas, Juramento e Vintém.


Merran se tornou braço direito do Uê, e morreu tentando metralhar uma delegacia na zona oeste em junho de 2002.


Esse foi o fim de um dos traficantes que levou a fama de entrar na lista dos mais sanguinários que existiram no Rio de Janeiro.



Comentários

  1. CV não saiu vitorioso....pois só tomou a comunidade depois que merram morreu.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué como não? posta bosta Kkkk o cara morreu desabrigado

      Excluir
    2. Cv ja tinha tomado o quitungo e Guaporé um pouco depois do merran morrer, si nao mi engano foi no fim de 2004 ou começo de 2005, ficaram pouco tempo por q fizeram merda, depois de uma operação da pm q matou um traficante do cv no quitungo os cara penha q mandava la na época mandaram incendiar um ônibus q passava perto da favela, os cara cumpriu a ordem, mas dentro desse ônibus ficou uma garota e seu filho criança de 4 ou 5 de anos de idade q nao conseguiram descer a tempo, os dois morreram carbonizados, uma morte cruel e dolorosa, a midia de todo o pais foco no quitungo nessa época, a policia precisava dar uma resposta, sufocaram quitungo, Guaporé e penha atras dos cara, deram um prejuízo considerável no cv da região por causa daquela burrada e pra piorar nessa época as milicias tavam muito fortes tomando varias favelas na zona oeste atacando as tres ( Cv, tcp e ada ) facções ao msm tempo, uns policiais e bombeiros aposentados da área de bras de pina si aproveitaram q quitungo e Guaporé ficaram fracos devido a esse ônibus incendiado com a mãe e seu filhos mortos e tomaram as favelas.

      Excluir
    3. Animal, se o cara morreu e o CV tomou quem venceu foi vc né? Kkkk bixo burro du caraio

      Excluir
    4. Enquanto o cara era vivo ....

      Merram deixou vários CV de buceta...

      O batalhão abriu caminho pro CV

      Excluir
    5. Quem botou fogo no ônibus foi o Lord em 2010
      Merram já estava podre há anos
      Quem fechava a vera com o Merram era o falecido Gangan do São Carlos
      O kao na delegacia foi porque os X9 chamaram o Merram pra desenrolar e ele foi de boa
      Quando chegaram, agarraram ele e deram um bote na delegacia
      Depois disso ele foi lá e escaralhou a 38• DP no metal.

      Excluir
    6. Anônimo 23:32 em 2010 o quitungo e Guaporé ja estavam no controle da milicia a muito tempo, esse lance do onibus incendiado pelos traficantes do CV aconteceu em 2005, pode pesquisar na net q vc acha, morreram cinco pessoas carbonizadas, entre essas cinco pessoas uma mãe e seu filho pequeno, é so pesquisar no google q qualquer acha, 2005, 17 anos atras.

      Excluir
    7. Gangan era fechamento do Merran msm, naquela época do Tca os cara tinha várias favelas por ali, Serrinha do Gangan, Juramento escadinha e UE, primavera nao lembro bem si escadinha e UE tmb era dono ou era outros caras, Urubu q vivia em guerra, o morro era do Nelson Caverinha q sempre foi terceiro mas o ue na epoca q era cv chegou a tomar o morro na bala e expulso caverinha so q logo depois teve aquele lance da morte do jogador ue fez o ada papo q rolava na epoca era q pra firma aliança com terceiro o tca ue teve q devolver o urubu de volta pro caverinha, ai quem começo a puxa os bondes pra retoma o urubu pro cv era o fb com apoio da penha, engenho e jacarézinho, conseguiu algumas vezes mas sempre o tca retomava, ai UE morreu, começo a guerra entre ada e tcp a maioria das favela q era tca perto viraram ada, guarda rato, primavera, juramento ate serrinha viro ada, caverinha acho q tava preso nessa epoca escolheu fecha com tcp os cara q tava de frente deram golpe e botaram urubu ada, caverinha foi um dos donos do urubu mais querido pelos moradores, pois nao deixava crianças forma na boca, ajudava com cesta basica, pagava cerveja pra geral, emprestava dinheiro pra morador quando o morador era muito humilde ele nem aceitava receber o dinheiro de volta mas como vida do crime não é um conto de fadas tomo um golpe de estado e perdeu o morro

      Excluir
  2. A vida fo crime não e pra amadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bandido só consegue ficar velho se bancar uns vinte e tal anos preso, senão morre jovem.

      Excluir
  3. Nessa guerra aí teve 1 participação especial do linho pq o quitungo virou TC e o Guaporé não
    Então alguns bandidos foram para tomar a Guaporé mas entraram no quitungo a bala voou até se ligarem q era amgs
    Morreu 2 e 5 baliado

    ResponderExcluir
  4. Quase fui nesse churrasco, na época um primo meu era envolvido, mais desisti de ir em cima da hora, foi um grande livramento que Deus me deu, essa história da grávida e vdd sim, enfiaram churrasco na barriga da grávida, o nome dela era Graziela, mais esse fato foi uma das maiores covardias, pois dos treze, 2 ou 3 eram bandidos, foram várias histórias dos que se salvaram, se eu for contar aqui vai dá um livro, mais graças ao Grandão eu me livrei dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem anda com porcos...
      E todo mundo sabe disso, tem boboca não, a realidade é cruel; é só não se juntar com quem tem inimigos.

      Excluir
  5. Tem o posta bosta e a matéria bosta. Só falou merda do Blog. Merran morreu no juramento e depois da chacina tomaram sim de volta o quitungo e guapore. Sairam bondes de váriaos lugares, na época ate o Guarabu foi nesta guerra. Dendê era adm por Noquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papo reto tmb, depois dessa chacina merrran conseguiu sim retomar quitungo e guapore e o guarubu deve ter ido msm ate pq naquela época ele nao era dono do dende nem de nada era soldado do noquinha nem existia tcp nessa epoca

      Excluir
  6. E será que os filhos desse traficante morto (se é que tem) também são bandidos igual ao avô e o pai ?

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria, mas nessa guerra aí do dia do churrasco já tinham vários bandidos do tc/Ada entocados já dentro da comunidade esperando a boa, nessa época rolou muito boato de que vários chefões do tc/Ada meteram a mão e foram pra guerra, essa guerra foi histórica mesmo na região, o maluco também chegou a ir pra guerra de frente, nessa época aí o tc/Ada ainda chegou a firmar um pouco Simm no qtg e Guaporé , mas foi virando bagunça, dps que o merran morreu virou bagunça de vez, as 3 facções começaram a brigar pela comunidade na época, inclusive o china que era braço do merran deu golpe no Ada e virou tcp, botou o tcp na guerra, muita coisa rolou até que chegou a milícia e estabilizou lá pra 2006/2007 e só foram perder.o controle agora no final de 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo 00:28 papo reto, milicia tomo ali foi final de 2005 ou começo de 2006, teve aquele lance do ônibus incendiado q deu muito prejuízo no CV, naquela época as milicias eram muito fortes tmb, o estado não sufocava as milicias com Draco nada disso, foi depois daquela lance dos repórteres torturados no Batan e daquele filme Tropa de Elite 2 q as milicias começaram a toma um sufoco tmb, principalmente da Draco, mais obvio bem menos q o trafico.

      Excluir
  8. Nessa guerra no quitungo morreu mais de 13 pessoas,esse número é que foi noticiado,na época tinha um vizinho que era do 16 e ele disse que foi mais de 25 mortos,que saiu muitos corpos dentro de caminhão,além desses 13 que estavam na Kombi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários não serão apagados e não representa a opinião desse espaço. Tenha responsabilidade! Não permitimos ofensas diretas, apologia e xingamentos

Postagens mais visitadas deste blog

CV entrou no miolo do Morro do Campinho e a Diaba Loira foi encontrada Neutralizada em Cascadura

 Ontem os homens do Comando Vermelho entraram de vez no interior do Morro do Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro. Após um confronto com o restante da contenção do "Da Mata", frente do Campinho, os integrantes do TCP fugiram em direção ao Complexo da Serrinha em Madureira e deixaram o morro vazio. Notícia que chamou mais atenção na última noite foi a queda da traficante "Diaba Loira", conhecida por pular do Comando Vermelho alegando sofrer covardia dos chefes. Foi aceita no Terceiro Comando Puro da Serrinha, se exibindo nas redes sociais se comportando como influencer digital. Ontem o corpo dela foi encontrado na rua no bairro de Cascadura com sinais de perfuração no peito e na cabeça, vestindo roupas de camufladas e com a cabeça raspado, levando a crer que foi capturada pelos rivais. Segundo informações, teria caído numa "tróia" armada pelos integrantes do Complexo da Penha (CV) quando estava saindo do Complexo da Maré e retornando para Serrinha. C...

Comando Vermelho tomou o Campinho do TCP nesta madrugada de quinta-feira

Os criminosos do Comando Vermelho iniciaram o processo de invasão ao Morro do Campinho na zona norte, comunidade dominada pelo Terceiro Comando Puro. Desde o inicio da noite da quarta-feira, iniciou um tiroteio entre os membros do CV contra os rivais do TCP dentro do Morro do Campinho .  O confronto estendeu até a madrugada de quinta-feira (14). Segundo os moradores do Campinho os rivais do CV entraram em grande número no Campinho, liderados pelos criminosos da "Equipe Caos" e homens do Tiriça, homem de guerra do CV e que lidera a criminalidade no Divino e Menezes na Praça Seca. Atualmente os patrocinadores do Fubá e Campinho para os chefes do CV conhecidos como; BX do Corte 8, Tiriça e o Doca , apontado como "frente" de parte do Complexo da Penha (CV) na zona norte e principal "General" de invasões pra facção nas ruas. Por enquanto o TCP da Serrinha está tentando se manter no Campinho com os refugiados do Morro do Fubá na parceria com os Milicianos ...

Cúpula do Complexo da Maré arrenda Morro no bairro da Tijuca; segundo relatos

 Segundo informações as lideranças do Terceiro Comando Puro do Complexo da Maré, arrendaram um morro estratégico para a facção no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. Morro da Casa Branca como é conhecido, estaria sob controle total dos líderes do TCP na Maré, responsáveis por enviar soldados e armamentos para proteger a comunidade. Um tempo atrás o mesmo morro foi arrendado pela cúpula do Complexo da Serrinha (TCP) em Madureira, após o líder da Casa Branca cair no tribunal da organização dentro da Maré.  Preocupado com os negócios nos Morros do Campinho e Fubá em Cascadura, a liderança da Serrinha teria entregado o Morro da Casa Branca para Maré administrar.  Os membros do TCP na Casa Branca da Tijuca , estão se exibindo com as siglas "Mano César" e "Homem de Ferro", em alusão aos dois maiores chefões do TCP na Maré. Existe as ameaças reais dos rivais do CV dos Morros do Andaraí e Morro do Borel, avisando que em breve a cúpula vai destinar recurso...

Milicianos de Rio das Pedras reforçam o TCP dentro do Morro do Campinho

 Os Milicianos que estavam em Rio das Pedras, subiram para reforçar o Morro do Campinho (TCP) , na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações, o chefe do Campinho, o Lacoste , teria negociado uma parceria com os antigos Milicianos do "Tico e Teco" que dominavam o Fubá e Campinho no passado, mas desceram pra Rio das Pedras após a venda pro Complexo da Serrinha. Até o momento o Morro do Fubá continua dividido com Comando Vermelho. Os rivais do TCP permaneceram controlando as localidades do Fubá próxima ao Morro do Campinho;

Membros da Equipe CAOS deram baque no Morro da Primavera em Cavalcante

 Ao anoitecer nesta segunda-feira (19) o confronto iniciou dentro do Morro da Primavera (TCP) no bairro de Cavalcante, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo relatos, os criminosos do Comando Vermelho entraram na Primavera (TCP) pra baquear a comunidade, na intenção de enfraquecer os rivais e voltar com armamentos ou artefatos valiosos da boca de fumo, bem como o fechamento da carga. Nas redes sociais os integrantes da "Equipe Caos" , comemoraram esse ataque dentro da Primavera (TCP), mandando recado para os rivais Lacoste, dono do Morro da Serrinha (TCP) e Coelhão, frente do Morro da Fazend a, dentro do Complexo da Serrinha. Entretanto, a hierarquia atual do Morro da Primavera (TCP) não pertence a cúpula da Serrinha. É um grupo separado, liderado pelo Zezito. As lideranças da Serrinha (TCP) e Primavera (TCP) já entraram em conflitos por causa de assaltos na região. Nesta baque, teve participantes do Morro do Urubu (CV) em Pilares e auxilio da conteção do Morro do Juram...

Fotos atualizadas do Macaco Russo ou 2D - Chefão do CV - circulam nas redes sociais

 Circulou na redes social "X", supostas fotos atualizadas de um dos chefões mais longiquos dentro do Complexo do Alemão (CV) na zona norte do Rio de Janeiro, conhecido como 2D ou Macaco Russo. 2D - Foto : Twitter Bau do Rio OFC 2D é procurado pelas autoridades cariocas, apontado como uma das lideranças dentro do Complexo do Alemão (CV) e demais comunidades que a cúpula patrocina pela zona oeste do Rio de Janeiro. Apontado como braço direito do chefão Pezão ou 44, Macaco Russo , como ficou conhecido nos últimos anos, é apontado como homem responsável pelo financeiro das "firmas" que seriam controladas pelo Pezão, que é apontado como número 1 do Comando Vermelho na capital.  O financeiro das comunidades do Complexo do Alemão e Penha , passaria pela contabilidade controlada pelo "Pezão" e subordinados, até seguir para os chefões que estão detidos. Além da forte influência em algumas comunidades do Complexo do Alemão, os homens do Pezão dominam as comunidade...

Após confrontos membros do TCP reforçam o Morro do Campinho na zona norte

 Os rivais do Comando Vermelho ameaçaram nesta sexta-feira invadir o Morro do Campinho (TCP) na zona norte do Rio de Janeiro. Comunidade que recebeu apoio dos antigos Milicianos do "Tico e Teco" . Grupo que estava recuado em Rio das Pedras na zona oeste. Membros da Equipe Caos e organizados pelo criminoso conhecido como "Tiriça", frente do Divino e Menezes. Avisaram que iriam avançar do Divino (CV) pra dentro da Boa Esperanç a até o interior do Morro do Campinho. Avisados, líderes do Lacoste da Serrinha aceitaram reforços oriundos da "Tropa do Corinthians" do Barro Vermelho no Gramacho em Duque de Caxias . Mesmo com reforços, aconteceu um confronto e parte dos membros do TCP recuaram pro Morro da Patolinha dentro do Complexo da Serrinha.

Membros do Comando Vermelho reforçam o Morro do Campinho após expulsar os rivais do TCP

 Após expulsar os rivais do Terceiro Comando Puro de dentro do Morro do Campinho na zona norte, os rivais do Comando Vermelho apareceram na comunidade com mais reforços para assegurar o território. O Morro do Campinho era dominado pelos homens do Complexo da Serrinha (TCP) e refugiados do Morro do Fubá em Cascadura, também dominado pelo CV. Na última semana o Lacoste, chefão da Serrinha, teria entregado parte do Morro do Campinho para os antigos Milicianos da área, do grupo conhecido como "Tico e Teco". Esse grupo estava refugiado em Rio das Pedras desde que venderam o Morro do Campinho para o TCP. Aparentemente mesmo com reforços vindo da Milícia, o CV conseguiu prevalecer dentro do Campinho provavelmente não teremos um retorno do TCP.  Os responsáveis pela invasão são os membros da "Equipe Caos", oriundos dos Morros do Divino, Menezes e Barão , na Praça Seca.

Rugal, braço de guerra do TCP foi capturado em Tomás Coelho

 Nesta sexta-feira a PM realizou a prisão de um dos principais "puxadores" do Terceiro Comando Puro do Complexo da Serrinha , em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. Os agentes do Choque estranharam a forma que o Táxi estava transitando na Av. João Ribeiro em Tomás Coelho e solicitaram a abordagem. Dentro do veículo estava o Rugal com mulher e filha. Rugal é oriundo da Baixa do Sapateiro (TCP) no Complexo da Maré, mas desde que o Lacoste tomou o Morro do Fubá na parceria com chefes da Maré, o Rugal foi deslocado pro Campinho e Fubá e se tornou homem de guerra pro TCP naquela região. 🚨 Após ser solto pela justiça em 2023, “Rugal” foi preso novamente em ação do Batalhão de polícia de choque da @PMERJ . Capturado em Tomás Coelho, o criminoso é um dos principais braços armados da facção da Serrinha. Contra ele havia mandados por homicídio e roubo. pic.twitter.com/Ajh0MkAk2R — Governo do RJ (@GovRJ) August 2, 2025

Milicianos vão pro Comando Vermelho e tentam invadir a Curicica na zona oeste

 Nesta noite de quarta-feira (20) os membros do Comando Vermelho tentaram invadir a comunidade do Dois Irmãos, em Curicica , na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo informações dos moradores, um grupo insatisfeito com a Milícia da Curicica, pulou para o CV da Cidade de Deus em Jacarepaguá e tentaram tomar o Dois Irmãos. Outros moradores cogitaram em ser outros Milicianos tentando invadir o Parque Dois Irmãos, por ter dezenas de homens que participavam da Milícia dentro da comunidade. Contudo, o suposto responsável pela invasão é conhecido como "Hulk", nome gritado no meio da invasão contra os Milicianos do Dois Irmãos. Bala voando nos dois irmãos em Curicica, invasão atenção na região pic.twitter.com/DwYiJjUx6k — Plantão Baixada RJ (@plantaobaixadaa) August 21, 2025 Ele saiu de cadeia se juntou a milícia do zinho, junto com Montanha para tomar Curicica! Atenção na região! pic.twitter.com/qqv3DxphUz — MiliciaNeews2 (@MiliciaNeews2) August 21, 2025